30 DE SETEMBRO

1791: – Em Paris, durante a Revolução Francesa, se dissolve a Assembleia Nacional Constituinte, e os parisienses encarceram Maximiliano Robespierre e Jerônimo Petión.

1846: – A anestesia é aplicada pela primeira vez no mundo pelo dentista William Thomas Morton na extração de um dente. A partir disso, o mesmo persuadiu ao Dr. John Collins Warren a ensaiar o método em intervenções cirúrgicas. Pelo que, no dia 16 de outubro esse médico pôde extrair um tumor do pescoço de um paciente anestesiado.

Vista do banco dos réus no tribunal de Nuremberg. Quando ocorrerá um julgamento dos crimes praticados pelos regimes comunistas?

1946: – Encerra-se o julgamento do Tribunal Militar Internacional em Nuremberg, na Alemanha, confirmando a culpa dos dirigentes nazistas na II Guerra Mundial.

1986: – Em Roma, o serviço secreto israelense Mossad sequestra o ex-técnico nuclear israelense Mordejai Vanunu, que tinha revelado ao diário britânico The Sunday Times que Israel possuía bombas atômicas, e o transportaram para seu país, onde foi julgado e condenado a 18 anos de cárcere.

1995: – Os ministros das finanças da União Europeia confirmam a data para a introdução da moeda única europeia, 1º de janeiro de 1999.

1997: – A Igreja na França pede publicamente perdão aos judeus por “negligência” durante a perseguição nazista.

2010: – No Equador, a Polícia Nacional toma as ruas em protesto contra o presidente esquerdista Rafael Correa, gerando pânico no país, e ocasionando dezenas de roubos.

Deixe uma resposta