“Costa Concórdia”, Titanic do século XXI: presságio de um fim de época?

Com passageiros na proa,
pouco antes do final:um símbolo de nossa época?

O afundamento do “Costa Concordia” rememorou na Europa os tristes presságios levantados pela perda do “Titanic”, escreveu Ben Macintyre, do diário “The Times” de Londres, reproduzido pelo “The Australian“.

Sir Osbert Sitwell viu na tragédia do transatlântico inglês, ocorrida em 14 de abril de 1912, um “símbolo de uma sina que se avolumava sobre a civilização ocidental”. E, de fato, não muito depois, a I Guerra Mundial arrasaria o continente europeu, pondo fim à sua rica, requintada e irrefletida Belle Époque. Foi o fim de uma época.

Émulo do “Titanic” que “nem Deus afundava”,
jaz semi-afundado.

Hoje, no momento em que a União Europeia naufraga num mar de dívidas, na incerteza política e na instabilidade social, o desastre do luxuoso cruzeiro italiano inspira presságios não menos convidativos à reflexão.

Neste ano em que vai se decidir se o euro afunda ou se permanece à tona, o “Costa Concordia” surge como uma alegoria perfeita da extravagância financeira e da artificialidade da imensa construção europeia.

Um enorme palácio flutuante, de um luxo que faria o “Titanic” ser considerado quinquilharia; de ostentação e gosto discutíveis, mas não por isso menos impressionantes para os nossos dias; esse foi o maior cruzeiro que a Europa da era UE conseguiu construir. Custou o faraônico preço de 572 milhões de euros e foi acabar se desventrando nos recifes de uma simples e poética ilha toscana.

Os desastres – escreveu Macintyre – marcam de um modo poderoso as curvas da História. E assim como o desaparecimento do “Titanic” soou como um gongo para a era vitoriana, o fim do “Costa Concordia” poderia marcar simbolicamente o fim de uma época tão confiada quanto insegura como a nossa.

Construir um mundo de prazeres
sem Deus, aonde leva?

Em 1912, G. K. Chesterton viu no afundamento do “Titanic” a punição da “modernidade”, de uma era orgulhosa que se auto-adorava num navio fruto de suas mãos e supostamente impossível de afundar, e que acabou reduzido a nada pela natureza que ele acreditava ter dominado para sempre.

O “Costa Concordia” – pergunta Macintyre – pressagiará uma mudança de época comparável, trará uma advertência ou uma eventual punição à obsessão por uma modernidade que adora as velocidades, as construções babilônicas e o luxo “globalizado”?

Acrescentamos nós: uma “modernidade” que pretende atingir o céu desconhecendo a própria moral natural e desafiando as leis do Criador?

Esta é uma questão que está no cerne dos anúncios do Céu como os de La Salette e Fátima, por exemplo, e que vai ser tratada na próxima conferência do IPCO.

 

14 COMENTÁRIOS

  1. ATEU SEMPRE :

    O VERDADEIRO DEUS DESSE MUNDO É O DINHEIRO, SÓ PQ UM CAPITÃO FEZ UMA BOBAGEM, UMA MANOBRA INFELIZ Q CULMINOU NA DESTRUIÇÃO DO NAVIO, OS IMBECIS RELIGIOSOS JÁ ACHAM Q FOI CASTIGO DE “DEUS”, COMO FOI NO CASO DO TITANIC, SOMENTE O DINHEIRO FAZ AS COISAS MELHORAREM, SOMENTE O DINHEIRO ACABA COM A FOME DE ALGUEM DE VERDADE, SOMENTE O DINHEIRO MUDA A VIDA DAS PESSOAS PRA MELHOR E É SABENDO DISSO Q A IGREJA CATOLICA E OS PASTORES ESTÃO CADA VEZ MAIS RICOS. QUER FAZER O BEM? DOE COMIDA, OU ROUPA A ALGUM MORADOR DE RUA, OU DOA DINHEIRO ALGUMA INSTITUIÇÃO TIPO Q CUIDA DE PESSOAS COM CANCER, NÃO PERCAM SEU TEMPO FAZENDO ORAÇÃO PQ UMA ORAÇÃO É UM MEIO DE VC FAZER ALGUMA COISA POR UMA PESSOA E PENSAR Q ESTÁ AJUDANDO, QUANDO NA VERDADE VC NÃO FEZ ABSOLUTAMENTE NADA!!!

    Para você se considerar um ateu,em primeiro lugar,não se pode acreditar em um deus,mas você acredita no “deus” dinheiro,isto já te desfavorece e desclassifica como ateu.Em segundo lugar,não adianta não acreditar em DEUS, ele não vai deixar de existir só porque você não acredita.Se toda, eu disse toda a humanidade, de repente resolvesse não acreditar em DEUS, ainda assim ele existiria, pois nós existimos segundo sua vontade:”Faça-se o homem a minha imagem e semelhança, PARA QUE SE DISTINGUE DOS ANIMAIS” Você,ou nós todos, sem DEUS não somos nada, mas DEUS sem nós continuará sendo DEUS. E quanto as orações,nós católicos rezamos mais ainda por pessoas como você, pois DEUS, misericordioso como só ele o é,estenderá sua misericórdia aos mais miseráveis da terra, mesmo que você não se encaixe aí, pois deve ser alguém muito rico,peço a DEUS,que é meu e seu, que te guarde em suas chagas,e quando você mais precisar ele estará ao seu lado lhe amparando e lhe amando como bom pai que ele é.Amém.

     
  2. Ei,como vocês são bobos,já não tem o filme TITANIC,POSEIDON ETC,então,fazem tambem o filme COSTA CONCORDIA ,até o nome ja e chamativo.seria um susseso

     
  3. eu brinco com o nome de deus so um pouco de vez em quando mas eu n mereço ser castigado por isso to certo ou errado O “Titanic” só afundou porque eles desafiaram Deus to certo ou errado?

     
  4. Gente vcs sabem que é sacanagem ficar 1 ano fora de casa por uma viagenzinha de navio poxa mas vale a pena eu desenho o titanic faz anos e anos sempre sonhei em andar em um desse,é verdade gente, Eu vo ver o titanic pela primeira vez na vida muito bom pra mim e pra vcs?…

     
  5. Gente o Titanic só afundou porque todos os passageiros desafiaram Deus e com o nome de Deus ninguem se brinca mas agora que vai contruir outro titanic é sacanagem ficar 1 ano fora de casa nessa viagem né gente.

     
  6. O VERDADEIRO DEUS DESSE MUNDO É O DINHEIRO, SÓ PQ UM CAPITÃO FEZ UMA BOBAGEM, UMA MANOBRA INFELIZ Q CULMINOU NA DESTRUIÇÃO DO NAVIO, OS IMBECIS RELIGIOSOS JÁ ACHAM Q FOI CASTIGO DE “DEUS”, COMO FOI NO CASO DO TITANIC, SOMENTE O DINHEIRO FAZ AS COISAS MELHORAREM, SOMENTE O DINHEIRO ACABA COM A FOME DE ALGUEM DE VERDADE, SOMENTE O DINHEIRO MUDA A VIDA DAS PESSOAS PRA MELHOR E É SABENDO DISSO Q A IGREJA CATOLICA E OS PASTORES ESTÃO CADA VEZ MAIS RICOS. QUER FAZER O BEM? DOE COMIDA, OU ROUPA A ALGUM MORADOR DE RUA, OU DOA DINHEIRO ALGUMA INSTITUIÇÃO TIPO Q CUIDA DE PESSOAS COM CANCER, NÃO PERCAM SEU TEMPO FAZENDO ORAÇÃO PQ UMA ORAÇÃO É UM MEIO DE VC FAZER ALGUMA COISA POR UMA PESSOA E PENSAR Q ESTÁ AJUDANDO, QUANDO NA VERDADE VC NÃO FEZ ABSOLUTAMENTE NADA!!!

     
  7. Com certeza, o homem não se dobra diante do poder de Deus . O titanic moderno sucumbiu num mar calmo , tranquilo, cheio de parafernália instrumental ( GPS e outras mais) Pois não deram glória ao Santo Deus. Muitos humanos passando fome e uma diária num navio deste? uma fortuna que um operário não ganha em um ano.Isto é só o começo, virão dias tais que os que confiam em suas riquesas irão chorar e lamentar , por não ter seguido os mandamentos da Igreja.

     
  8. CREIO que o AFUNDAMENTO deste luxuoso transatlântico COSTA CONCORDIA esteja a pressagiar o fim da UNIÃO EUROPÉIA, que é unida em termos de eliminar o SANTO NOME de JESUS da sociedade de EUROPA como um todo. A IMPLANTAÇÃO DO ABORTO e UNIÃO HOMOSSEXUAL são exemplos da decadência moral e sem princípios destas nações e o preço por esta desobediência diante do NÃO CUMPRIMENTO dos MANDAMENTOS das LEIS de DEUS é alto. SÓ NÃO DÁ PARA VISUALISAR

     
  9. Este artigo evidencia muito bem não só a europa com suas leis que contrariam o Direito Natural, mas o Brasil, que também caminha para um naufrágio. Há um divorcio entre o Brasil verdadeiro, dos que trabalham, com o dos politicos e burocratas que é outra coisa. Saudades da monarquia brasileira que na época, por exemplo, possuia uma carga tributária com só dois impostos. Hoje com normas feitas ao gosto dos revolucionários tornou a vida insuportável: mas do mesmo jeito que há 2012 anos, quando Jesus pregou e muitos não o seguiram, o carnaval vem aí e muita gente está mais preocupada nas relações sexuais e a assistir o Big Brother na TV do que com o destino da nação.

     
  10. TExto muito bem esccrito,idem reproduzido.
    De fato a humanidade tem-se auto “firmado” esquecendo-se de sua intrinseca fragilidade que a deixa,somente,na condição de semelhante,jamais igual!
    A adoração aos ” deuses”,principalmente o do consumoccom prazer desenfreado,luxo e luxúria anexos,sem deixar espaço para ELE que tudo vê e tudo comanda,desagua nessas tragédias.
    Fosse o homem um pouco mais atento a si próprio,veriaq ue sua semelhança carrega arrogancia e sensação de invulnerabilidade,mesmo sem, de fato,te-la.
    Donde mister se faz que, estando em Espirito Santo, entenda que Deus não abre mão de sua Onipotencia paraa satisfazer homens,na mioria maus.
    Quanta falta de sabedoria tem acompanhado a humanidade!
    Certamente que os simbolos que atentam contra Deus e servem aso tais “deuses”,facilmente são extirpados.
    Durante as reportagens sobre o citado naufragio, ficou evidente que o covarde comandante estava na cabine de comando ,mas não comandando.Estava em atos libidinosos,curtindo a luxúria com uma mulher da tripulação.Ambos a serviço do que OBEDECE DEUS mesmo sem querer e desejand0o Seu lugar. O famigerado satanás que age para tudo roubar,matar e destruir.
    Ainda tem quem cultue esse bicho!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
    So rindo muito,ou chorando e intercedendo por essa humanidade pérfida e néscia.

     
  11. Eu já li muito sobre as aparições e em todas elas o que mais Nossa senhora pede é para se rezar muito o que não é para menos pois o que está reservado para a humanidade passar em questão de tribulação é muito grande e o que a humanidade está a passar hoje é café pequeno. Eu tenho o livro do Padre Paul Kramer, que é um verdadeiro documentário sobre as aparições de Fátima e o que está acontecendo há séculos nos bastidores da Igreja é muito grave e quanto mais a Igreja piorar na sua crise mais o mundo inteiro caminhará para um abismo sem volta.

     
  12. A felicidade que se baseia na ilusão de que nesta terra obter-se-á renunciando os deveres para com Deus é uma ilusão tão grande quanto àquela que buscavam os viajantes do Titanic/Concordia.

     
  13. No jornal “Corriere della Sera” – um dos mais importantes quotidianos italianos – de hoje (31 de janeiro de 2012), pode-se ler o seguinte título logo abaixo do nome do jornal: Il naufragio della Concordia affonda un’epoca (O naufragio do Concordia afunda uma época). É preciso acrescentar algo?…

     

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome