Segundo informou o jornal O Globo, (26/2/11) a escola de samba de Nilópolis levaria para o sambódromo (cuja imoralidade todos conhecemos) uma imagem de Cristo Redentor (foto ao lado), de dez metros de altura.

Em vista disso, o Instituto Plinio Corrêa de Oliveira promoveu uma enquete sobre o assunto. Em dez dias de pesquisa (de 1°/3/11 a 11/3/11), 8.899 pessoas responderam a seguinte pergunta: É correto usar imagens católicas nos desfiles das escolas de samba? E o resultado final foi:

Não: 7493 votos (84%).

Sim: 938 votos (11%).

Não sei: 468 votos (5%).

Clique aqui e leia o que ocorreu com o carro alegórico que ia desfilar com as imagens, e verá uma prova de como a opinião pública pesa nos acontecimentos. E como devemos nos mobilizar para defender a honra de Nosso Senhor e Nossa Senhora.

 

45 COMENTÁRIOS

  1. Nós catolicos decemos sempre nos unir contra esse tipo de coisa. Aqui em São Gonçalo-RJ, retirou os crucificos de todos os ambientes, salas, escolas, postos , salas, prefeitura, etc e colocou o retrato dela. Nós do Instituto Plinio Corrêia de Oliveira poderiamos fazer alguma coisa sobre isso. A prefeita Panissete que é protestante, ou seja, é contra a igreja Catolica Apostolica Romana quanto assumiu fez tudo isso e nada foi feito para impedi-la. Grata. Zélia

     
  2. Ter movido o arcebispo do Rio de Janeiro a levantar uma palha em favor da HONRA de Nosso Senhor Jesus Cristo é uma GRANDE VITÓRIA. É a prova mais concreta de que movimentos como o nosso é capaz de evitar muitas coisas erradas.

     
  3. Eu acho um verdadeiro absurdo usar a figura de Jesus numa festa de carnaval, não podemos
    admitir esse tipo de comportamento. Mas, como no Brasil é possível.

     
  4. E a igreja que poderia se manifestar a respeito, permitiu?
    Se fosse o povo mulçumano se sentiriam ultrajados e não deixariam quieto, mas o povo cristão parece não ter forças para defender o que acredita ser sagrado.
    Eu, particularmente acredito que o mínimo é respeitar tudo o que é sagrado no cristianismo, não misturar o que é Santo com as coisas carnais.
    Sou Cristã e fico decepcionada com o silêncio.

     
  5. Sinceramente não sei se é correto ou não…a questao pra mim é: Pra que usar a imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo no meio de tanta promiscuidade?? Porque todos nós brasileiros e brasileiras..ja sabemos o que tem por tras de toda beleza… desse festival de cores, luzes, fantasias , carros alegóricos …e da suposta alegria regada por muito alcool e de tudo mais que impulsiona e promove essa “festa popular” chamada de carnaval…
    Eu fico pensando ..é muita coragem ou é muita ignorancia expor o filho dileto de Nosso Pai eterno assim….
    Mas, nada acontece sem que Deus permita..quem sabe se ele não tem um propósito pra isso?!
    Quem sabe se a imagem de Cristo não toque o coraçao, a alma de muita gente??! Ou de uma só que seja….Quem sabe?! Então terá valido a pena!
    Espero e acredito que sim!

     
  6. e muito importante ,para as pessoas ver jesus ,para que as pessoas reflita tudo o que esta acontecendo no mundo porque deus e tudo na nossa vida, muita gente nao sabe que deus e quem dar e tira, eu acredito que muita gente olhando para imagen de jesus reflita que a vida do serumano e muito inportante ,porque tem gente que acha porque tem mais um pouco eles sao tudo na arogancia e muito petulante se acha mais fique sabemdo que DEUS JESUS E NOSSA SENHARA E QUEM MANDA EM TODOS obrigado fiquem com DEUS E NOSSA SENHRA

     
  7. Richard J. Souza :

    Lí todas as opiniões aqui postadas e o que mais me deixa triste é a mania que temos de julgar os acontecimentos, sem antes fazer uma analise clara do ocorrido, neste caso, o que vai ocorrer. Condenamos as coisas simplesmente porque achamos que estão erradas. Mas será que nossa opinião, nosso pensamento, nosso critério está certo? Onde nos baseamos para justificar nossas opiniões? Se emitimos opiniões sem embasamento nenhum, estamos simplesmente sentenciando sem julgamento.
    Quanto ao que se pressupõe o que vai ocorrer, devemos saber que em nada vai afetar a pessoa de Jesus. Em nada vai desmoralizar, em nada vai descaracterizar a fé, e em nada deveria afetar nossa fé e nossa moral. Digo isto porque Jesus é maior que estes desfiles, é maior que a intenção dos que construiram a imagem. Deus está acima destas coisas.
    Vejo pelas opiniões postadas aqui que muita gente acaba sendo mais moralista que Deus. E me recordo de muitas passagens dos evangelhos onde os sacerdotes, os doutores das leis faziam a mesma coisa.
    Desculpem-me, mas se lerem mais atentamente os evangelhos, verão que Jesus sempre foi rodeado de ladrões (até no momento de sua morte), de prostitutas, de trairas, de promiscuos e foi muito criticado por isso. E onde Jesus vai estar neste carnaval? No meio de muitas pessoas descritas acima. E se a imagem demonstra sua presença ali, temos que nos unir a ele, não fisicamente, mas nas orações, para que a imagem que o representa possa ser motivo de conversão de muitos corações.
    Como nós cristãos não estamos no meio deste povo para darmos exemplo de vida em Cristo, vejo que Ele se faz presente por uma imagem para salvar vidas.
    Se nós, como apostolos de Cristo, batizados e crismados, não fazemos a nossa parte (muito ao contrário, nos rogamos donos da moralidade e do bom costume. Será que praticamos isso?) não temos o direito de condenar o que pode ser talvez, uma ação do próprio Deus.
    Se você quer que aquela imagem não seja motivo de desmoralização do cristianismo, não deixe de rezar neste carnaval. Mas reze não como expiação pela chamada “blasfêmea”, “Nojo” (tem gente que até rogou praga sobre o carro. Isso é atitude de um cristão?), mas reze para que Deus consiga entrar no coração de muita gente e consiga converter suas vidas para o caminho Dele.
    Criticamos uma atitude desta com uma imagem (que representa Jesus), mas será que somos tão criticos assim quando vemos na televisão programas como BBB, novelas (que na grande maioria só mostra infidelidade, sacanagem, sexo), a fazenda e outros realitys mais por aí, que somente nos emburresse cada vez mais, que não acrescenta nada em nossa vida, nossa inteligência, nossa espiritualidade?
    Desculpem novamente se fui grosso nos meus comentários, mas é apenas uma analise do que vi nas respostas.
    Abramos nossa visão para o todo, como Jesus sempre tentou fazer com todos a sua volta. E só conseguiu com poucos.
    Abramos nosso coração para a ação do Espírito Santo, para que consigamos ver o que não é visível, ouvir o que não é audível, sentir o que muitos não sente, para sermos testemunhos vivos da ação de Deus no mundo.
    Abraços a todos.

     
  8. Acho uma falta de respeito, uma heresia , o carnaval é uma festa onde acontece tudo de ruim, pornografia , promiscuidade , para mim é como Sodoma e Gomorra…
    É o apocalipse mesmo.

     
  9. Um homem enviado pelo seu Pai (DEUS) , viveu dias e dias entre nós e não foi reconhecido como salvador.
    A sua imagem independente de que forma seja exposta deve ser exibida é sinal que ele está voltando e que seguiremos o seu caminho, porque ele voltara´.
    É obrigação nossa elevar o nosso Senhor ele está a nosso lado é só sabermos conversar com ele.
    Na contra as outra opiniões.

     
  10. Isso é um absurdo!
    Inaceitável!!!
    Colocar imagem de Jesus e de Nossa Senhora, junto com mulheres nuas e libertinagem.
    Se não bastasse a pouca vergonha do desfile de carnaval, agora mais essa.
    Isso tinha que ser impedido na justiça!

     
  11. Deus está em todo lugar. Ele é onipresente como sabemos, e também não discriminou e nen atirou pedras em Madalena. Vamos esperar como Deus irá reagir nesse momento pois não sabemos o ” por que” disso está acontecendo. Com certeza não é um ambiente de oração e nen digno da presença de Deus, mas como ja disse. Deus é Divino e está no coração daqueles que O amam e O temem. Ele é quem pode julgar e ter misericordia de todos nós.

     
  12. fico horrorizada como o diabo nesses dias de carnaval tenta as pessoas, elas ficam cegas, imagina colocar qualquer coisa que faça apologia ao nosso Deus é pecado gravissimo, a palavra de Jesus nos diz: que tudo será perdoado ao homem que se arrepender, só uma coisa não será: a blasfêmia contra o Espirito Santo. Deus é amor mas é também fogo consumidor, quando ele mandava no 1º testamento exterminar um povo, não poupava nada, os velhinhos, as crianças, os bichos, todos eram exterminados. Está muita próxima a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, estão acontecendo coisas terríveis como o dessa menina Lavínia, aquela mulher está possuida, porque ninguém que tenha o termor de Deus faz nem pensa fazer tal monstruosidade. Já estamos chegando na semana da carne, onde impera o sexo, a bebida, a orgia é total. Que Deus nos guarde nesses dias porque o diabo fica solto e todo feliz em ver tantas vidas se destruindo, indo para onde Deus não quer que nenhuma alma vá: pro INFERNO. Como um povo na avenida todo drogado, bebado, nu, vai referenciar o nosso Deus? Deus ama o pecador mas abomina o pecado

     
  13. Sem exageros ou preconceitos, não deveria acontecer isso. Mesmo que seja a imagem do Cristo Redentor, que nos lembra Nosso Senhor, que pode tudo, o contexto de uma festa de carnaval, seja, as músicas, as roupas, enfim, tudo que rodeia essa festa está em contradição com o que o Cristo quer. Por que quem teve essa ideia não refletiu que Jesus Cristo não aceita o que se vê nessa festa?

     
  14. É UM PECADO MUITO GRAVE CONTRA O PRIMEIRO MANDAMENTO QUE NOS OBRIGA A AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS.AMAR SIGNIFICA TAMBÉM RESPEITAR,ADORAR O SEU SANTO NOME EM ESPIRITO E VERADE CONFORME NOS ENSINA NOSSO SENHOR.
    IMAGEM DE JESUS NA ESCOLA DE SAMBA,É BLASFEMIA.JESUS NO DISSE QUE NÃO PODEMOS SERVIR A DOIS SENHORES MAIS A UM SÓ.QUEM NÃO SERVE A DEUS,SERVE O DEMONIO.
    QUE DEUS TENHA PIEDADE DESSAS PESSOAS.

     
  15. )3 de Março de 2011

    Essa cambada,se assim os posso chamar,se Esquecem que Jesus Cristo veio ao Mundo para nos Salvar e não para ser Peça de Carnaval Profano.Somos Católicos Apostólicos Romanos.Meus irmãos ,precisamos sim Prescervar nossa Dignidade e nossa Moral.Lutemos com afinco,que venceremos essa corja de que tudo vale´,assim teremos jovens sadios para o Futuro.

     
  16. Sinceramente eu não me choco. Pois em dias como os nossos, pouca coisa me choca.

    Contudo sou partidário de que, não é o ambiente propicio para se carrear uma imagem cristã, que diria a imagem do próprio Redentor.
    Por outro lado… devemos sempre nos lembrar que, a igreja católica deve ser sinal de graça e luz para as nações… e não tenho dúvidas que, leis, mandatos de segurança ou qualquer coisa nesta ordem, somente apartaria ainda mais, nossos irmãos que estão afastados (por hora) da luz do Espirito Santo, que se propaga até os dias de hoje, através da Santa Palavra.

    Espero que vença o bom senso… Dos católicos e dos não-católicos. Sempre vigorando, acima de tudo, a Paz e a Fraternidade.

     
  17. @mauro macedo de oliveira
    Jesus veio para os pecadores e não para os que ja estão salvos.
    Outro dia estava dentro de um bar e de repente no som do bar começou a tocar a música Abraço de Pai de Walmir Alencar, uma moça que estava sentada em uma mesa rodeada de rapazes de repente começou a chorar, ela era garota de programa de luxo e por causa da música se lembrou do tempo que frequentava a igreja com o seu pai e ia aos grupos de oração. ao vê-la chorando alguns perguntaram por que e ela disse que se lembrou do tempo que ela ainda tinha Jesus no coração e dignidade para viver….depois desse dia ela sumiu do bar, local de encontro de garotas e garotos de programa aqui em BH.
    Quem sabe por causa de uma música católica tocada num lugar de protituição ess moça não foi liberta de suas prisôes?
    Assim quem sabe vendo a imagem do CRISTO REDENTOR muitos não se libertem naquele carnaval promiscuo?

     
  18. Bom eu acho que Deus esta em todos lugar, porque as pessoa que vai no carnaval muita vai com bom coraçao, para brincar mesmo, e se divertir e esta pessoa que vai para se divertir, tem certeza que deus esta no coraçao de cada uma delas, tem aquelas outras pessoa que vai com instito de fazer maldade ai eu acho que ja e obra do encardido, ai esta pessoa nao tem Deus no coraçao, agora sobre a imargem de Deus, Nós todos somos imargem de Deus.

     
  19. Meus Irmãos, bom dia!
    Veja com esta Humanidade, a falta de respeito colocar Nosso Senhor, em frete de Escola de Samba, para os descrentes isso é normal e para nós que somos batizados Crismados, será que não devíamos fechar olhos mais uma vez?Veja a manobra do mundo, esconde-se de traz da imagem, tantos pecados que são cometidos neste inicio de Carnal, roubos, lascívias, morte física, espiritual e ainda diz que estão curtindo, vamos orar ao Senhor Jesus para nós mantermos, firme no comprimento do nosso dever, revestindo da armadura de Deus, pois os dias são maus, mantemos a Fé.
    Um grande abraço.

     
  20. Eu não acho que seja um absurdo tão pavoroso.Deus Nosso Todo Poderoso está em nossos corações, e não nessas imagens que fazem dele.

     
  21. Não esquecer que carnaval, apesar de comercializado e apesar dos excessos de nudismo, é parte da cultura popular nacional, folclore e festa.Fruto de trabalho de coletividades humanas e estimulador da convivência e de um trabalho comunitário com um objetivo bom. Evidentemente, pode haver temas abordados questionáveis sob o aspecto moral, mas, considerando a própria formação cristã da maioria, e desde que não haja explicito desrespeito e ofensa, nada impediria a inclusão de imagens e simbolos religiosos. É apenas uma questão de contexto do tema. Acho mesmo que haverá muito bumbo, cuica e tamborim, saudando a´próxima volta de Cristo à terra. Uma festa completa.

     
  22. Prezados Companheiros,

    Não vejo nenhum desrespeito em levar imagens Católicas ao Sambódramo. No Brasil o sagrado e o profano estão lado-a-lado inclusive em pessoas que participam dentro da Igreja.

    Vejo apenas duas questões a maldade que anda na cabeça da maioria dos Cristãos principalmente os Protestantes e uma parte dos Católicos. Outra coisa é o que e faz com essa imagens, pois com certeza Protestantes e Umbandistas devem fazer por motivos diferentes coisam horríveis com nossa Imagens e ninguém diz nada.

    Quanto ao Carnaval da Beija-Flor que terá o REI RC como homenageado, se houvesse qualquer tipo de profanação ao símbolo Sagrado, Ele seria o 1º a se colocar contra e impedir isso. Pois além de grande talento e carisma é um homem sensível e correto e de Fé inabalável.

    No caso específico do Cristo Redentor, para o povo do Brasil e para o Mundo esta imagem está mais vinculada a Brasilidade como os símbolos da Estátua da Liberdade, a Torre Eiffel, a Torre de Pisa, as Pirâmides do Egito, do que um símbolo Católico. Isto é fato.

    Realmente não creio que a Beija-Flor queira criar qualquer polêmica com a Igreja e nem com os Católicos, até porque a grande maioria dos componentes desta é Católica.

    Gente vamos por mais Deus e Nossa Senhora no coração e menos maldade nas mentes, pois quem condena não é Deus é o Demônio, não imitemos nossos irmãos Protestantes que tanto nos discriminam e humilham por causa da Virgem Maria e dos Santos.

    Positividade e oração para bem inclusive na hora da folia. Não somos Santos…

    Uma boa leitura para você seria o livro: QUANTO PIRO FOR A PESSOA COM QUEM VOCÊ VIVE, MELHOR PRA VOCÊ; Pe. Alir Sanagiotto

    Fiquem em paz e com Deus e se preocupem com seus próprios caminhos antes de condenar.

     
  23. Está imoralidade já foi tentada em outro carnaval
    não me lembro o ano.
    A imagem foi coberta,mas mesmo assim a escola desfilou.
    seu eu não me engano foi a mesma esola de samba.
    Quando é que esse povo vai aprender???!!!

     
  24. USAR IMAGEN NO CARNAVAL , ISTO É QUERER PREJUDICAR A IGREJA , MAS NÃO SEREMOS
    PREJUDICADOS POIS DEUS É MAIS , CARNAVAL NEM PODERIA TER, ISTO É VERGONHA P/ NOS BRASILEIROS VENDO NOSSOS IRMÃOS LA NO RIO DE JANEIRO COM AQUELE DESASTRE, E AINDA EXISTIR CARNAVAL , TODO ESSE TEMPO DE CARNAVAL DEVERIAM ESTÁR ORANDO ,
    PELOS IRMÃOS , NÃO FESTEJANDO ,BAGUNÇANDO . E P/AJUDAR USAR IMAGEM .
    QUE DEUS O ABENÇOE ESTÁ PESSOAS P/ QUE UM DIA SI ARREPENDAM.

     
  25. É necessário desenvolvermos um apostolado de evangelização para conscientizar a humanidade sobre Os Mandamentos das Leis de Deus e da Santa Igreja Católica, e estimular o respeito ao Sagrado nome de Deus num processo de catequização.

     
  26. È imoral e não tem nada que justifique, usar imagens catolicas em desfiles de escolas de samba, tem que ser proibido ser possivel por lei.

     
  27. Cabe à Igreja Católica por seus leais representantes cariocas impetrar Mandado de Segurança com urgência contra essa exibição! Entretanto, é preciso ponderar e ouvir as reais intenções dos administradores dessa escola de samba para não ferirmos e afastarmos nossos irmãos festivos dessa agremiação carnavalesca!

     
  28. Que vergonnha para esta escola de samba,as pessoas nao tem mais respeito por nada neste mundo!!!Espero que esta escola de samba, a pessoa que colocou a imagem de cristo […] deve ser o diabo que acompanha esta pessoa.
    Que falta de rspeito!!!!!!!

     
  29. OLHA PELO POUCO QUE SEI ,O CARNAVAL COMEÇOU COMO UMA FESTA RELIOSA,DENTRO DA IGREJA. MÁS COM TUDO,DEVIDA ALIBERDADE,TER SIDO LEVADA A LIBERTINAGEM,DEU NO QUE DEU;VIROU ESTE CARNAVAL DE PERDIÇÃO,QUE QUANTO MAIS “LUCHO”,MAIS COISA ERRADA SE VÊ;COMO ESTAAGORA DE LEVAR IMAGENS PARA A AVENIDA,NO MEIODE MULHERES NUAS E SEMI-NUAS.ISTO É A MISTURA DE DEUS E O DEMONIO,MAS SÓ DEUS VENCERÁ.JÁ COMEÇOU COM O FOGO NOS BARRACÕES DAS ESCOLAS,E POR AÍ VAI…DEUS ME PERDÕE,SE EU ESTIVER ME EXECEDENDO,MAS É MINHA OPINIÃO,QUE DEUS ILUMINE OS INOCENTES QUE ESTIVEREM NESTA FESTA DO INCARDADO…

     
  30. Eu acho uma imoralidade total o que estão fazendo,não devemos misturar religião com estas festas.
    Isso só ira gerar revolta,se eles querem homenagear á Deus então que procurem participar da Santa Missa.

     
  31. Nós católicos não adoramos o barro ou madeira ou o material de que são feitas as imagens. Imagens são representações e facilitam-nos colocar na presença do representado e assim nossa piedade. Mas, se alguém atenta contra a imagem também não o faz contra o barro mas contra a figura que ela representa.

     
  32. Em uma das palestras do Pe Leo, o Pe disse que recebeu de fonte muito segura, que todos os carros alegoricos do carnaval, antes de entrar na avenida são consagrados ao diabo. Que o Papa Bento XVI, consagre a Russia ao Sagrado Coração de Maria, que seja cumprida a mensagem de Nossa Senhora de Fátima. Abraços. Mande e-mail ao secretário ddo papa benedictxvi@vatican.va Abraços

     
  33. Gente cd o respeito????

    Por isso que nosso País esta tão violente ,falta moral,religiozidade e educa~çao .

    Tanta coisa para mostrar deixem a religião em paz

     
  34. Uma falta de respeito com NOSSO SENHOR E A VIRGEM MARIA E OS SANTOS E ANJOS….ISTO É COISA DO ENCARDIDO…QUEM COMO DEUS NINGUÉM COMO DEUS ELE VENCEU O MUNDO

     
  35. Não concordo, uma falta de respeito com Deus e Nossa Senhora, e os santos…..este mundo esta perdido o encardido, não ira vencer DEUS DE FORMA ALGUMA….

     
  36. Eu realmente estou muito chocada. Como pode, até Deus e Nossa Senhora querem arrastar pra esta lama, como se fossem pra dizer que são aprovados pela moral cristã? Que nojo! Não vou me admirar se o carro alegórico deles pegar fogo na avenida…e se nada acontecer, pior ainda. O castigo vai ser estrondoso.

     

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome