Direitos Humanos e SOS cubano

Foto: Ricardo Stuckert/PR/Divulgação
Lula e Fidel: que sorrisos são esses? Foto: Ricardo Stuckert/PR/Divulgação

Cuba é desditada para os que nela vivem em condições subumanas, bem como para os que com eles solidários choram. E festejada pelos admiradores de seus verdugos mundo afora.

Um destes é o presidente Lula. Ele recentemente lá esteve, para prestigiar os sanguinários ditadores cubanos e prometer-lhes vultosas obras para o soerguimento de uma estrutura arrasada pelo bloqueio que a ideologia socialista produziu nas mentes e na vontade de seus súditos, tolhendo-lhes a iniciativa e habituando-os a sobreviver na indigência.

Embora presidente do “País de todos”, Lula evitou cuidadosamente o contato com os perseguidos políticos, apesar dos reiterados pedidos destes de um encontro. Encontro que concorreria para disfarçar um pouco a indelével nódoa causada pela expulsão sumária dos dois atletas cubanos por ocasião dos Jogos Pan-americanos no Rio.

Mas como a mensagem que deveria desprender-se da viagem de Lula era de alinhamento ao regime comunista de Cuba, ele não hesitou: sorridente foi apertar as mãos de Fidel e Raúl Castro, no mesmo dia em que as sombras da morte envolviam o torturado e famélico dissidente Orlando Zapata Tamayo.

Agora outra mensagem dirigida a Lula circula o mundo, embora ainda não tenha chegado aos ouvidos seletivos do Presidente, que nada sabe sobre o que não lhe convém e tudo julga saber sobre o que lhe interessa. Trata-se de um apelo da jornalista e blogueira cubana Yoani Sánchez.

Não se pense que ela esteja exigindo de Lula, com a veemência requerida pelas circunstâncias, uma atitude contra a ausência de liberdade na Ilha semelhante à que ele fez injustamente em relação a Honduras e, também injustamente, deixou de fazer no tocante ao Irã, que só no ano passado mandou enforcar 388 pessoas!

Não. Ela lhe pede tão-só utilizar-se de seu prestígio junto aos carcereiros-mores de Cuba (carcereiros, sim, já que Lula comparou os opositores cubanos a bandidos comuns!), para que estes lhe permitam ausentar-se da “Penitenciária”. Isso porque ela é convidada especial na estréia de um documentário brasileiro sobre a liberdade de expressão em Cuba, a realizar-se no dia 1° de junho em Jequié, no interior da Bahia.

Agirá Lula para que a Yoani Sánchez seja concedida pelo menos uma ínfima parcela dos privilégios largamente outorgados pelo seu governo a dois evidentes transgressores dos Direitos Humanos – ao embaixador das FARCs no Brasil, ex-padre Oliverio Medina, e ao anarquista e assassino italiano Cesare Battisti?

 

4 COMENTÁRIOS

  1. “A DITADURA CIVIL”,é tão nociva e asquerosa como a militar.
    O que é que nós podemos esperar de “terroristas,que assaltam bancos,que sequestram e também matam”?
    Eu sinceramente não sei se o nosso guia atual é inteligente ou espertalhão?
    Ele é muito sonso,muito dissimulado,muito escorregadio.
    O sonho dourado,dele era ou é(corremos esse risco)virar um fidel,brasileiro.Já imaginou “essa turma instalada no “PUDÊ” para sempre?
    Deus é Pai,Ele não vai permitir uma catástrofe dessa.
    Se “essa terrorista for ELEITA,estamos fritos…

     
  2. Hélio. Os irmãos Castros & Cia. tratam, segundo sua ideologia (e de Lula também), a todos IGUALMENTE, são todos bandidos comuns e eles cuidam para que todos IGUALMENTE fiquem presos na ilha-prisão.

     
  3. Agora o sr. Presidente sabe.

    Parte de notícia Por Rodrigo Craveiro, no Correio Braziliense

    …ao telefone, na unidade de terapia intensiva do Hospital Provincial Arnaldo MillianCastro… afirmou [Guillermo Fariñas Hernández] ao Correio, por telefone:
    ….

    “O presidente Lula mantém-se em silêncio diante de seu protesto. O que pensa sobre isso?
    “Lula tem as mãos manchadas de sangue, assim como Raúl Castro, pela morte de Orlando Zapata Tamayo. Se eu morrer, meu sangue também manchará as mãos de Lula. Isso o tempo é que vai mostrar… A cumplicidade…”

    Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/eu-escolho-morrer-diz-dissidente-cubano-guillermo-farinas/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+ReinaldoAzevedo+(Reinaldo+Azevedo)

     

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome