27 DE SETEMBRO

IHS é a abreviação do nome de Jesus em grego ou da escrita latina do nome como se usava na Idade Média: Ihesus. Trata-se de um trigrama cristológico propagado no século 14 pelo pregador São Bernardino de Sena. No século 16, foi retomado com a significação de “Jesum habemus socium”, que quer dizer, em português, “Temos Jesus como companheiro”.

– 1540: o Papa Paulo III confirma a criação da Companhia de Jesus pela bula “Regimini militantis Ecclesiae”. Este Papa (1468-1549), da família Farnese, sobe ao trono pontifício logo depois do Saqueio de Roma, em 1527 e, no espírito da Contra-Reforma, aprova também outras Sociedades religiosas como a dos Barnabitas e a Congregação do Oratório.

– 1696: nasce o grande santo, teólogo, devoto da Virgem e missionário popular, Santo Afonso Maria de Liguori, fundador da Congregação dos Redentoristas. Falece em 1787.

– 1810: em Portugal, portugueses e ingleses enfrentam as forças de Napoleão comandadas por Junot na Batalha do Buçaco, derrotando os invasores.

– 1825: é inaugurada na Inglaterra a Stockton and Dalington Railway, considerada a primeira linha férrea do mundo.

– 1936: Francisco Franco, conhecido como “Generalíssimo”, integra o golpe de Estado na Espanha em julho desse ano contra o governo da Segunda República, o que dá início à Guerra Civil Espanhola. É, neste dia e naquele ano, nomeado chefe supremo da tropa sublevada, atuando como chefe de Estado desde o final do conflito até seu falecimento em 1975.

– 1939: no início da II Guerra Mundial, neste dia Varsóvia rende-se às forças alemães de Adolf Hitler, depois de 19 dias de heróica resistência.

– 1940: a Alemanha, a Itália e o Japão assinam o Pacto Tripartido, acordo econômico e militar que institui o eixo Berlim-Roma-Tóquio.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here