28 DE JUNHO

1919: – Tratado de Versalhes extingue os impérios austro-húngaro, alemão, russo e otomano, no fim da I Guerra Mundial. Por esse Tratado, a França anexa as regiões da Alsácia e da Lorena, junto com as cidades de Estrasburgo e Metz, anexação essa reconhecida pela Alemanha.

1712: – Nascimento de Jean-Jacques Rousseau em Genebra. Filósofo, teórico político e escritor iluminista, suas ideias influenciaram a Revolução Francesa. Em sua obra mais importante “O Contrato Social”, desenvolve sua concepção de que a soberania reside no povo.

1895: – El Salvador, Honduras e Nicarágua formam a “República da América Central”.

1914: – Em Sarajevo, o anarquista Gavrilo Princip assassina o arquiduque Francisco Fernando e sua esposa, Sofia Chotek. O atentado será a espoleta da Primeira Guerra Mundial.

1919: – Tratado de Versalhes extingue os impérios austro-húngaro, alemão, russo e otomano, no fim da I Guerra Mundial. Por esse Tratado, a França anexa as regiões da Alsácia e da Lorena, junto com as cidades de Estrasburgo e Metz, anexação essa reconhecida pela Alemanha.

1931: – Primeiro artigo de Plinio Corrêa de Oliveira em O Século. Durante mais de um ano ele escreverá nesse periódico “A Nota da Semana”. Depois será redator chefe do órgão.

1939: – A companhia Pan American Airways inicia o primeiro voo regular de passageiros sobre o Atlântico, entre Long Island (Nova York), e Marselha, na França.

1950: – A China comunista confisca as grandes propriedades territoriais e às da Igreja.

1956: – Tem início a revolta anti-soviética em Poznam (Polônia), esmagada impiedosamente pelo Exército vermelho.

1969: – Em Nova York, começam os distúrbios de Stonewall, discussões em pró e contra os direitos dos transexuais e homossexuais, ocorridos em torno do bar StonewallInn.

1986: – O Prof. Plinio envia telex sobre a situação nacional a João Paulo II pouco antes da visita em que o presidente Sarney buscava um aval pontifício para a Reforma Agrária no Brasil. O presidente saiu da entrevista com o Pontífice em prantos.

1997: – Em Valle Grande, na Bolívia, são achados os restos do guerrilheiro argentino-cubano Ernesto Che Guevara e de alguns de seus companheiros, mortos pelo Exército em 1967.

1999: – I Cúpula de mandatários da União Europeia, América Latina e Caribe, que aprova a Declaração do Rio e um Plano de Ação, destinado a forjar uma associação estratégica.

Ex(?)-guerrilheiro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Seusis Paucias Hernández, mais conhecido como Jesús Santrich toma posse como deputado na Colombia. O assassino que propõe leis.

2000: – Depois de muita polêmica, o menino balseiro Elián Gonzalez regressa à Cuba comunista com seu pai, partidário do regime, depois de permanecer sete meses nos Estados Unidos, e ser objeto de uma batalha legal, familiar e política por sua custódia.

2007: – Na Colômbia, 11 dos 12 deputados que foram sequestrados em 11 de abril de 2002, são assassinados pelas FARCs.

2009: – O Parlamento de Honduras destitui o presidente do país, Manuel Zelaya, que é detido pelo Exército e deportado para a Costa Rica.

Deixe uma resposta