29 de abril

1521: – Na cidade de Tenochtitián começa a conquista do México por Hernán Cortés e seu exército.

1624: – Na França, o cardeal Richilieu é nomeado ministro principal do rei Luís XIII, concentrando em suas mãos todo o poder político até sua morte, em 1642.

1707: – Os Parlamentos da Inglaterra e da Escócia assinam a Ata de União que une os dois países no Reino Unido da Grã Bretanha. Entra em vigor dia 1º de maio.

1938: – Getúlio Vargas cria o Conselho Nacional do Petróleo, precursor da Petrobras, para que o Governo pudesse controlar o produto.

1945: – A cidade italiana de Fornovo di Taro é libertada das tropas alemãs pela Força Expedicionária Brasileira.

– O exército nazista na Itália, rende-se incondicionalmente aos aliados.

1968: – É publicado o comunicado da TFP chilena: “Discriminación en favor de Cuba roja”, interpelando ao prefeito de Santiago que proibira campanha da entidade.

– Na Alemanha são ordenados diáconos cinco homens casados.

1983: – Apelo da TFP colombiana ao público: “La despreocupación viene siendo la mayor aliada de la guerrilla”.

1986: – Os Estados Unidos oferecem ajuda às autoridades soviéticas para controle dos efeitos do acidente nuclear de Chernobyl.

1991: – O Prof. Plinio faz declarações ao jornal “O Globo” sobre o 10º aniversário do atentado ao Rio Centro. No mesmo dia, faz declarações à Folha de São Paulo sobre o processo movido pelo Governo Federal contra o jornalista Frias Fº.

– Revolta racial em Los Angeles deixa 54 mortos e U$ 1 bilhão de danos.

Nicolas Sarkosy prometeu “liquidar” com a herança de Maio de 68 (revolução da Sorbonne) para atender aos desejos profundos do eleitorado conservador

1992: – Eclodem tumultos raciais em Los Angeles, com a absolvição de quatro polícias brancos que tinham espancado um condutor negro de 53 anos, em 1991. Morrem 53 pessoas em Los Angeles e outras cidades americanas.

2005: – Tem lugar na Nova Zelândia a primeira união civil entre homossexuais.

– Na Espanha, a tenente de navio Esther Yañez Gonzales-Irún converte-se na primeira mulher na história da Armada Espanhola que assume o mando de um navio de guerra.

2007: – Morre Octávio Frias de Oliveira, 94 anos, empresário brasileiro, proprietário do grupo editorial Folha e responsável pelo jornal “Folha de São Paulo”, um dos principais jornais brasileiros.

– Na França,o candidato presidencial Sarkozy promete “virar a página de Maio de 68”, e é ovacionado por estádio cheio em Paris. Isso valeu-lhe a eleição.

2016: – Última edição do Jornal do Commercio, de Recife, o jornal mais antigo em circulação na América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here