26 de março

D. Pelayo inicia a epopeia da Reconquista partindo da gruta de Covadonga.

717: – Nas Asturias, Espanha, 519 nobres proclamam Dom Pelayo primeiro rei.

1920: – Falece o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Luís de Orleans e Bragança.

1929: – Aterrisa na Bahia o avião pilotado pelos capitães Ignácio Jiménez Martínez e Francisco Iglesias Brage, depois de realizar um vôo sobre o Atlântico, de 6745 quilômetros.

1941: – O Alto-Comando nazi de Adolf Hitler aprova a constituição das brigadas assassinas (“Einsatzgruppen”), na Polónia ocupada.

1954: – O cirurgião americano Clarence Walton Lillehei opera pela primeira vez um paciente a coração aberto.

1956: – As últimas tropas francesas no Vietnam abondonam Saigão, terminando assim o protetorado que a França exercia sobre o país.

1963: – Nos Estados Unidos o biólogo Jonas Salk anuncia que experimentou com êxito uma vacina contra a poliomielitis, enfermedade que afeta principalmente a infância.

1985: – Resposta do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, em publicação na Folha de São Paulo, ao estrondo publicitário sobre a “Sempreviva”: “Sobranceira e serena, a TFP enfrenta o XI estrondo publicitário”.

1991: – É assinado em Assunção o Tratado que cria o Mercosul.

1995: – Nasce a Europa sem fronteiras para sete países: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Luxemburgo e Portual, pelo que 215 milhões de pessoas podem viajar pelo “Espaço Schengen” sem controle nas fronteiras.

2000: – JPII reza no Muro das Lamentações e visita Mesquita na Esplanada do Templo em Jerusalém.

2012: – visita de Bento XVI a Cuba reforça regime com gestos de cooperação estreita enquanto repressão recrudesce.

Deixe um comentário!