29 DE NOVEMBRO

1226: – O rei da França, São Luís IX, é sagrado em Reims.

1807: – Invasão de Portugal. As forças francesas entram em Lisboa. A regência é substituída pelo poder da Junta do chamado El-Rei Junot.

1886: – Karl Benz põe em funcionamento, há 130 anos, o primeiro motor de automóvel a gasolina.

1911: – O papa São Pio X prenuncia um glorioso porvir para a França,
após passar pelo “caminho de Damasco”.

1945: – Joseph Tito proclama a constituição da República Socialista da Jugoslávia.

1947: – A ONU aprova o plano de divisão da Palestina em dois territórios, um judaico e outro palestino, dando origem ao Estado de Israel no ano seguinte.

1962: – A França e o Reino Unido estabelecem o acordo para a construção do avião supersônico Concorde.

1977: – A TFP americana protesta contra o presidente americano Jimmy Carter pela vergonhosa entrega da coroa de Santo Estevão aos comunistas da Hungria.

1978: – É lançada no Canadá nova edição de “Revolução e Contra Revolução”, no Ritz Carlton Hotel.

1985: – Entra em vigor o acordo entre Londres e Dublin, que concede à República irlandesa um papel consultivo formal no governo da província britânica da Irlanda do Norte.

ESPAÑA. ANESTESIADA SIN PERCIBIRLO, AMORDAZADA SIN QUERERLO, EXTRAVIADA SIN SABERLO

1988: – É lançada em Saragoça o livro da Sociedad Cultural Covadonga, co-irmã das TFPs, “Espanha anestesiada”, que analisa a origem e desenvolvimento da crise na Espanha.

1989: – Revolução de Veludo na Checoslováquia. Vasil Mohorita, dirigente do Partido Comunista, promete eleições livres, no prazo de um ano.

– Às vésperas das eleições presidenciais no Brasil, a TFP publica o manifesto: “Face à dramática situação do Brasil, a TFP toma atitude entre Collor e Lula”, mostrando o perigo que seria para o Brasil a eleição do petista. Sobre isso o Prof. Plínio Corrêa de Oliveira dá entrevista à Folha de São Paulo afirmando que: “Collor, é um centrista que vai maciamente para a esquerda”.

1990: – O Conselho de Segurança da ONU aprova a resolução 678 que autoriza o recurso à força para obrigar o Iraque a se retirar do Kuwait, até 15 de janeiro.

1992: – O dirigente russo Boris Ieltsine defende a eliminação de todas as armas de destruição maciça existentes no mundo.

1993: – O presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, anula a lei que impede a entrada de homossexuais no exército norte-americano.

1996: – O presidente da França, Jacques Chirac, anuncia o fim dos testes nucleares franceses.

2006: – O Papa Bento XVI chega a Ancara para uma visita de quatro dias à Turquia, três meses depois da polêmica suscitada por declarações do pontífice sobre o Islã. O primeiro-ministro turco, Recep Tayyp Erdogan, diz ter recebido o apoio do Papa à adesão da Turquia à União Européia, no encontro que mantiveram no aeroporto de Ancara.

– O Papa Bento XVI celebra a primeira missa num país muçulmano, no segundo dia da sua visita à Turquia.

– O presidente da Bolívia, Evo Morales, promulga a nova lei da reforma agrária que prevê a extinção das grandes propriedades e a redistribuição das terras aos pobres.

– Face à incógnita que era para muitos o que teria acontecido com a
TFP, o Instituto Plinio Corrêa de Oliveira publica na Folha de São
Paulo o manifesto: “O Brasil inteiro pergunta: O que aconteceu com o
leão da TFP?”, explicando a divisão que houve depois do falecimento de
seu diretor Plinio Corrêa de Oliveira, ficando com os dissidentes, por
decisão judicial, o nome e os símbolos da entidade.

Partidário de um comité antiminaretes: A vitória foi uma surpresa. Ruben Sprich/Reuters. Curiosidade do cartaz: minaretes assemelham-se a mísseis balísticos.

2009: – Suíça referenda minaretes. Vitória folgada da proibição de construção de minaretes nas mesquitas do país, levada à votação popular por iniciativa da direita nacionalista. A ministra suíça das Relações Exteriores, Micheline Calmy-Rey, manifestou-se “chocada” com o resultado.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome