29 de março

1549: – O primeiro Governador do Brasil, Tomé de Sousa, chega à Baía-de-Todos-os-Santos com seis embarcações, três naus, duas caravelas e um bergantim, com ordens do rei de Portugal de fundar uma cidade fortaleza chamada de “São Salvador”. Nasceu assim a cidade de Salvador, que seria a primeira capital do país. Com Tomé de Sousa veio também o padre Manuel da Nóbrega.

1640: – Em Calanda, na Espanha, Miguel Pellicer recupera a perna por obra e graça da Virgem do Pilar. Esse milagre, conhecido como “Milagre de Calanda”, foi o milagre mais documentado da Cristandade.

Execução do general Charette, praça Viarme em Nantes, 29 março 1796, ilustração de Julien Le Blant.

1796: – François-Athanase de Charette de La Contrie um dos chefes da gloriosa insurreição vendeiana contra a Revolução Francesa é executado em Nantes.

1830: – Na Espanha o rei Fernando VII promulga a Pragmática Sanção, derrogando a Lei Sálica, que exclui as mulheres do trono, para que sua filha Isabel, pudesse reinar. Ela o fez como Isabel II.

1936: – Na Alemanha Adolfo Hitler recebe 99% dos votos em um referendo para ratificar a ocupação ilegal da Renânia, recebendo 44.5 milhões de votos sobre os 45.5 milhões registrados.

1942: – A aviação britânica bombardeia a cidade de Lubeck, na Alemanha, durante a II Guerra Mundial, sendo este seu primeiro êxito.

1973: – As últimas tropas norte-americanas, derrotadas, abandonam o Vietnam.

2008: – O ditador cubano, Raúl Castro, permite, através de um anúncio feito pela empresa telefónica estatal, a posse de celulares, a título pessoal, pelos cubanos.

2017: – Depois de conseguir a aprovação do Parlamento britânico, o Reino Unido comunica ao Conselho da União Européia sua intenção de abandoná-la.

– Na Venezuela o Tribunal Supremo de Justiça, chavista, se atribui as funções da Assembléia Nacional, que perde seus poderes, outorgando ao chefe de Estado poderes extraordinários.

Deixe um comentário!