D. Thomas J. Paprocki, bispo de Springfield, Illinois, EUA
D. Thomas J. Paprocki, bispo de Springfield, Illinois, EUA

O bispo de Springfield (Illinois), D. Thomas J. Paprocki, apoia claramente os sacerdotes que negam a Comunhão aos políticos que se declaram católicos mas cooperam com projetos contrários aos ensinamentos da Igreja. 

O site “Lifesitenews” noticiou que o bispo ratificou plenamente a decisão de um sacerdote diocesano que recusou a Eucaristia ao senador Dick Durbin. Este político sustenta a associação abortista Naral Pro-Choice. 

O editorialista católico Matt Abbot divulgou que o escandaloso senador “foi informado há anos pelo responsável da paróquia do Santíssimo Sacramento de Springfield que não podia receber a Santa Comunhão em virtude do cânon 915 do Código de Direito Canônico”. O senador acatou a proibição. 

O cânon 915 (equivalente a um artigo dos nossos Códigos) estabelece textualmente que “não devem ser admitidos à Sagrada Comunhão os excomungados e os interditados após a imposição ou declaração da pena, e aqueles que obstinadamente persistam num manifesto pecado grave”. 

O cumprimento desta norma legal provoca debates e até ira na mídia e nos inimigos da Igreja. Também não é bem aceito por certos bispos da linha “progressista” ou amigos de governos de esquerda, que argüem por vezes um falso senso de caridade ou de misericórdia.

A doutrina genuína da Igreja responde – explica “LifeSiteNews” – que negar a Eucaristia àqueles que estão em pecado grave é autêntica caridade, pois impede que o pecador público pratique um sacrilégio merecedor da perdição eterna. 

Além do mais, afasta o povo cristão do escândalo. 

No Vaticano, o Cardeal Raymond Leo Burke, Prefeito da Signatura Apostólica – máximo órgão de Justiça, comparável ao Supremo Tribunal Federal – também sublinha que negar a Comunhão em tais casos é um ato de “caridade pastoral” pelas razoes expostas.

Este cânon era outrora universalmente respeitado, inclusive pelos anticatólicos. Porém, aplicá-lo hoje virou um ato de coragem para bispos e sacerdotes, os quais sofrem até ameaças de destituição do cargo por grupos exaltados ou outros eclesiásticos “progressistas”; são também alvo de pressões políticas da parte de elementos mancomunados com a subversão no seio da Igreja.

Por isso – acrescenta “LifeSiteNews” – são poucos os bispos como D. Paprocki. Mas os que agem como ele neste ponto são verdadeiros ministros de Jesus Cristo, cheios de amor pelo seu Santíssimo Corpo e pela salvação das almas. E apontam a verdadeira estrada do futuro da Igreja.

 

11 COMENTÁRIOS

  1. A Igreja nunca impede ou condena uma pessoa. Quando ela toma uma atitude severa com relação à doutrina e aos sacramentos, ela dá a chance ao pecador rever sua vida e buscar a mudança. Parabéns ao bispo, que teve a coragem de tomar esta atitude digna. Daqui a alguns anos serei padre e quero ter a coragem de tomar atitudes como a deste bispo para haver realmente a conversão dos cristão a partir da verdade

     
  2. Não há caridade sem verdade.
    Não há caridade sem verdade.
    Não há caridade sem verdade.

    Portanto, PARABÉNS, SENHOR BISPO!
    Viva o Código de Direito Canônico!
    Viva a Sã Doutrina da Católica e única Igreja de CRISTO!
    Viva Maria e, sobretudo, glória a DEUS!!!

     
  3. È louvável esta atitude na religião católica,necessáriamente todos os Sacerdotes deveriam tomar esta atitude pois só assim o mal não se instalaria consequentemente nos cristãos.Não só nos políticos, médicos, pessoas públicas, mas que rigorosamente uma lei canõnica deveria expor a excomunhão de pessoas que praticassem, cumplices ao aborto, a eutanásia e outros casos aberrantes do pecado. Salve ao bem. Combater o mal!

     
  4. Parabéns pela posição tomado pelo Bispo D. Paprocki.
    Seria importante que a mesma posição fosse tomada aqui ni Brasil, para os que trabalham contra os valores cristãos, tais como, aborto, união homossexual, corrupção, entre outras, não pudessem participar de cerimonias no altar.

     
  5. ESTÁ DE PARABÉNS ESSE SR. BISPO. NÃO SE TRATA DE PRECONCEITO E NEM ELITISMO. E SIM, DE UMA OBEDIÊNCIA ÁS NORMAS JURIDICAS DA SANTA MÃE IGREJA: O CÓDIGO CANÔNICO E SE ELE FOI ESCRITO É PARA SER CUMPRIDO. TAL ATITUDE DEVERIA SE CUMPRIDA AQUI TAMBÉM AQUI NO BRASIL. QUEM NÃO DUVIDA QUE POLITICOS CORRUPTOS E LADRÕES NÃO SE APROXIMAM DA MESA EUCARÍSTICA?

     
  6. Parabems para D. springfield, pela sua coregem pelo AMOR sincero e fiel a nosso senhor JESUS CERISTO. estarei em oracoa constate por voce Don springfield.
    Que DEUS te Proteja, e que luz do Espiritu Santo te guie e Ilumine.

     
  7. Graças a Deus que ainda temos verdadeiros sacerdotes, que não se vergam ante a ira do inimigo, é um oásis no deserto, é um sentimento de “avante”, vamos á luta, porque a vitória é certa.AMÉM.

     
  8. Os católicos precisam ter atitudes positivas como esta, chega de ficar na defesa esperando qual será o próximo passo do inimigo de nossas almas, devemos prosseguir firmes nas nossas convicções. Quem não comunga com o Cristo está fora do reino de Cristo. Está mais que na hora de deixar de fora o joio. Algumas pessoas estão acostumadas a falarem o que querem da Igreja de Cristo e sentarem nos bancos das Igrejas como se fosse a cadeira de um clube social e receberem a Eucaristia como um simples pedaço de pão, precisam entender que tem que ter maturidade na fé e viver o Batismo como verdadeiros filhos de Deus. A paz de Cristo esteja com todos. Salve Jesus e Maria!

     
  9. Parabenizo com louvor o Bispo D. Paprocki por ser muito iluminado,cheio do Espírito Santo, um Ministro de Jesus Cristo na verdadeira acepção da palavra.
    Todos nós somos pecadores, mas é preciso que haja uma verdadeira conversão, de dentro do nosso coração prá fora e como fruto da eucaristia que provoque em nós uma tomada de consciência, uma mudança de vida. O nosso coração precisa estar preparado para receber o CORPO, SANGUE, ALMA E DIVINDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, o Rei dos Reis,
    Aquele que é Onipotente, Onipresente e Onisciente; Aquele que é o CAMINHO, o único caminho … VERDADE E VIDA. AMÉM!

     

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome