30 DE NOVEMBRO

O invicto São Fernando III
Rei de Leão e Castela

1227: – Na Espanha, o rei Fernando III, “o Santo”, conquista Baeza aos muçulmanos.

1782: – Em Paris, representantes dos Estados Unidos e do Reino da Grã Bretanha, firmam alguns artigos preliminares de paz, que mais tarde se formalizariam no Tratado de Paris, assinado a 10 de Fevereiro de 1763 entre a Grã-Bretanha, França, Portugal e Espanha, e que pôs fim à Guerra dos Sete Anos.

1803: – Na prefeitura de Nova Orleans, o governador espanhol Manuel de Salcedo e o aristocrata espanhol Sebastião Calvo, transferem o território da Luisiana ao representante francês, Pierre Clément de Laussaut. Vinte dias mais tarde, a França vende estas mesmas terras aos Estados Unidos.

1874: – Nasce em Woodstock, Oxforshire, o político britânico Sir Winston Churchill, líder Conservador, grande estadista, duas vezes primeiro-ministro, historiador, Prêmio Nobel de Literatura em 1953. Por ocasião do seu 90º aniversário, o Diário de Lisboa escreve: “O [seu ] nome tem significado universal e, em toda parte, se invoca como um símbolo. Sem ele, seria diferente o destino dos povos”. Nesse dia natalício, Sir Winston Churchill costumava receber um número recorde de 60 000 telegramas, cartas e bilhetes com votos de felicidade.

1916: – Na Grécia, os turcos perpetram a última etapa do Holocausto grego. O ministro do interior turco, Rafet Bey, escreveu: “Temos que acabar com os gregos como o fizemos com os armênios, no dia 28 de novembro”.

1939: – A União Soviética declara a guerra à Finlândia, e a invade, bombardeando Helsinque, e avança para o interior do país. Inicia-se assim a Guerra de Inverno.

1943: – Na Conferência de Teerã, durante a II Guerra Mundial, o presidente dos Estados Unidos Franklin D. Roosevelt e o Primeiro Ministro Wiston Churchill mais o líder soviético Joseph Stalin, planejam o Dia D (invasão da Europa que se deu no dia 6 de junho de 1944).

1954: – Em Oak Grove (no Alabama), o meteorito Hodges (um pedaço do meteorito Sylacauga) do tamanho de um melão de 3,8 kg, golpeia a Sra. Anna Hodges (1920-1972), deixando-lhe um hematoma na cadeira esquerda. É o primeiro caso conhecido de uma pessoa golpeada por uma pedra do espaço. O segundo será em Mbale (Uganda), em 14 de agosto de 1992.

1955: – Em Buenos Aires, a ditadura militar, auto-denominada Revolução Libertadora, assina o decreto 4161 que proíbe o peronismo, que no ano anterior havia ganho as eleições com 62% dos votos. “Considerando que o Partido Peronista ofende o sentimento democrático do povo argentino […] fica proibida a utilização do nome próprio do presidente deposto, o de seus parentes, as expressões “peronismo” e “terceira posição”, as marchas Los Muchachos peronistas e Evita capitana, e o livro La razón de mi vida”.

Novus Ordo Missae e os abusos litúrgicos. Dom Cristian Contreras, bispo de Melipilla (Chile), ajoelhado diante do altar com os sacrifícios oferecidos por um bruxo andino à Pachamama, 17 de janeiro 2015.

1969: – Entra em vigor o Novus Ordo Missae, que substituía a Missa por vários séculos tradicional, e que introduziria um mundo de abusos em sua celebração.

1981: – Em Genebra, durante a Guerra Fria, representantes dos Estados Unidos e da União Soviética começam a negociar a redução na Europa das armas nucleares de alcance médio. No dia 17 de dezembro as negociações seriam suspensas inconclusas.

1987: – O dólar fecha em Tóquio ao seu mais baixo nível do pós-guerra (32,45 iens), atingindo igualmente quebras históricas nas praças de Zurique, Frankfurt, Paris e Milão.

1989: – Exilados lituanos publicam manifesto no Corriere della Sera,
pedindo a João Paulo II que interceda pela liberdade no seu País, em
próximo encontro com Gorbatchev. O que parece que não se deu.

2005: – A NASA confirma a existência de água em Marte.

2007: – A professora britânica Gillian Gibbons, condenada por insultar o Islã (permitiu que seus alunos do primário chamassem um filhote de urso de Maomé) no Sudão, é transferida pelas autoridades da prisão de mulheres no leste de Cartum, para um lugar secreto para garantir sua segurança. Foi depois liberta.

– A polícia neozelandesa detém um homem que roubou mais de 20 milhões de dólares de contas bancárias, através de programas de computador, e que pertence a uma rede internacional de piratas informáticos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome