28 DE NOVEMBRO

1095: – No último dia do Concílio de Clermont, o papa Urbano II envia o bispo Ademar de Monteil (+ 1098) e a Raimundo IV de Toulouse (1042-1105), para resgatar a Terra Santa, na Primeira Cruzada.

Skanderbeg, herói da Cristandade e flagelo dos turcos

1443: – na Albânia, Skanderberg e suas forças liberam a cidade de Kruja, em poder dos maometanos, e içam a bandeira da Albânia.

1493: – O descobridor genovês Cristóvão Colombo, a serviço da Espanha, chega a Jamaica e Porto Rico, e circunavega boa parte da ilha de Cuba.

1511: – Os portugueses, comandados pelo extraordinário Afonso de Albuquerque, conquistam heroicamente a cidade de Malaca, na Malásia.

1520: – O navegador português Fernão de Magalhaes, a serviço do rei Carlos V, da Espanha (1500-1558), em sua viagem de circum-navegação, depois de navegar através do Estreito de Magalhães, no sul do Chile, chegou ao Oceano Pacífico, convertendo-se no primeiro europeu que navegou por aquele estreito chegando do Oceano Atlântico ao Pacífico.

1814: – Em Londres, o periódico The Times, converte-se no primeiro jornal do mundo impresso com uma máquina a vapor.

1893: – Na Nova Zelândia, pela primeira vez na História humana, as mulheres votam em uma eleição nacional.

1929: O dirigível Graf Zeppelin completa a sua primeira volta ao mundo, realizada em 20 dias e 4 horas.

1943: – Em Teerã, Wiston Churchill, Franklin D. Roosevelt e Joseph Stalin celebram conferência para debaterem o futuro da Guerra.

1958: – Em um lapso de cinco dias, cinco países africanos se separaram do Império colonial francês: Mali, Senegal, Chad, Gabão e Congo-Brazzaville.

1964: – No Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, a NASA lança a sonda Mariner 4 para Marte.

1965: – Os Estados Unidos lançam o satélite de estudo ionosférico DME.

– Em resposta ao pedido do presidente americano Lyndon B. Johnson de que necessitava “mais bandeiras” no Vietnã, o ditador filipino Ferdinando Marcos anuncia que enviará tropas para ajudar os americanos. O mesmo presidente americano designa essa jornada “Dia da Oração Nacional”, em memória das vítimas americanas na Guerra do Vietnã.

1972: – Na prisão de La Santé (Montparnasse, em Paris), realizam-se as últimas execuções naquela capital. São guilhotinados os amotinados e assassinos Roger Bontems e Claude Buffet.

1984: – O Geral dos jesuítas, Pe Kolvenbach, apoia a Teologia da
Libertação, contrariando assim Roma.

2006: – Em Ancara, o papa Benedito XVI afirma que “gostaria de ver a Turquia na União Européia (…) estou feliz de vir à terra da antiga cultura islâmica (…) Nosso Criador é o mesmo”, e exalta o “regime secular” turco.

2007: – O jornal “A Tarde”, de Salvador, publica o comunicado da campanha Paz no Campo, de membros do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira: “Liberdade de expressão questionada na Bahia”, denunciado cancelamento do lançamento do livro “A Revolução Quilombola”, de um de seus membros, por causa das ameaças de violência esquerdistas.