Em um ano de socialismo, mais 737.000 venezuelanos caem na pobreza extrema

No último ano, mais 737.000 venezuelanos caíram na pobreza extrema
No último ano, mais 737.000 venezuelanos
caíram na pobreza extrema

No primeiro ano do “socialismo do século XXI” sob o continuador de Hugo Chávez, mais 737.000 venezuelanos caíram na pobreza extrema, informou o jornal “El País” de Madri.

A inflação anual atingiu 56,2%, e o “índice de desabastecimento” (calculado sobre o total de produtos vendidos no país) 25,3%.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o índice de pobreza extrema passou de 7,1% no segundo semestre de 2012 para 9,8% ao mesmo período em 2013.

Quer dizer, mais 737.364 venezuelanos. No total, 2.791.292 cidadãos estão nessa situação deplorável, num país que supera os 30 milhões de habitantes e que em virtude de suas imensas jazidas petrolíferas ostentava uma riqueza invejável. Em outros termos, mais 189.086 famílias ficaram sem recursos para pagar sua alimentação básica.

O “socialismo do século XXI”, que tem tantos admiradores e imitadores no Brasil, orgulhava-se de ter diminuído esses indicadores na última década apelando a planos de redistribuição da riqueza e grandes gastos públicos.

Resultados efêmeros foram obtidos, para alegria dos estatísticos do governo. Mas o artifício não podia durar muitos anos.

Agora, como muitos previam – e por isso eram tidos como profetas de desgraça – a catástrofe aconteceu.

A inflação está sem controle (só 73,8% nos alimentos!!) e a moeda estrangeira não é encontrada em forma legal, mas só a preços astronômicos.

As exportações quase desapareceram. Só fica o petróleo, 96% de cujos proventos vão para o governo, que diz não conseguir pagar suas dívidas mais básicas.

Prateleiras vazías na Venezuela, foto do jornal El Universal
Prateleiras vazías na Venezuela, foto do jornal El Universal

A atividade econômica privada ficou reduzida ao mínimo pela estatização de largos setores e o afogamento cambial, tributário e regulamentar imposto pelo governo “popular”.

A produção petrolífera caiu e a Venezuela despencou no ranking mundial de produtores e exportadores.

O socialismo vende petróleo a países amigos como Cuba, com grandes perdas para financiar a revolução. Ainda paga à China por empréstimos já embolsados.

Relatório publicado pelo jornal El Universal, de Caracas, aponta que o governo aprovou uma transferência de moeda a empresas e particulares do setor produtivo no valor de 20 bilhões dólares através da Cadivi (uma desaparecida agência do governo), mas que o dinheiro nunca chegou aos destinatários.

As estimativas falam que o erário público teria sido depenado pela clique socialista num total equivalente a “95% das reservas internacionais”.

O governo cria continuamente ‘bolsas’ ou ‘programas sociais’ denominados Missões, porém nem estes dão o que prometem.

Os serviços básicos estão diminuindo, faltam alimentos nas prateleiras dos supermercados de Missões, ou ficam inacessíveis no “mercado negro” em que figuras do governo se locupletam.

Empobrecimento encendeia distúrbios na Venezuela
Empobrecimento encendeia distúrbios na Venezuela

A Assembleia Nacional (Legislativo), ministros de diversas áreas e até o presidente Maduro são interpelados regularmente, mas fazem caso omisso.

Como explicação, o governo fala de uma fantasmagórica conspiração e uma guerra econômica obviamente desatada pelo “império” – leia-se EUA, o capitalismo, o imperialismo, os ianques, os oligarcas, etc., etc.

Dir-se-ia que um bando de esquizofrênicos apossou-se da Venezuela e a leva para a ruína. Mas não é o caso.

Trata-se de um grupo ideológico teledirigido desde Cuba e afim com a Teologia da Libertação, que quer imergir na miséria e no desespero – que fazem pensar na desgraça eterna do inferno – um continente como a América Latina tão largamente dotado de recursos naturais pela Providência Divina.

 

19 COMENTÁRIOS

  1. É com artigos assim que eu sei que a resistência ainda existe! Não há mal que dure pra sempre! PT será engolido pelo próprio PT, a história mundial vai se repetir no Brasil, é que aqui tudo é mais devagar…

     
  2. Fabiano L,

    Como Suzi, se as Forças Armadas estão desarmadas, sucateadas, e tendo o General Enzo que parece um banana não age, e ainda envolvido em corrupção. A desmoralização das FA por estes malditos comunistas vem sendo planejada desde que extinta e União Soviética em 1991 com a criação do Foro que batizaram de São Paulo criado por Lula, Fidel e as FARCs marcado no governo de FHC seguindo pelo governo petista. E o pior, tendo como Ministro da Defesa o Celso Amorim comunista de carteirinha.

     
  3. É a ditadura do proletariado que a Dilma Rousseff está implantando no Brasil através do decreto 8243. Se o Congresso não recusá-lo serão tão criminosos e traidores como ela. E o Brasil e os brasileiros estarão no mesmo caminho da Venezuela, indo de encontro com a mais absoluta servidão e pobreza. Como os juristas e pensante, deixaram isto acontecer no Brasil!
    http://mudancaedivergencia.blogspot.com.br/2014/07/os-governantes-do-brasil-servico-de-quem.html

     
  4. suzi:
    As Forças Armadas amiga dos brasileiros não irão deixar esse comunas fazerem do nosso Brasil uma Venezuela, não. Mas, ainda assim, vamos todos votar contra o PT. E lembrem-se: voto Nulo ou em Branco ajuda o PT. Não ir votar ajuda o PT. Por isso, vá votar e vote contra o PT.

    Verdade

     
  5. As Forças Armadas amiga dos brasileiros não irão deixar esse comunas fazerem do nosso Brasil uma Venezuela, não. Mas, ainda assim, vamos todos votar contra o PT. E lembrem-se: voto Nulo ou em Branco ajuda o PT. Não ir votar ajuda o PT. Por isso, vá votar e vote contra o PT.

     
  6. É importante que citem e comecem a colocar o conhecimento da realidade política socialista centralizada em construção pelo Foro de São Paulo. Coisa da qual a Teologia da Libertação é mero instrumento de preparação cultural, não se constituindo mais em ferramenta de trabalho que interesse aos agentes do comunismo internacional. Que vejam em http://www.forodesaopaulo.org e entendam do que se fala e não de mirabolantes conspirações.

     
  7. Gente… será que vcs ainda nao perceberam que essa urna eletronica eh um grande engodo…en uma enganação… já esta tudo programado…. logico que o PT vai ganhar….. vc viram a mudança na lei para quem esta preso e poder ir trabalhar… eh porque tem gente do PT presa… que vergonha de ser brasileiro e ter esse safado do lula como um grande […] como brasileiro tambem…

     
  8. Tão ruim quanto um Estado ‘comunista’ é um Estado teologico. Ambos possuem ditadores que somente pensam na sua riqueza e poder. So que um usa para isso o nome do ‘povo’ e o outro de Deus para que o fim (que nunca chega) justifique o meio. Desse modo, vi comentarios usando Deus e religião. Portanto, a solição esta na pessoa, não em um povo abtrato que não pode se defender assim como um Deus. Cuidado!

     
  9. É isso o que Lula por intermédio da Presidente Dilma quer para o povo brasileiro.
    Ele quer ser para o Brasil o que Fidel é para Cuba.
    Se o povo brasileiro continuar votando no PT, ele poderá atingir o seu objetivo.
    Tome, como exemplo, o ultimo projeto de lei enviado pela Dilma ao Congresso Nacional.

     
  10. Prezada Vânia Luz. Uno-me a ti e a milhões de pessoas que assim pensam. Os malditos lulo-petistas-comunas não haverão de nos tornar reféns deles nem de ninguém . Liberdade, democracia e patriotismo é o que o Brasil precisa.

     
  11. Na minha cidade governada pela claque PT-PMDB tem pessoas que recebem via “cargos de confiança” mas não produzem nada, não plantam sequer uma batata. Então quem paga a boa vida deles são os que trabalham. Resultado: a cidade está empobrecendo e assim o País. Mas tem um lado bom, porque estes revolucionários boas-vidas ficaram mocorongas e só sabem curtir seus vícios.

     
  12. “ARMA CILADAS NO ESCONDERIJO, COMO O LEÃO NO SEU COVIL; ARMA CILADAS PARA ROUBAR O POBRE; ROUBA-O, PRENDENDO NA SUA REDE”. Sl 10:9.
    Não se encaixa perfeitamente no que promove o comunismo, doutrina dos lobos em pele de ovelha, encaixando-se perfeitamente no canto da sereia que atrai e depois devora?
    Tudo deles são ciladas e ardis, e o exemplo da misérrima e opressora Cuba com os médicos aprisionados no Brasil são o tratamento dispensado mesmo aos profissionais liberais de uma nação ao cair sob a desgraça de uma ditadura comunista; o povo em geral, então, sem comentarios.
    É importante saber que apoiar, propagar, associar-se ou mesmo votar em partidos políticos que têm o aborto como plano oficial de governo como PT, PC do B, PSOL, PSTU, PV geram exclusão, excomunhão automática da Igreja aos católicos cientes desse veto, apesar disso desobedecem e se associam a eles ou votam, além disso, os 10 últimos papas até Bento XVI têm duras condenações aos marxistas e simpatizantes, o qual os censurou-os e os intitulou em visita a Erfurt, Alemanha, sobre os treis irmãos gemeos comunistas/nazistas/fascistas de “chuvas ácidas”; aos comunistas, “pestes vermelhas” e aos nazistas/fascistas de “pestes negras”.
    O papa Leão XIII sentenciou: “Os comunistas, socialistas e niilistas são uma peste mortal que como a serpente se introduzem por entre as articulações mais íntimas da sociedade humana, e a coloca num perigo extremo”. Encicl. QAM.
    Essas censuras pestíferas são extensivas também aos que os apoiam, propagam, associam ou votam, lógico!

     
  13. Os católicos podem decidir as eleições em 2014. Basta união de desígnios. Que Deus ilumine os pastores desse grande rebanho, que é a maioria dos eleitores brasileiros.

     
  14. Vânia Luz,

    Tem razão Vania; se essa quadrilha ganhar novamente a eleição para a presidencia da república (leia-se manipular novamente as urnas eletrônicas), tudo levará a que finalmente eles percam a timidez e implantem o socialismo bolivariano aqui. O pontapé inicial (decreto 8243) já foi dado.

     

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome