Como Che Guevara assassinou um menino

“Papai, eu queria confessar que agora eu descobri que realmente gosto de matar.” Che Guevara (apud BRAVO, 2004, p.136)

“Não preciso de prova para executar um homem – apenas de prova acerca da necessidade de executá-lo.” Che Guevara (apud ORTEGA, 1970, p.179).

che guevara

Conforme já divulgamos, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) dispôs que os escritos de Ernesto Che Guevara sejam incluídos no Programa Memória do Mundo, ou seja, como “Patrimônio da Humanidade”. Segue abaixo um relato de Pierre San Martín sobre o tipo de homem que a ONU homenageia.

***

Pierre San Martín

Aconteceu durante os últimos dias de dezembro de 1959; na escuridão da cela, dezesseis de nós dormiam no chão, enquanto outros dezesseis ficavam de pé, para que então pudessem descansar. Mas ninguém pensava nisso. Pensávamos somente no fato de estarmos vivos e que isso era o mais importante. Vivíamos hora por hora, minuto por minuto, sabendo que qualquer segundo poderia ser o último.

Certa manhã, o som o horripilante daquela porta de aço enferrujado quando abria nos pôs de pé, e os guardas do Che empurraram um novo prisioneiro para dentro da cela. Era um menino, talvez com uns 12 ou 14 anos. Seu rosto estava machucado de sangue. ‘O que você fez?’, perguntamos-lhe, horrorizados. ‘Tentei defender o meu pai’, balbuciou o menino sujo de sangue. ‘Mas eles o mandaram para o paredão'”.

Todos se entreolharam como se para encontrar as palavras certas a fim de consolar o menino, mas não as encontramos. Estávamos cheios de nossos próprios problemas. Havia dois ou três dias que não executavam ninguém, e tínhamos cada vez mais esperança de que isso chegaria ao fim. As execuções são cruéis, tiram a vida quando você mais precisa dela para si e para outrem, sem levar em consideração seus protestos ou desejos.

Nossa alegria não durou muito. Quando a porta se abriu, chamaram 10 para fora, entre os quais o menino que acabara de entrar. Erramos, pois aqueles que eram chamados nunca mais eram vistos.

Como é possível tirar a vida de uma criança dessa forma? Simplesmente não podíamos acreditar que eles matariam o garoto. Então começamos a insultá-lo – ao homem que, mãos na sintura, andava de um lado para outro do sangrento pavilhão de execução e cuspia suas ordens: o próprio Che Guevara! ‘Ajoelhe!’ Dizia ao menino.

Nós todos gritávamos de nossa cela para que ele não cometesse esse crime e oferecemos a nós mesmos em seu lugar. O garoto o desobedeceu com uma coragem inexprimível em palavras e lhe respondeu com esta infame afronta: ‘Se vocês vão me matar’, disse ele, ‘vão ter de fazê-lo enquanto ainda estou de pé. Homens morrem de pé!’.

UNESCO declara “patrimônio da Humanidade” os criminosos escritos do “Che” Guevara
UNESCO, numa solenidade em Havana, declarou como “patrimônio da Humanidade” os criminosos escritos do “Che” Guevara.

Che posicionou-se atrás do garoto e disse: ‘Pois você é um rapaz corajoso…’. Então vimos  Guevara sacar sua pistola. Ele encostou o cano atrás do pescoço do garoto e disparou. O tiro quase arrancou sua cabeça.

Nós nos inflamos: ‘Assassinos, covardes miseráveis!’. Che finalmente olhou para cima, em nossa direção, apontou-nos o revólver e esvaziou o pente. Não faço idéia de quantos de nós foram mortos ou acidentados. A partir desse horrível pesadelo, do qual nunca conseguiremos acordar, conquanto feridos e na clínica estudantil do hospital Calixto Garcia, uma coisa ficou clara: a única regra do jogo era escapar, a nossa única esperança de sobreviver.

Tradução: Ernane Garcia.

Disponível em: http://www.trenblindado.com/Sanmartin.html (Inglês)

Disponível em: http://www.cubaeuropa.com/historia/Che/Che6.htm(Espanhol)

BRAVO, Marcos. La Otra Cara Del Che. 1. ed. Bogota: Editorial Solar, 2004. 558 p.
ORTEGA, Luis. Yo Soy El Che!. Mexico: Ediciones Monroy-Padilla, 1970.

Fonte: http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=68385&cat=Artigos&vinda=S

 

42 COMENTÁRIOS

  1. meio fake isso, como um tiro de pistola quase arranca a cabeça de alguem e como um menino de 12 anos iria falar tal frase (que é um cliche historico)…sei n

     
    • ele acertou o tiro no pescoço do garoto, e antigamente era muito mais comum o calibre .40 em armas curtas do que o 380 ou 9mm de hoje… uma .40 ou superior faz um estrago consideravel, agora imagina projetil deste tipo atravessando o pescoço de uma criança que provavelmente é fino… é facil para alguém que esta vendo ter a impressão de que a cabeça foi quase arrancada!

       
  2. não estou aqui para julgar simpatizantes …mas é uma questão de historia basta ver a vida Guevara ..ele assassinou tanta gente entre elas muitas crianças…simplesmente por serem contra a guerrilha ele mesmo dirigia os fuzilamentos e criou as pris~oes de torturas principalmente para homosessuais..é historia esta tudo la..acho que ele era bem parecido com este grupo de fanaticos do islam ..ele achava que estava certo e acima do bem e do mal.

     
  3. O assunto é o guerrilheiro che. Mais na verdade os comentários críticos sempre contra os Católicos Apostólicos Romanos. Isso é uma falta de respeito. Aqui não é de religião que pede comentários. Mais os protestantes sempre atacando. Deixe que vivamos nossa fé em paz. Fique na paz de Jesus e com o amor de Maria. Deus resolveu lá com o Che. Misericórdia!!!! Vocês não se envergonham mesmo. Eu vivo a doutrina e ponto. Amor, caridade, respeito, fé.Etc…

     
  4. Nem preciso ler para saber quem realmente foi che,basta ver o que aconteceu com o país que ele ajudou a construir para poder imaginar um pouco da sua personalidade,se o comunismo fosse essa maravilha toda que eles tentam implantar na sociedade não teríamos tantos cubanos tentando fugir da ilha durante esses mais de 40 anos desde que implantaram o comunismo para fugir para os EUA que é uma país extremamente capitalista.

     
  5. CARLOS NELSON HORROCKS,

    tem pessoas que defende uma religião mais os presépios dela já ficaram para trás a muito na verdade a igreja de Jesus foi fundada sobre caridade misericórdia hospitalidade filantropia e + quais delas hoje trambaleia com esse presépio? hoje e muitos se acha mais santos do que qualquer outro.

     
  6. eu li o comentário do nos caro amigo
    mais vi que nau a nele fundamento suficiente para ser prestigiado
    porque já li muito a respeito de Che nas pagina que li vi que ele
    era um ser que defendia tudo dentro do mais auto rigor de uma constituição de regra mundial acima de tudo ele nau era leigo e sim era DR tinha com e semento de um General sem viola Nei um potó de lei Che era revolucionário defensor de igualdade social discursava em qualquer pais em cru cível nas nações unida se o que eu falo nau dar credito vá a coque biblioteca publica que em contra vários arquivo ele era se meliante a um “Martinho Lutero” digo mais e mais faseio tira a honra de um herói quando ele nau esta mais entre nos deque dar a ele aquilo quer-lhe e divido.

     
  7. Gostaria de evidencias concretas do que publicam a respeito do Che. Ele era um revolucionario que se preocupava profundamente com a Ética. Era um homem de ação mas fiel às suas idéias profundamente baseadas em princípios éticos. Não acredito nem um pouco nesse relato. Acho que hoje em dia está na moda falar mal do governo e falar mal de lideres como o Che tambem. Gostaria de evidencias concretas do que foi publicado. Qualquer um pode inventar uma história. Sem evidências fica dificil acreditar. Afinal é muito fácil falar mal ou bem de uma pessoa na Internet.

     
    • É mesmo cara? Então o áudio-video dele discursando na ONU onde confessa que ” executa e continuará executando” é uma fraude? Qualquer ideologia ou fé onde se mata por esse ideal deve ser condenado, mas isso é pedir muito a um comunista e socialista, para esses só existe crimes, atrocidades, tortura a ser denunciada quando é de regimes políticos de direita, quando praticados pela esquerda tudo é válido em nome de uma tal revolução, revolução esta que já tem em conta mais de 100 milhoes de mortos.

       
    • Olha aqui, ou você é hipócrita ou perverso! Cuba antes da revolução tinha renda per capita maior que vários países Europeus, uma taxa de alfabetismo que chegava a 76%, uma das maiores economias das Américas! E você ainda tenta justificar uma revolução sanguinária? Cuba hoje é um país miserável! e oprimido pelo ditador atual! Uma pobreza sem precedentes! A revolução se deu por ganancia de Fidel, afinal, quem não quer ser milionário, dono de uma ilha e tendo 11 milhões de escravos? A única coisa que a revolução proporcionou foi a morte de milhões, pobreza, regresso e miséria em todos os aspectos!

       
  8. Por horas li comentários e alguns artigos, aqui escritos.Apesar dos horrores dessas informações é, confortante saber que mais gente do bem, está com a gente!
    De hoje em diante, se Deus permitir, serei leitora de todos os artigos deste site…
    Parabéns e obrigada a todos vocês e por favor continuem escrevendo.
    QUE DEUS NOS ABENÇOE SEMPRE!

     
  9. A matéria publicada é um dos incontáveis relatos que apontam Che Guevara como um assassino cruel, sanguinário e covarde, desde que começou a participar, na qualidade de médico, da revolução encetada por Fidel Castro. Os “camaradas”, adeptos/fanáticos,radicais de esquerda etc. que me perdoem, pois não há como escamotear isso para transformá-lo em herói, líder ou exemplo. Há quem diga que os fins justificam os meios, mas convenhamos, matar para implantar uma baboseira chamada de comunismo, cuja miséria resultante está lá para ser vista nos dias de hoje? Tomado o poder em Cuba, durante certo tempo continuaram as execuções e Guevara chegou a ocupar um ministério no novo governo, mas não agradou. Era apenas uma máquina de matar e essa fase do morticínio já havia sido superada. Castro então achou uma ocupação melhor para ele, a disseminação do comunismo mundo afora. Andou pelo Congo e foi parar nos confins da Bolívia, onde sequer conseguia se comunicar com a população, constituida principalmente de índios, por lhes desconhecer a linguagem. Então, mesmo como corpo estranho, foi esperneando por lá, até que em 09.10.1967 fez-se valer, como geralmente acontece, a máxima “quem com ferro fere, com ferro …”. Experimentou exatamente aquilo que fazia com quem não sintonizasse com ele. Que asmodeu o tenha e mantenha para sempre, para expiar uma por uma as almas das vidas que ceifou ! Agora, então, está a UNESCO, que parece andar à cata de lixo por aí, a incluir seus escritos como “patrimonio da humanidade”. Um absurdo. Se ainda fosse na galeria dos grandes criminosos, junto com manifestações de Jim Jones, confissões de serial killers, etc.vai lá.

     
  10. É preciso que tenhamos sempre em mente. Que o mundo sem Deus, os homens são capazes de fabricar mentiras em nome da verdade. Para as pessoas de bom senso, logo entende; que um terrorista, um comunista, socialista, não pode fazer algo de bom. Seus princípios estão tão submissos para o erro, que é quase um milagre aproveitar alguma coisa. No caso deste pobre infeliz; acima mencionado, todo mundo lembra da sua crueldade praticada em nossa Pátria. Hoje os esquerdistas, finge de esquecer de tudo isso. É promovido, como se fossem um homem de grande valor uma nação.
    Joelson Ribeiro Ramos.

     
  11. Os fins não justificam os meios. Ainda que, com toda essa covardia, Che Guevara quisesse um mundo “melhor”- infelizmente, completamente enganado nessa questão também- nem ele nem ninguém tem o direito de matar a sangue frio uma criança e tantos outros.

     
  12. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo? Para Sempre Seja Louvado!
    Eu tenho me penitenciado e orado por todos os governantes de todos os países do mundo, em especial por nossa Presidenta e por todos que ocupam cargos públicos. São Miguel Arcanjo nos defenda de todas as ciladas do maligno.
    Caminharei na Transladação; ato de levarmos a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré do Colégio Gentil para a Catedral a noite, para no dia seguinte no Círio a Imagem volte para a Basílica Santuário. O Círio é a maior procissão do mundo para Nossa Senhora de Nazaré, todo 2º domingo de outubro. Estarei em oração pelas almas e por todos os meios de comunicação Católico, inclusive por esse Instituto.

     
  13. Na verdade eu não posso comprovar que esse comentário seja verdadeiro, mais sei que o sr Che Guevara foi um guerrilheiro. O que é guerilha? Atacar, fugir e atacar de novo e assim ir conseguindo adptos para sua causa. Creio que esses ataques não eram com balas de festim. Assim ele foi um assassino sim e não merece ser condecorado pelos seus atos. Pelas suas idéias de liberdade, talvez, sim.

     
  14. EU PENSO QUE A O.N.U. ESTÁ DENTRO DO MUNDO, E QUE O MUNDO ESTÁ
    CAMINHANDO SEGUNDO CRITÉRIOS DA “NEW ORDER WORLD”, LOGO, A O.N.U.
    FAZ PARTE DESSE PROJETO MACABRO, ALIÁS, CITADO NO LIVRO APOCALÍPSE
    (APOSTASIA, GUERRAS, PESSOAS MARCADAS COM “ESTRANHOS SINAIS”, ETC.).
    QUEM ABRE UM POUCO MAIS ESSE ASSUNTO É O AUTOR OLIVO CESCA NO LIVRO
    “OS TEMPOS DO FIM”,(EDITORA MYRIAN), RECOMENDO, POIS É UMA OBRA QUE ELUCIDA, INFORMA E NOS FAZ REFLETIR MAIS E MELHOR.

    SEMPRE LEMBRANDO QUE COMUNISMO E MISÉRIA ANDAM DE MÃOS DADAS COM
    CRIMINOSOS , ASSASSINOS , FALSOS PROFETAS E MAIS, QUE AINDA HÁ
    AVE RARA QUE NÃO VOA,
    PAZ E BEM À TODOS.

     
  15. A preocupação do Papa Emerito Bento XVI, sobre o relativismo que está inundando o mundo está se concretizando. Falta entrar para historia como patrimonio da humanidade Stalin, Pol Pot, Mao, e outros até Hitler, embora este ultimo a comunidade judaica jamais permitirá, ainda bem, porque de resto tudo pode acontecer. Aos poucos estamos vivendo o inicio da barbarie, ou o fim de uma civilização. Que Deus nos proteja…

     
  16. Luiz Claudio:
    Como pode a UNESCO transformar os escritos desse assassino em patrimônio da humanidade. Deve ser porque ela também é uma instituição de esquerda.

    Amigo Luiz Claudio,

    Você tem alguma dúvida quanto à isso?

     
  17. Assassinos frios e covardes como esse, são o espelho e os heróis dos malfeitores, que ora governam o Brasil.
    – Todos os dias tenho o trabalho de pai, para informar aos meus filhos em idade escolar, que, o que nossos livros didáticos de história editados depois de 1985 contam tem muita mentira sobre a história do Brasil e do mundo.

    Infelizmente, poucos pais se dão ao trabalho de esclarecer isso aos seus filhos, que estão sendo doutrinados em nossas escolas públicas e privadas, acreditando que bandidos cruéis foram heróis. Agora mesmo no STF, bandidos condenados por corrupção e seus defensores tentam impingir a ideia de que “heróis” do passado estão sendo perseguidos. Só porque desviaram alguns MILHÕES de reais do Erário? Como pode tanta desfaçatez?

     
  18. Como pode a UNESCO transformar os escritos desse assassino em patrimônio da humanidade. Deve ser porque ela também é uma instituição de esquerda.
    Que Deus nos ajude pelo que virá…..

     
  19. O que me fere é que pessoas, que se dizem católicas, participando de CEBs e Pastoral como a dos Direitos Humanos, em nome da Igreja, defendam essa “ideologia” e tenham um monstro como o “tche guevara” como herói. Nossa Igreja não é para ideologias, para o social é para Cristo. Nosso modelo é Jesus Cristo.

     
  20. Esse sujeito criminoso veio por acidente a nascer na mesma cidade em que eu nasci :Rosario,Provincia de Santa Fe,Argentina, a partir dali esse criminoso começou seu périplo a sua “historia” não merece ser contada e sim indicar que “o tenro médico” matava com sanha e bem consciente do que estava fazendo “a famosa juventude guevarista”junto com outros grupos terroristas começaram a agir em Rosario já em 1968 o caminho deles sempre foi o mesmo:assasinatos,torturas,atentados,destruição gostaria de saber agora quem foi o autor da “posição” de “memorias desse sujeito”, o que essa coisa deixou foi a podridão que espalhou no mundo inteiro de mãos dadas com o comunismo. Deus nos proteja !!

     
  21. Não se deve esquecer por qual ideologia esse assassino praticou crimes. Há “companheiros” que assumiram postos de mando e buscam uma verdade que não querem enxergar.

     

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome