30 DE OUTUBRO

1905: o czar Nicolau II, da Rússia, promete um parlamento representativo, uma constituição e liberdade de imprensa e de associação para o país em meio às manifestações populares.

1922: Início marcha dos “camisas negras” sobre Roma. Mussolini apoderou-se do governo da Itália.

1925: são exibidas as primeiras transmissões experimentais de imagens em movimento na televisão, no Reino Unido.

1938: é transmitida a adaptação para o rádio do livro A Guerra dos Mundos, sob direção de Orson Welles, causando pânico na população dos Estados Unidos. O programa simulava uma reportagem em direto sobre a invasão da Terra por marcianos.

1961: segunda conferência do Prof. Plinio em Belo Horizonte, sobre Reforma Agrária, na Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais.

O “Estatuto da Terra”, convertido em lei pouco depois da vitória da Revolução de 64, era uma modalidade velada de Reforma Agrária socialista e confiscatória. Poucos quiseram encarar de frente essa realidade e a TFP foi a única voz de protesto que então se fez ouvir. Mas a atuação da entidade não se limitou a esse protesto. Lançou ela com grande repercussão, também em 1964, a “Declaração do Morro Alto”, propondo um programa positivo de político agrícola e proteção aos trabalhadores rurais (Livro “Um homem, uma obra, uma gesta – Homenagem das TFPs
a Plinio Corrêa de Oliveira”, Capítulo II:
1964-1970)

1964: O presidente Castelo Branco assina o Estatuto da Terra.

1975: o príncipe Juan Carlos de Espanha assume interinamente as funções de Chefe de Estado, durante a doença do ditador Francisco Franco.

1987: é privatizada a British Petroleum, a mais importante operação de venda de participações do Estado, no Reino Unido.

1992: grande desfile das TFPs da Europa, em Granada, pelo V Centenário do descobrimento da América. Todas as TFPs depositam flores no túmulo dos Reis Católicos.

2006: o antigo ditador chileno Augusto Pinochet é colocado em prisão domiciliária, acusado de tortura e desaparecimento de pessoas durante o regime militar (1973-1990)

2010: Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT), é eleita a primeira mulher Presidente do Brasil, com a ajuda do padrinho político, Lula da Silva, também o primeiro operário a presidir o país.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here