29 DE JUNHO

1236: – Na Espanha, o rei santo Fernando III, de Castela, conquista Córdoba das mãos dos maometanos.

1444: – Na Albânia, o valoroso Skanderbeg derrota, na batalha de Torvioll, uma invasão otomana.

1776: – Na baía de São Francisco, o Pe. Francisco Palau funda a missão São Francisco de Assis, atual cidade de San Francisco.

Quando quartanista da tradicional Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo (tida na época como baluarte do laicismo), coordenando de início alguns congregados marianos, Plinio Corrêa de Oliveira fundou em 1929 a Ação Universitária Católica (AUC), a qual se tornou em breve uma realidade vitoriosa da vida acadêmica de então.

1930: – Primeira reunião da “Ação Universitária Católica”, movimento fundado pelo então acadêmico Plinio Corrêa de Oliveira na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo.

1931: – O papa Pio XI publica a encíclica Non abbiamo bisogno, na qual condena o fascismo italiano.

1972: – Paulo VI reconhece que, por algumas fissuras, “a fumaça de Satanás penetrou na Igreja”.

1976: – O arcebispo tradicionalista D. Marcel Lefebvre é suspenso a divinis, por ordenações sacerdotais não autorizadas.

1990: – A priora das dominicanas neozelandesas assiste à sagração de bispa anglicana, e expressa seu descontentamento com Roma.

1993: – O presidente dos Estados Unidos Bill Clinton anula a lei que impede a entrada de homossexuais no exército norte-americano.

1995: – João Paulo II dá benção conjunta com Bartolomeu I, patriarca cismático de Constantinopla, desde a loggia de S. Pedro.

2007: – O parlamento israelita aprova a nomeação de Ghaleb Majadleh para o cargo de ministro sem pasta, o primeiro árabe israelita muçulmano a integrar o governo de Telaviv.

2008: – Na Cidade do Vaticano Bento XVI, junto com o patriarca cismático Bartolomeu I, inaugura o Ano Paulino para comemorar os 2 mil anos do nascimento de São Paulo.

2009: – Bento XVI publica sua terceira e última encíclica, “Caritas in Veritate”, dirigida a todos os homens de boa vontade.

2014: – A Coreia do Norte lança dois mísseis balísticos no mar oriental do Japão, o que gera problemas entre esse país e os comunistas.

Deixe uma resposta