Câmara Municipal de Blumenau aprova moção de repúdio contra a peça Jesus Cristo Superstar

Filipe Rosenbrock – Farol Blumenau

Câmara Municipal de Blumenau
Câmara Municipal de Blumenau

Segundo a redação da moção, o espetáculo Jesus Cristo Superstar constitui “uma verdadeira violência contra o cristianismo”

Na Sessão Ordinária da quinta-feira  do dia 13 de março último, a Câmara de Vereadores [Blumenau/SC] aprovou uma moção de repúdio a peça teatral Jesus Cristo Superstar, financiada com recursos públicos. A proposição da Moção Nº 37/14 é de autoria do vereador Mário Hildebrandt e foi aprovada por parte do parlamento após muita discussão.

Segundo a redação da moção, o espetáculo Jesus Cristo Superstar constitui “uma verdadeira violência contra o cristianismo, pois apresenta uma versão deturpada da história”. A obra de R$ 5,7 milhões foi financiada pela Lei Rouanet, que permite a destinação de impostos de empresas para uma determinada peça cultural.

Destinatário errado?

A bancada do Partido dos Trabalhadores, vereadores Adriano Pereira e Vanderlei Paulo de Oliveira, se posicionou contra a moção. Oliveira, líder do bloco, orientou o voto contrário pois, segundo ele, o Ministério da Cultura e a ministra Marta Suplicy não tem responsabilidade sobre a autorização da captação.

Quem também votou contra e justificou foi Ivan Naatz (PDT). Segundo ele, o estado é laico e os religiosos querem dizer o que é certo e o que é errado. Marcos da Rosa (DEM) saiu em defesa da Moção justificando que a liberdade não pode ser confundida com o financiamento de peças que, segundo ele, ridicularizam o cristianismo.

Fonte: http://www.farolblumenau.com/2014/03/camara-aprova-mocao-de-repudio-contra-peca-jesus-cristo-superstar/

 

16 COMENTÁRIOS

  1. Carlos Miguel,

    Aurélio: hoje é que eu vi o comentário do tal de Carlos Miguel. Acho que ele não sabe ler. Ou se sabe não entende patavina do que lê. Imagine eu, Ministro da Eucaristia, católico praticante ser a favor de uma porcaria dessas! Esse cara deve ser petralha enrustido!

     
  2. Parabéns à Câmara de Vereadores de Blumenau, mostra que ainda temos
    pessoas que vale a pena.se você acredita num país melhor não votem
    no PT, por favor.

     
  3. Aurélio e Amaro, vocês deveriam ter mais amor e temor a Deus. Pelo que parece, vocês devem estar vibrando com a apresentação da peça, enquanto nós, amantes do criador, protestamos contra a apresentação de uma peça infame, autorizada pela ministra da cultura que de Amor a Deus ela não tem nenhum.

     
  4. Decisão reveladora de atraso cultural.
    O estado e a religião devem estar separados, é um absurdo que um orgão politico seja uma extensão de uma religião.
    Mentalidade da idade média é o que este ato revela.
    Repetem os mesmos erros fundamentalistas que a igreja católica cometeu e que levaram a criação do protestantismo.
    Gente sem cultura que no Sec. XXI pensa como no Sec. XVI

     
  5. COMO DISSE LULA, OS BRASILEIROS PENSAM COM O ESTÔMAGO E NÃO COM O CÉREBRO. MAS GRAÇAS A DEUS AINDA EXISTEM PESSOAS QUE COLOCAM DEUS ACIMA DE TUDO, ONDE ELE TEM QUE ESTAR. OS PTRALHAS TRABALHAM P O DEMÔNIO E NÓS PODEMOS PERMITIR ISSO.

     
  6. É bom lembrar que a ínclita e festejada ministra Marta Suplicy teve vetado pela 5a. Vara da Seção Judiciária do Maranhão, edital de promoção da “cultura negra” por motivos de racismo contra as demais etnias que constituem nossa nação. Agora tentam blindá-la alegando que não tem responsabilidade sobre a captação dos recursos que sustentam a apresentação dessa execrável peça. Mas, será que não tem responsabilidade que esses recursos venham a ser usados com o evidente objetivo de agredir convicção religiosa, o que é inconstitucional? O curioso é que o alvo do alegado laicismo sempre é o cristianismo, nenhuma outra crença. Ora, estado laico não significa de maneira alguma (será que algum juiz federal terá de chamar a atenção da Exma. Ministra para isso também?) que o governo deva concorrer de qualquer forma para fomentar ações que visem vilipendiar qualquer crença religiosa que seja. Certamente a ministra acredita que acompanhando as iniciativa de minorias esdrúxulas e barulhentas, sejam quais forem, estará contribuindo para a sua perpetuação no poder, junto ao grupelho a que pertence? O presidente francês François de Hollande também pensou assim e deu a maior força ao movimento LGBT e o que aconteceu? Colheu uma fragorosa derrota nas eleições municipais de 30.03.14! Quanto aos vereadores do PT e PDT contrários à moção, é compreensível pois devem ser fiés ao partido até para defender e endeusar gatunos do erário condenados pela justiça. Duvido que se sintam confortáveis nesse trabalho sujo, mas são obrigados a fazê-lo, em nome dos seus partidos. Em fins de março último, por ocasião de levante no campus da Universidade Federal de Santa Catarina contra a Polícia Federal que lá deteve algumas pessoas por suspeita de uso ou tráfico de narcóticos, o Sr. Delegado da Polícia Federal, ferozmente atacado, com muita propriedade intitulou os deputados estaduais do PT que acorreram em socorro da reitora adepta do “maconhódromo” lá instalado de “papagaios de pirata”, sempre prontos a defender e repetir o que o “patrão” acha certo, para colher dividendos políticos em benefício próprio, é claro.

     
  7. Como sempre, e segu8ndo ordens do bando lá de cima, os petralhas são simples maquinas de votar o que os demonios querem, e nada mais….E pos isso somente, são considerados desalmados…..sim ples robozinhos…….Precisamos descobrir qual o fio certo para desligá-los e virarem gente….

     
  8. Julguei, que não o País não contasse com Poder Publico que ainda reconhecessem os valores da família e temor ao Senhor, mas posso dizer, que existe ao menos uma cidade, através da Camara Legislativa de Blumenau, Parabéns pela iniciativa

     
  9. Muito bem Aurélio. Essa gente pensa que pode tudo e que estão acima da Lei. Não valem a sombra que fazem, e nem merecem minha confiança à distância de minha cuspida!!! As minorias de hoje querem inverter a pirâmide e apoiá-la pelo vértice! Chega de esculhambação em nome de estado laico. O respeito sempre devera existir em uma nação civilizada; não aquela que destrói o trabalho dos outros em nome de uma falsa liberdade!

     
  10. “Os religiosos querem dizer o que é certo ou errado” – devem dizer o que é certo ou errado e se não dizem, estão omitindo. Mas as autoridades estão prevaricando, embora o estado seja laico, mas toda autoridade vem de Deus (Rm 13,1 e sob sua ótica deve ser exercida o seu mandato.

     
  11. Parabéns pela iniciativa e pela aprovação da moção de repúdio. Os que argumentam contra a moção não podem alegar que o Estado é laico. Se assim devesse ser, não poderia ter financiado a peça de teatro claramente de cunho religioso, pois assim o definem os próprios atores.

     
  12. Essa é a mentalidade do “estado laico”, em nome dele pode-se fazer qq coisa para destruir valores consagrados no Decálogo, que é o marco entre a barbárie e a Civilização.
    E a Hierarquia Católica, que deveria ser a guardiã desses valores, cala-se vergonhosamente.
    Estão de parabéns os blumenauenses, que ainda possuem na sua Câmara Municipal representantes dignos de um povo civilizado.

     

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome