30 de março

1615: – Na Espanha, Cervantes recebe autorização real para a impressão da segunda parte de El Quijote, caricatura da cavalaria medieval.

1806: – José Bonaparte é nomeado por seu irmão, Napoleão, rei de Nápoles.

1867: – A Rússia, incapaz de colonizar seu território do Alaska, vende-o aos Estados Unidos pela modesta importância de 7.200 milhões de dólares ouro.

1870: – A 15ª Emenda da Constituição dos EUA passou a garantir o direito de voto à população negra. No entanto, a aplicação da Lei, em todos os Estados, só seria efetivada noventa anos depois.

1922: – Gago Coutinho e Sacadura Cabral iniciam em Lisboa a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, ligando Lisboa ao Rio de Janeiro.

1964: – Em último discurso, Jango vitupera a “minoria reacionária” que atacava o progressismo, “vetava” as reformas de base, e o acusava de “anticatólico”.

1965: – Os estandartes saem por 1ª vez no viaduto do Chá, campanha da 3ª ed. de “A liberdade da Igreja no Estado comunista”.

1978: – Telegrama da TFP a Carter em visita ao Brasil pedindo amparo aos fugitivos do Vietnã e Cambodge.

1980: – Durante os funerais do arcebispo Oscar Romero em El Salvador, seus adversários fazem explodir várias bombas que desatam o pânico entre os que estavam na catedral. A guerrilha esquerdista, que havia comparecido para prestar honras ao falecido, utiliza também suas armas, produzindo 40 mortos e mais de 200 feridos. A maioria das vítimas morreram esmagadas ou asfixiadas.

1981: – O presidente americano Ronald Reagan é ferido no peito em um atentado à saída de um hotel de Washington.

Suprema Corte da Venezuela assume funções do Congresso
A oposição venezuelana acusou o governo do presidente Nicolás Maduro de estar se transformando em uma ditadura, depois que o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela assumiu os deveres da Assembleia Nacional, que tem maioria de oposição, por considerar que o Congresso está em “desacato”.

1991: – Entrevista do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira ao Diário Popular: América do Sul, da confusão para o caos.

1992: – O presidente Collor demite-se no Brasil, por causa de denúncias de corrupção.

2002: – Falece na Inglaterra a rainha mãe Isabel Ângela Margarida Bowes-Lyon, que foi esposa do rei Jorge VI, e mãe da atual rainha Elizabete.

2006: – O astronauta brasileiro Marcos Pontes inicia um vôo de dez dias a bordo da nave espacial russa Soyuz TMA-8, e se converte no primeiro astronauta brasileiro da história.

2017: – Maduro fecha o Legislativo e formaliza a ditadura na Venezuela.

Deixe uma resposta