30 de janeiro

1500: – O navegante espanhol Vicente Yánez Pinzón é o primeiro europeu a avistar a desembocadura do rio Amazonas, no Brasil.

1649: – Em Londres é decapitado o rei Carlos I, da Inglaterra. Sua política religiosa, junto com seu casamento com uma católica, geraram antipatia e desconfiança entre grupos reformistas como os puritanos e calvinistas, que o viam como muito católico. Liderados por Oliver Cromwel, derrubaram-no do trono e o executaram.

1767: – Expulsão dos jesuítas da América Latina (ficaram no Brasil)

1821: – As Cortes portuguesas decretam a formação do Conselho de Regência, para exercer o poder em nome de D. João VI, que foi para o Brasil.

1875: – Fracassa na França a restauração da monarquia com o conde de Chambord e é adotada a República.

1933: – Adolf Hitler é nomeado Chanceler alemão pelo presidente Paul Hindenbourg.

1945: – Em águas do Mar Báltico, um submarino soviético afunda o navio Wilhelm Gustlogg, cheio de refugiados alemães. Morrem um total de 9.343 pessoas, incluídos umas 500 crianças, sendo a maior tragédia naval da História.

1948: – Em Nova Déli, o fanático hindu Na Thuram Góes assassina o pacifista Mahatma Gandhi.

1967: – O papa Paulo VI recebe o presidente soviético Podgorny no Vaticano.

Ostpolitik Vaticana: O Papa Paulo VI recebe em audiência histórica, em plena guerra fria, ao presidente da URSS Nikolai Pddgorny.

1968: – Na Guerra do Vietnã, começa a ofensiva do Tet, quando as forças do Viet Cong lançam uma série de ataques surpresas no Vietnã do Sul. Embora a ofensiva tenha sido rechaçada, começaria a levantar os primeiros protestos contra essa guerra nos Estados Unidos.

2003: – A Bélgica reconhece os matrimônios entre pessoas do mesmo sexo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here