Crescimento do catolicismo tradicional surpreende até revista econômica inglesa

The Economist

No período posterior ao Concílio Vaticano II, inaugurado em 11 de outubro de 1962, a Igreja Católica na Grã-Bretanha procurou se modernizar até na liturgia.

Mas o resultado, segundo a conceituada revista econômica “The Economist”, é que os fiéis desertaram das igrejas.

A assistência à Missa na Inglaterra e em Gales caiu pela metade do 1,8 milhão que compareciam aos domingos em 1960. Também a média de idade dos frequentadores aumentou de modo preocupante: de uma média de 37 anos no ano 1980, subiu para 52 anos hoje.

Corpus Christi em Blackfriars, Oxford
Corpus Christi em Blackfriars, Oxford

Nos Estados Unidos, a assistência à Missa caiu mais de um terço desde 1960. Menos de 5% dos católicos franceses assistem regularmente à Missa, e só 15% fazem o mesmo na Itália.

Em sentido contrário, as Missas não modernizadas, em latim e de costas ao povo, conhecem um boom de participação.

A Sociedade pela Missa em Latim de Inglaterra e Gales (Latin Mass Society of England and Wales), que nasceu em 1965, tem agora mais de 5.000 membros. O número de Missas semanais em latim passou de 26 em 2007 a 157 em 2012: um crescimento de mais de 600%.

Nos EUA, passou de 60 em 1991 a 420 em 2012: um aumento de 700%.

No Oratório de Brompton, fundado pelo Cardeal John H. Newman e ponto de referência do tradicionalismo de Londres, 440 pessoas assistem à Missa em latim aos domingos.

Isto é o dobro do normal da assistência nas principais igrejas modernizadas. Em Brompton, as mulheres usam véu e os homens, o tradicional paletó ou terno de tweed.

Mas os números é o menos importante, observa “The Economist”. As comunidades tradicionalistas se destacam pela juventude e por sua expansão internacional. O Catolicismo tradicional está atraindo pessoas que não tinham nascido quando o Vaticano II pretendia “rejuvenescer” a Igreja.

Além de se expandirem por países da Commonwealth até à África e à China, os jovens grupos tradicionalistas britânicos publicam blogs, administram websites e são muito ativos nas redes sociais.

Eles difundem suas posições até nas dioceses mais progressistas. E não deixam de ser invectivados pelos velhos progressistas que, na falta de argumentos mais religiosos, os qualificam de anacrônicos ou afetados.

Um grande desequilíbrio de crescimento vem acontecendo desde 2007, quando S.S. Bento XVI aprovou formalmente o antigo rito da Missa em Latim. Até aquele momento, o padre que celebrasse a Missa antiga podia ver cortada sua carreira eclesiástica.

Oratório de Brompton, Londres
Oratório de Brompton, Londres

Na Inglaterra, o rápido aumento dos adeptos da Missa tradicional viu-se ainda reforçado com a criação, pelo Vaticano, do Ordinariato para acolher grupos de ex-anglicanos que abandonaram a dita ‘Igreja de Inglaterra’, a qual está levando sua modernização a ponto de “ordenar” e “sagrar” lésbicas e homossexuais.

Sacerdotes ex-anglicanos “atravessaram o Tibre” às dúzias para se somarem aos católicos romanos tradicionalistas, conta “The Economist”.

Este retorno ao antigo rito com força está deixando consternados os católicos “modernistas”, que o baniram no passado.

Para o Pe. Timothy Radcliffe OP, ex-prior dos dominicanos da Grã-Bretanha, o renascimento tradicionalista é uma reação contra o “liberalismo de moda” em sua geração.

Para ele, não é mais do que um movimento do pêndulo, que ora vai num sentido, ora no oposto, de modo inevitável.

Mas esse argumento não convenceu o jornalista de “The Economist”. Este concluiu a reportagem perguntando se todos os escândalos morais no seio da “Igreja progressista”, a decadência desta, e, em sentido contrário, o crescimento dos tradicionalistas, não são outros tantos sinais de que há 50 anos o Concilio Vaticano II virou para o lado errado.

 

22 COMENTÁRIOS

  1. A Missa Trindetina é de fato linda, mas ha missas Versum Populum e na lingua local que tbm sao bonitas. O que ocorreu, me parece, foi um total desvirtuamento do Concilio Vaticano II

     
  2. A sede pela verdade, é um mistério que só entendemos pela força do sobrenatural. Caso contrário, jamais iríamos compreender um mundo materialista como o nosso, ter gosto pelas coisas do alto. O exemplo mais patente, está o progresso da Fraternidade São Pio X. Hoje já ultrapassou o número de 600 padres. Quem seria capaz de entender os seminários do mesmo, atingir o número de 300 seminaristas maiores? Deus não abandona os seus filhos, é preciso que tenhamos mais lares católicos, para atrair jovens, puros para esta carreira tão brilhante.
    Joelson Ribeiro Ramos.

     
  3. No Brasil o movimento tradicionalista chama se PALAVRA VIVA DE DEUS.
    Movimento que cresce cada dia ,seguindo as mensagens de advertência de Jesus e Maria e se desvinculando do carismatismo protestante da canção nova e outros modelos modernistas que profanam a SANTA MISSA e trazendo de volta a esperança de salvação através da responsabilidade e respeito com o que é sagrado.

     
    • Rituais e repetições não são garantias de nada…
      8. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; 9. não vem das obras, para que ninguém se glorie. – Bíblia JFA Offline

       
      • Rituais e repetições não são garantias de nada, realmente. Mas desde que os mesmos estejam ausentes de reflexão e que visem apenas insistência vazias. O que não é o caso do rito e das orações do católico.

        As obras só não são fontes de salvação, quando as mesmas signifiquem barganha ou meios de troca e de recompensas. Muito flagrante no protestantismo. O que não ocorre quando elas são feitas gratuitamente por amor e honra à Deus e aos nossos irmãos mais necessitados. A fé sem obras e uma fé morta, sem serventia, sem efeitos.

         
  4. Graças ao bom Deus e à intercessão da Santíssima Virgem! A Sagrada Tradição é um dos três pilares que sustentam a fé católica, por isso não devemos rejeitá-la, mas abraçá-la!

     
  5. Assim, como os católicos irão renegando o CVII e aproximam-se do rito de Missa Latina, também um dia, os brasileiros irão abandonar a escrita preconceitosa e passarão a escrever correctamente. Será uma grande vantagem para toda a sociedade brasileira, pois passará a ter regras de acentuação, famílias de palavras e exclusão das palavras castelhanas. Ora, como Linguagem e Pensamento estão intimamente ligados, ràpidamente, será muito fácil à sociedade brasileira aceitar também as regras de trânsito, a ética (a Conduta), etc.pois no seu íntimo sente que tudo tem regras. Verificar-se-á um salto magnífico. O Mundo reconhecer-lhe-á rigor e disciplina e, finalmente, cumprir-se-ão a Ordem e Progresso.

     
  6. O aspecto museologico da igreja católica romana,atrai a muitos perdidos com a a agressiva secularizaçaõ.Mas a busca pelo evangelho de jesus ainda é pequena.Buscam cerimonias,tradições…..uma igreja museu.

     
  7. CARLOS NELSON HORROCKS,
    Meu amigo Carlos Nelson Horrocks faço minha as sua palavras que deixastes no comentário. Infelizmente temos que concordar com as previsões que Nossa Senhora de Salette falou para sua vidente: o Demônio vai lançar sua fumaça no Vaticano e começará o seu reinado. Muitos sacerdotes entrarão no mau caminho. Haverá rupturas. A obra de Jesus continua. Sua Igreja persiste, mas temos que rezar muito, para que o nosso querido Papa Francisco reconstrua a Igreja do Senhor e vivamos novamente o Santo que foi profanado por alguns progressistas.

     
  8. Os falsos “deuses”, como a nociva e voraz mídia por exemplo, estão
    perplexos com o DESPERTAR das populações, o que deve causar imenso
    mal-estar nesses meios criadores das falsas ideologias. Por tabela
    o DESPERTAR das gentes está atingindo os pseudos-donos da verdade;
    economistas, ecologistas, políticos, “cientistas”, estilistas,
    representantes da “fifa”, entre outros “seres” que compõe essa
    fauna. Eu não sei a opinião de vocês, MAS, estou “curtindo” e muito
    essa “MUDANÇA TÃO RADICAL”.

    SEMPRE LEMBRANDO QUE COMUNISMO E MISÉRIA ANDAM DE MÃOS DADAS COM OS
    PROTAGONISTAS DA FALSA LIBERDADE, CRIADORES DA MENTIRA, E QUE, AINDA
    HÁ AVE RARA QUE NÃO VOA,

    PAZ E BEM À TODOS DO BEM.

     

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome