Ditadura Ambiental chega às Cidades (Final)

1

Produzir comida é crime?

Um dia eles saem do campo, conseguem um dinheirinho da venda da propriedade, vão viver longe de problemas de chuva, sol, mosquito e ter direito a luz, telefone, além de calçamento e até comprar uma casinha confortável no bairro, bem pertinho do rio que é para lembrar da roça.

Agora na cidade, chama a sua mulher e vai tomar sossegado o seu chimarrão lá na área da frente, quando, assustado, vê chegar a polícia ambiental dizendo que estão ilegais perante a lei, por que sua casa está distante a 29 metros do lago e não 30 metros como manda a lei e que estão irregulares e devem desmanchar a casa.

Assustado, esse velho agricultor pergunta, “mas seu polícia, a lei ambiental não é só para quem mora na área rural?”.

A polícia ambiental, no alto de sua autoridade, afirma que não, que a mata ciliar também tem que ser respeitada na cidade, está na lei, e que até a procuradora Analúcia de Andrade Hartmann já notificou moradores da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, para tirar casas que estão a menos de 30 metros da areia e vai exigir o mesmo em outras localidades.

Pois é, a lei ambiental também vale para a área urbana, mas poucos se preocupam com isso.

Chegou a hora da sociedade rural e urbana abrirem os olhos para a questão ambiental brasileira e cobrarem do Congresso Nacional uma legislação mais atual, moderna e que retrate o Brasil real, que compatibilize com equilíbrio e bom senso as atividades econômicas e o meio ambiente.

Não adianta os produtores serem cobrados para preservar o meio ambiente se a cidade continua poluindo, construindo em áreas de risco, não buscando soluções para a atual legislação ambiental, fazendo de conta que nós, moradores da cidade, não temos nada com isso.

Que cada um faça a sua parte.

Este é o desafio!

Fonte: Eng° Agr°, deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC), Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Congresso Nacional

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome