Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Facilidade de divórcio — facilidade de destruição da família


Com o denominado “divórcio instantâneo”, aumenta o número de separações, de famílias dissolvidas “instantaneamente”, de filhos com perturbações psíquicas

É assombrosa a conclusão — recentemente divulgada pelo IBGE com base nas “Estatísticas do Registro Civil 2010” — a respeito do aumento do número de divórcios no Brasil: em 2010, um crescimento de 36,8% em relação ao ano anterior.

Entretanto, apesar de espantosa, tal alarmante conclusão não me surpreendeu. Por quê? — A dissolução dos costumes que há muito tempo vem minando a instituição da família em nosso País (por meio, por exemplo, das imoralíssimas novelas televisas) só poderia gerar esse efeito desastroso. Mas devemos atribuir também a culpa à nova legislação (Emenda Constitucional 66/2010), que facilitou as separações ao extinguir as exigências legais e até mesmo os prazos, com o chamado “divórcio instantâneo” (ou “divórcio direto”). À vista dessa “facilidade”, simples problemas domésticos corriqueiros levam muitos casais a pensarem em divórcio, sem medir as consequências.

Assim sendo, podemos afirmar que aqueles que comemoraram a simplificação na “lei do divórcio” (melhor seria dizer “lei do concubinato”, ou talvez “lei do amor livre”, como na antiga União Soviética) festejaram, no fundo, uma simplificação que destrói “instantaneamente” a família.

Com efeito, segundo estudo da competente psicóloga e pesquisadora social norte-americana Judith Wallerstein, o aumento do número de crianças com problemas psicológicos e psíquicos, bem como de adolescentes que entram no mundo do álcool e das drogas, é devido à separação dos pais. Ela afirma: “Ser filho de um casal que se separou é um problema que nunca cessa de existir […]. Casais que vivem numa situação conjugal difícil deveriam considerar seriamente a possibilidade de continuarem juntos pelo bem dos filhos […]. Para uma criança, a vida pós-divórcio é incrivelmente difícil […]. Está provado também que filhos de casais separados sofrem mais de depressão e apresentam maior dificuldade de aprendizado”.

Ademais, a terapeuta americana demonstra em seu livro The Unexpected Legacy of Divorce, fundamentado em centenas de entrevistas, que o divórcio gera um tão grande trauma nas crianças e adolescentes, que produz gerações de adultos com problemas mentais. “Karen, uma das minhas entrevistadas, numa frase de cortar o coração, assim expressou seus sentimentos: ‘O dia em que meus pais se divorciaram foi o dia em que a minha infância acabou’”.

Em seu livro — que obteve grande reconhecimento nos Estados Unidos e chegou a ser tema de capa da revista “TIME”, 25-9-2000 — a autora analisa um grupo de filhos de divorciados em torno dos 40 anos. Destes, apenas 30% se casaram. E daqueles que o fizeram, 50% já se divorciaram. Esses dados estatísticos se repetem em estudos semelhantes de outros autores.

* * *

Aviso aos navegantes: aqueles que “sonham” com o divórcio, saibam que essa desdita equivale a embarcar num “navio fantasma”, numa grande ilusão povoada de pesadelos, com filhos depressivos, com problemas na escola e com propensão a afundarem no mundo das drogas. Portanto, para salvar suas famílias do naufrágio, não permitam que elas sejam atingidas pela bomba divorcista.

Detalhes do artigo

Autor

Paulo Roberto Campos

Paulo Roberto Campos

214 artigos

Jornalista (MTB 83.371/SP), colabora voluntariamente com a Revista "CATOLICISMO" (mensário de Cultura e Atualidades) e com a "ABIM" (Agência Boa Imprensa).

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados