28 DE NOVEMBRO

1095: – No último dia do Concílio de Clermont, o papa Urbano II envia o bispo Ademar de Monteil (+ 1098) e a Raimundo IV de Toulouse (1042-1105), para resgatar a Terra Santa, na Primeira Cruzada.

Skanderbeg, herói da Cristandade e flagelo dos turcos

1443: – na Albânia, Skanderberg e suas forças liberam a cidade de Kruja, em poder dos maometanos, e içam a bandeira da Albânia.

1493: – O descobridor genovês Cristóvão Colombo, a serviço da Espanha, chega a Jamaica e Porto Rico, e circunavega boa parte da ilha de Cuba.

1511: – Os portugueses, comandados pelo extraordinário Afonso de Albuquerque, conquistam heroicamente a cidade de Malaca, na Malásia.

1520: – O navegador português Fernão de Magalhaes, a serviço do rei Carlos V, da Espanha (1500-1558), em sua viagem de circum-navegação, depois de navegar através do Estreito de Magalhães, no sul do Chile, chegou ao Oceano Pacífico, convertendo-se no primeiro europeu que navegou por aquele estreito chegando do Oceano Atlântico ao Pacífico.

1814: – Em Londres, o periódico The Times, converte-se no primeiro jornal do mundo impresso com uma máquina a vapor.

1893: – Na Nova Zelândia, pela primeira vez na História humana, as mulheres votam em uma eleição nacional.

1929: O dirigível Graf Zeppelin completa a sua primeira volta ao mundo, realizada em 20 dias e 4 horas.

1943: – Em Teerã, Wiston Churchill, Franklin D. Roosevelt e Joseph Stalin celebram conferência para debaterem o futuro da Guerra.

1958: – Em um lapso de cinco dias, cinco países africanos se separaram do Império colonial francês: Mali, Senegal, Chad, Gabão e Congo-Brazzaville.

1964: – No Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, a NASA lança a sonda Mariner 4 para Marte.

1965: – Os Estados Unidos lançam o satélite de estudo ionosférico DME.

– Em resposta ao pedido do presidente americano Lyndon B. Johnson de que necessitava “mais bandeiras” no Vietnã, o ditador filipino Ferdinando Marcos anuncia que enviará tropas para ajudar os americanos. O mesmo presidente americano designa essa jornada “Dia da Oração Nacional”, em memória das vítimas americanas na Guerra do Vietnã.

1972: – Na prisão de La Santé (Montparnasse, em Paris), realizam-se as últimas execuções naquela capital. São guilhotinados os amotinados e assassinos Roger Bontems e Claude Buffet.

1984: – O Geral dos jesuítas, Pe Kolvenbach, apoia a Teologia da
Libertação, contrariando assim Roma.

2006: – Em Ancara, o papa Benedito XVI afirma que “gostaria de ver a Turquia na União Européia (…) estou feliz de vir à terra da antiga cultura islâmica (…) Nosso Criador é o mesmo”, e exalta o “regime secular” turco.

2007: – O jornal “A Tarde”, de Salvador, publica o comunicado da campanha Paz no Campo, de membros do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira: “Liberdade de expressão questionada na Bahia”, denunciado cancelamento do lançamento do livro “A Revolução Quilombola”, de um de seus membros, por causa das ameaças de violência esquerdistas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome