30 de abril

311: – No Império Romano do Oriente cessam a perseguição oficial dos cristãos instituída pelo imperador Diocleciano. É reconhecida a sua existência legal e a liberdade para celebrar reuniões e a possibilidade de construir templos.

1492: – Na Espanha, os Reis Católicos ordenam que as naus de Palos dela Frontera se ponham ao serviço de Cristóvão Colombo, e expedem em favor do genovês os títulos de almirante, vice-rei e governador das terras que descobrir.

1531: – Chega à Baía de Guanabara Martim Afonso de Sousa, desembarcando no lugar onde mais tarde se alçaria a cidade do Rio de Janeiro.

1586: – Nasce em Lima, no Peru, Isabel Flores de Oliva, que passará para a História como Santa Rosa de Lima. Será a primeira santa do Novo Mundo, e patrona de Lima e do Peru.

1789: – Nos Estados Unidos, seguindo os planos do engenheiro francês Pierre l’Enfant, inicia-se a construção da cidade de Washington para albergar a sede do governo federal e terminar a disputa entre Nova York e Filadélfia para ser a capital.

1803: – Os Estados Unidos compram de Napoleão Bonaparte o território da Luisiania por 15 milhões de dólares, ou 80 milhões de francos.

1854: – É inaugurada a primeira ferrovia do Brasil em seu trecho inicial, ligando o porto de Mauá (atual Guia de Pacobaíba), a Fragoso (atual Magé), no Rio de Janeiro.

1900: – O Havai torna-se território vinculado à União dos Estados Unidos.

1939: – O governo nazista de Adolf Hitler determina a nulidade de todos os contratos de arrendamento ou de propriedade habitacional dos judeus alemães, e procede ao seu realojamento em “campos de trabalho”.

1945: – Ao entrarem as tropas russas em Berlim, Adolfo Hitler contrai matrimônio com sua antiga amante, Eva Braun, em seu bunker da capital alemã. No dia seguinte ambos se suicidam tomando veneno, para evitar serem capturados.

1931: – Com 381 metros de altura e 102 andares de luxo, inaugura-se na Quinta Avenida de Nova York o Empire State Building. Até 1972, ele será o edifício mais alto do mundo.

1948: – Em Bogotá: primeira reunião da OEA, Organização dos Estados Americanos.

1966: – Nos Estados Unidos, Anton Szandor Lavey funda a Igreja de Satã.

1970: – O presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, comunica ao país a entrada de tropas norte-americanas no Camboja.

1974: Ameaçadoras declarações do general Velazco Alvarado, chefe do Governo, levam ao exílio o incipiente grupo da TFP peruana.

A queda de Saigon representou mais um fracasso da política de distensão com os regimes comunistas, quanto mais se lhes cede mais eles avançam.

1975: – O governo sul-vietnamita rende-se incondicionalmente aos comunistas do Vietcong, pondo fim a 29 anos de guerra civil. O país todo passa para a órbita comunista.

1984: – O Ministro da Justiça colombiano, Rodrigo Lara Borilla, é assassinado pela máfia dos traficantes de narcóticos, que combatia energicamente.

1986: – Pela primeira vez a URSS alude à hospitalização de 197 pessoas, depois do acidente nuclear de Chernobyl, ocorrido quatro dias antes.

2001: – O primeiro turista espacial da História, o multi-milionário americano Dennis Tito, chega na nave russa Soyuz TM-32, à Estação Espacial Internacional.

2007: – Um soldado britânico é expulso do Exército e condenado a um ano de prisão por maus-tratos a civis iraquianos em 2003, tornando-se o primeiro militar do Reino Unido condenado por crimes de guerra.

2013: – Entronização rei Guilherme-Alexandre de Holanda, em Amsterdam, após renúncia da Rainha Beatriz.

Deixe um comentário!