31 DE OUTUBRO

1503: primeira edição do Enchiridion de Erasmo.

1517: o heresiarca Martinho Lutero dá início à reforma protestante na Alemanha, afixando as teses contra as indulgências, na porta da Igreja de Wittenberg.

Episódios da Revolução Francesa. O Conde de Provence, futuro Rei Luís XVIII, figura maior da emigração. não deixa a França senão na noite de 20 de Junho de 1791, na mesma noite em que o Rei Luís XVI tenta fugir de Paris e da França, sendo detido em Varennes, porém seguindo outro percurso.

1791: Decreto durante a famigerada Revolução Francesa, declara os nobres emigrados inimigos da Nação, e confisca seus bens.

1793: na mesma Revolução, execução dos líderes revolucionários moderados (a “Gironda”).

1918: a Hungria se separa da Áustria.

1952: às 19:15 (hora mundial), ou às 7:15 já do dia 1 de novembro na hora local, os Estados Unidos detonam a Ivy Mike, primeira bomba de hidrogênio, no atolo de Enewetak, nas Ilhas Marshall.

1969: a TFP chilena deplora a injusta negativa do Arcebispado de Santiago de autorizar missa pelas vítimas do comunismo.

1984: a primeira-ministra indiana, Indira Gandhi, é assassinada, em Nova Deli. Sucede-lhe o filho Rajiv Gandhi.

1992: Na Pontifícia Academia de Ciências, João Paulo II faz mea culpa pela posição da Igreja face a Galileu.

1999: Assinada declaração ecumênica entre a Igreja e os luteranos sobre a doutrina da justificação.

2004: no Uruguay, a Frente Amplio, de esquerda, ganha as eleições nacionais pela primeira vez. Tabaré Vazquez é eleito no primeiro turno.

2008: encerra a XVIII Cimeira Ibero-americana com a assinatura da “Declaração de São Salvador”, que apela para uma cimeira mundial de chefes de Estado e de governo nas Nações Unidas para responder de “emergência”, à crise financeira internacional

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here