30 DE ABRIL

1492: – Na Espanha, os Reis Católicos ordenam que as naus de Palos dela Frontera se ponham ao serviço de Cristóvão Colombo, e expedem em favor do genovês os títulos de almirante, vice-rei e governador das terras que descobrir.

1531: – Chega à Baía de Guanabara Martim Afonso de Sousa, desembarcando no lugar onde mais tarde se alçaria a cidadedo Rio de Janeiro.

1789: – Nos Estados Unidos, seguindo os planos do engenheiro francês Pierre l’Enfant, inicia-se a construção da cidade de Washington para albergar a sede do governo federal e terminar a disputa entre Nova York e Filadélfia para ser a capital.

1803: – Os Estados Unidos compram de Napoleão Bonaparte o território da Luisiania por 15 milhões de dólares, ou 80 milhões de francos.

1854: – É inaugurada a primeira ferrovia do Brasil em seu trecho inicial, ligando o porto de Mauá (atual Guia de Pacobaíba), a Fragoso (atual Magé), no Rio de Janeiro.

1945: – Ao entrarem as tropas russas em Berlim, Adolfo Hitler contrai matrimônio com sua antiga amante, Eva Braun, em seu bunker da capital alemã. No dia seguinte ambos se suicidam tomando veneno, para evitar serem capturados.

1931: – Com 381 metros de altura e 102 andares de luxo, inaugura-se na Quinta Avenida de Nova York o Empire StateBuilding. Até 1972, ele será o edifício mais alto do mundo e símbolo do stablishment americano.

1948: – Em Bogotá: primeira reunião da OEA, Organização dos Estados Americanos.

1966: – Nos Estados Unidos, Anton Szandor Lavey funda a Igreja de Satã.

1974: Ameaçadoras declarações do general Velazco Alvarado, chefe do Governo, levam ao exílio o incipiente grupo da TFP peruana.

1975: – O governo sul-vietnamita rende-se incondicionalmente aos comunistas do Vietcong, pondo fim a 29 anos de guerra civil. O país todo passa para a órbita comunista.

2001: – O primeiro turista espacial da História, o multi-milionário americano Dennis Tito, chega na nave russa Soyuz TM-32, à Estação Espacial Internacional.

Deixe uma resposta