Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Faleceu Monsenhor José Luiz Marinho Villac


Na primeira hora deste sábado, dedicado a Nossa Senhora e véspera de Cristo Rei, quis Nosso Senhor chamar para junto de si o Monsenhor José Luiz Marinho Villac. (*)

Basílica de Nossa Senhora do Carmo, São Paulo, 1° de dezembro de 1957.

Acima e abaixo, fotos da ordenação sacerdotal do então Diácono José Luiz Marinho Villac, de quem o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira foi Padrinho de Ordenação.

O neo-Sacerdote apresenta suas mãos, ainda perfumadas pela Unção Sacerdotal, ao ósculo de seu Padrinho. E por uma providencial coincidência, foi o então Cônego José Luiz Villac quem deu a extrema-unção ao Prof. Plinio, em outubro de 1995, após décadas de valoroso apoio à TFP.


O sacerdócio tem nas mãos um fogo sagrado, que é o creme dos cremes do apostolado

Plinio Corrêa de Oliveira

(…) Bem, aí é rezarmos, desejarmos e compreendermos a potência do que os senhores têm na mão! Os senhores têm na mão um verdadeiro fogo sagrado! Uma coisa incomparável! Celeste! O povo olha para os senhores com uma veneração, com uma admiração da qual talvez os senhores não tenham uma noção exata. Em parte porque o povo está muito perdido e portanto não deixa transparecer a influência que uma palavra dos senhores tem. Mas tem muita! E ainda hoje eu tenho certeza que se houvesse um Papa que convocasse um Concílio para pôr em ordem todas as coisas, a Revolução não continuava o caminho! Disso eu estou certo!

Agora, no íntimo dos senhores eu acho ultra necessário, aconselhável, que procurem estar ao par – fazer o que fazem – acompanhar os acontecimentos políticos, sociais, econômicos, conhecer a mentalidade dos seus paroquianos sobre esses pontos, para, tendo que tratar disso – e não tratar tão raramente – baterem no ponto certo, e tocarem a coisa como deve ser. Mas, o creme, propriamente o creme é o efeito próprio, direto dos sacramentos, da vida interior, da piedade, a manutenção da Igreja nas condições adequadas, o culto todo. Isto é o creme dos cremes.

Um dos senhores me dirá: “Mas, então, por que o Sr. não foi ser Padre?!”

Eu tenho convicção íntima – nem sei de quando ela data! – de que não deve ser isto. E que eu estou fazendo o que devo. Mas isto não me impede de ter toda essa veneração ultra profunda pelo sacerdócio, pela importância do sacerdócio, etc.

Fonte: https://www.pliniocorreadeoliveira.info/DIS_EXT_900925_sacerdocio.htm

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados