28 DE JULHO

1540: – O inescrupuloso Thomas Cromwell é executado por ordem do lúbrico rei Henrique VIII, da Inglaterra, sob alegação de traição. O rei se casa com sua quinta mulher, Catarina Howard, nesse mesmo dia. Dezesseis meses depois, ela é também decapitada sob a acusação de traição e adultério.

O comunista Luis Carlos Prestes e o não menos comunista Fidel.

1924: – 800 foragidos iniciam longa marcha pelo Brasil, que deu na Coluna Prestes, de caráter político contra o sistema de governo vigente. Composta na sua maioria por capitães e tenentes, sendo um deles o capitão comunista Luís Carlos Prestes, de onde vem o nome. Mulheres e civis também participaram do movimento. Prestes pertenceu posteriormente à Aliança Nacional Libertador – ANL.

1936: – Durante a Guerra Civil espanhola, milicianos republicanos, comunistas e socialistas decidiram, entre blasfêmias e insultos de toda a ordem, fuzilar a imagem do Sagrado Coração de Jesus, erigida no Cerro de los Angeles, em Madri. No dia 7 de agosto, voltariam para dinamitar a mesma.

1981: – A TFP chilena denuncia tentativa do governo Pinochet de fazer passar uma reforma empresarial socialista autogestionária.

2009: – O Comitê Judicial do Senado americano aprova a nomeação da juiz Sonia Sotomayor, primeira hispanica magistrada da Suprema Corte americana.

2013: – Francisco I encerra a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, com um flash mob.

Deixe uma resposta