Desencorajando a ascensão dos heróis

revolução do sofáVivemos numa época de autointeresse, onde cada pessoa cuida do seu próprio prazer e satisfação. É a nossa cultura que glorifica o conforto, a segurança e a saúde. Também exala um otimismo despreocupado, dando-nos a equivocada impressão que podemos, de alguma forma, ter uma perfeita felicidade material neste vale de lágrimas. Nesse clima, o herói parece repreender a sociedade, ao envolver-se em aventuras perigosas – que a maioria dos indivíduos “sensatos” evita.

De fato, a modernidade faz o bastante para desencorajar que tais heróis obtenham influência. Robert Nisbet escreve: “Os ácidos da modernidade, que incluem o igualitarismo, o ceticismo e o ridículo institucionalizado nas artes populares, engoliram a base sobre a qual o heroísmo floresceu”.

No entanto, outro fator que colabora com o declínio dos heróis é o que ele chama de “reorganização da tecnologia do mundo, que trouxe consigo um certo desencanto embutido” (Robert Nisbet, Twilight of Authority, Indianápolis, Liberty Fund, 2000, p. 98) ¹.

Isso significa que deve haver um grau de encantamento e admiração pelos heróis – e pelas realizações a florescer. Quando a tecnologia domina uma cultura, o foco de fascinação volta-se para ela mesma; acarretando um distanciamento das façanhas dos homens.

___________

¹ Título do livro: “O Crepúsculo da Autoridade”, em tradução livre.

(Tradução Fábio Ramos)

Fonte: http://www.returntoorder.org/2014/03/discouraging-the-rise-of-heroes/

 

2 COMENTÁRIOS

  1. A tecnologia ajuda em muitos aspectos, medicina, engenharia,pesquisas para desenvolvimentos de projetos que sejam de utilidade para o desenvolvimento humano;até aí concordo totalmente.
    Porem a tecnologia que deturpa e restringe a utilização do cérebro como as atividades lúdicas vinte e quatro horas em forma de vídeo games e afins e uma mídia que cultua as novelas é realmente algo desastroso para uma família e paulatinamente vai roendo os poucos valores que restaram nesse núcleo familiar, portanto é um ato heroico se manter unidos e também defender as coisas simples da vida:o dialogo a opinião sobre diversos assuntos,os comentários posteriores após a leitura de um bom livro os ensinamentos sadios aos filhos e orientação das suas vocações: os pais que pratiquem esta liturgia diária estarão formando almas nobres e de bom caráter,o resto é fútil e efêmero.

     
  2. Seria a estratégia atual de substituição dos heróis humanos pelos robóticos heróis!
    A criança de hoje não brinca em muitos casos, mas o brinquedo o faz por ela, e apenas aprecia e bate palmas pelo que ele faz.
    Os heróis humanos estão sendo substituídos pelas máquinas; seria de propósito, para que as maquinas dominassem os homens, os quais teriam de se sujeitarem aos donos da máquinas, sendo uma delas a mídia que faz os outros – que raciocinam pouco – a pensarem e se comportarem de forma que ela achar correto.
    Não seria isso planos das ideologias marxistas para cada vez mais escravizar as pessoas, e no fundo, não é a domesticação humana que Satanás via seus súditos da maçonaria-comunistas quer implantar nesse mundo?

     

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome