O socialismo autogestionário em vista do comunismo barreira ou cabeça-de-ponteÉ bom lembrar, de quando e quando! Fala-se tanto dos feitos dos brasileiros. Aqui vai um, que certamente muito merece recordar.

Corria o fim de 1981. O famosíssimo líder francês François Mitterrand tinha sido eleito presidente da França. Logo lançou, com grande ênfase, um novo e péssimo paradigma esquerdista mundial e uma nova grande moda internacional: a autogestão socialista. Alguma reação contra esse absurdo era preciso haver. Era o momento para, como dizia Camões, haver “mais cristãos atrevimentos” e houve.

Dr. Plinio avaliou a gravidade da situação; então, escreveu e publicou o documento “O socialismo autogestionário: em vista do comunismo, barreira ou cabeça-de-ponte?” (fac-simile da capa ao lado), que assinou como autor juntamente com as TFPs de 13 países, formando um encarte de seis páginas, que a seguir foi publicado nos principais jornais em 52 países e recebeu repercussões de 114 nações.

O estudo do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira impressiona por seu conteúdo, por sua análise meticulosa da documentação do Partido Socialista, por sua lógica férrea em dissecar as proposições socialistas, levando-as até seus últimos desdobramentos. O autor toma como critério de análise o ensinamento do Magistério tradicional da Igreja, do qual cita os textos pertinentes”.1

Plinio Corrêa de Oliveira
Plinio Corrêa de Oliveira

Traduzido para diversas línguas, foi estampado no “Washington Post”, nos Estados Unidos; Frankfurter Allgemeine, na Alemanha; “Il Tempo”, de Roma; “La Vanguardia”, de Barcelona, etc., num total de 34 jornais de grande importância pela tiragem e pela influência na imprensa ocidental. Tiragem total: 33,5 milhões de exemplares. Sim, 33,5 milhões de exemplares. Um golpe monumental no socialismo autogestionário.

E na França? Tinha sido acertada a publicação do documento, com dois importantes diários que tinham mesmo estampado um anúncio em suas próprias páginas, mas foi inexplicavelmente suspenso o que foi tratado. Tudo leva a crer que o Partido Socialista francês não tinha outra saída senão impedir a difusão. Saiu no mundo inteiro, mas não saiu na França.

As reações do governo francês foram decepcionantes, pois em vez de dar uma resposta à altura, indo ao mérito do texto publicado por Dr. Plinio e travando uma polêmica elevada, limitou-se a usar uma adjetivação pesada, chegando, entretanto, uma fonte do Ministério das Relações Exteriores a declarar que “neste gênero de situações …. sempre é mais conveniente não dizer nada”. 2 Nós sabemos por que!

Nós estamos mais bem interessados em saber quem ou o que se acha por detrás dessa publicação”, declarou um porta-voz do Elysée”.3 Resposta fácil, a bem dizer! Ora, quem está por detrás das 13 TFPs que publicaram a famosa Mensagem, era Plinio Corrêa de Oliveira, que viu o perigo, redigiu o documento, articulou as 13 TFPs que a firmaram, e deu sua esclarecida voz de comando para a magna campanha que se iniciava!

MitterrandDiante da impossibilidade de publicar na França,pois não o queria o poder vigente,“as 13 TFPs divulgam, a partir de 25 de fevereiro de 1982, um comunicado, redigido igualmente pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, intitulado na França O Punho Estrangulando a Rosa. O título é uma alusão ao símbolo do Partido Socialista francês: um punho – mais bem feito para o boxe – que segura uma rosa. Um punho agressivo e bruto, que parece incompatível com a flor”.4

Qual o resultado desta grande campanha? O socialismo autogestionário, sem dúvida novo paradigma para a revolução universal e menina dos olhos do Governo Mitterrand, ficou inviável.

François Mitterrand
François Mitterrand

Não muito tempo depois, o comunismo entrava em fase de metamorfose, com a queda da Cortina de Ferro e do Muro de Berlim. Não se sabe o que poderia suceder se nessa metamorfose pudesse entrar com facilidade o paradigma da autogestão! Esta chance a esquerda não teve.

Publicamos esta matéria para, como dizia Dr. Plinio, evitar as prescrições da História. A correlação de forças entre Dr. Plinio e Mitterrand salta à vista e não poderia ser maior. Aquele, um simples particular, e este, o presidente de uma das grandes potências mundiais. Um dos grandes do mundo.

Dr. Plinio fez o que fez, por amor ao Catolicismo e à Civilização Cristã, e a Nossa Senhora, de quem sempre foi incondicional devoto. Imitemo-lo!

__________________________

1 “Um Homem, uma Obra, uma Gesta”, Ed. Brasil de Amanhã, São Paulo, 1988, pp. 287 a 297.

2 “Jeune Afrique, Paris, 3-3-82.

3 “Um Homem, uma Obra, uma Gesta”, op. cit., p. 294

4 – “Um Homem, uma Obra, uma Gesta”, p. 295.

 

1 COMENTÁRIO

  1. O Digno Dr.Plinio Corrêa de Oliveira deixou amplos conhecimentos e de grande valor como princípios que devem ser seguidos como uma herança ética e moral que seus admiradores devem respeitar e defender ao longo de suas vidas.
    Desta sabia matéria que foi elaborada na sua época e que teve repercussão mundial tive oportunidade de vivenciar em 1982/83 na cidade de Paris as atividades afoitas que a esquerda tutelada pelo Partido Comunista desenvolviam “pela autogestão” sendo este o primeiro passo dado por François Miterrand para subverter à França inteira. Nessa época eu trabalhava na área de inteligência e tinha entrado em Paris proveniente da Dinamarca justamente atrás de algumas informações sobre atividades de grupos terroristas de origem francesa “Action Direct” integrado em sua maioria por anarquistas.
    Dentre essas informações estava o sequestro de um outro agente efetuado sob a autopista em direção a París-Saint Germain, levaram a uma unidade de saúde da Prefeitura de París, onde uma equipe médica ia a retirar seus rins para serem transplantados em uma agente da KGB,(russa)que aguardava o “doador” nesse Hospital, primeiro tentaram matar dando um sedativo para depois executarlo não conseguiram isto porque quando era acompanhado por um dos terroristas teve luta corporal e este agente escapou, de volta em Dinamarca presentou o relatório para o Dansk Politiet Efterretning Tjeneste (Serviço de Inteligência Policial) em Copenhague.
    Esse é o Comunismo, é uma desgraça que se alastra pelo mundo Deus Salve e Nossa Senhora sempre ilumine ao IPCO.

     

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome