30 DE JULHO

1968: – Publicada nos principais jornais chilenos a carta de Mons. Cifuentes, arcebispo emérito de La Serena, elogiando a Reverente e Filial Mensagem a Paulo VI.

1969: – Os imoralíssimos biquínis começam a proliferar nas praias da antes catolicíssima Espanha.

1976: – O Prof. Plinio refuta as acusações de D. Arns e demais bispos contra a “Igreja e a escalada da ameaça comunista”.

No dia 9 de dezembro de 1981 a Mensagem foi publicada simultaneamente nos Estados Unidos, no Washington Post; e na Alemanha, no Frankfurter Allgemeine Zeitung; e posteriormente reproduzida em 45 diários de maior circulação de 19 países da Europa, América e Oceania.

1982: – É publicado um resumo da mensagem contra o socialismo autogestionário de Mitterrand em várias edições do Reader’s Digest Internacional.

1985: – O episcopado nicaraguense envia missiva à CNBB deplorando as intervenções esquerdistas de bispos brasileiros no seu país.

1987: – Apelo da TFP colombiana: “Rechazar con vigor la subversión marxista, un deber de fé y de patriotismo en esta era crucial”.

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Isso é uma efemeride?
    2017: – O Tribunal Superior de Justiça da Galícia informa que o maquinista do trem que descarrilou em Santiago de Compostela e fez 79 mortos, estava falando ao telefone na ocasião do acidente.

    • Do latim “ephemèris”,ìdis, ‘memorial diário’.
      n substantivo feminino
      1. Rubrica: astronomia.Tábua astronômica que registra, em intervalos de tempo regulares, a posição relativa de um astro.
      2. Fato importante ou grato ocorrido em determinada ata.
      3. Comemoração de um fato importante, de uma data etc.

      Efemérides
      Substantivo feminino plural
      4. Livro, agenda em que se relacionam os acontecimentos de cada dia; diário.
      5.Obra que registra fatos ocorridos no mesmo dia do ano em diferentes anos.
      6. Rubrica: bibliologia. Obra em que se narra o dia a dia da vida de certa personagem.
      7. Obra que enumera os acontecimentos sujeitos a cálculo e a previsão durante o ano.
      (Cfr. Dicionário Houaiss).

Deixe uma resposta