Espanha: não há outeiro de onde não se aviste um santuário

1

Espanha católica

Contar os santuários da Espanha é tarefa tão difícil, que somente agora apareceu um livro apresentando uma cifra.

Salvador Batalla Gardella, ex-diretor do departamento de Pastoral de Turismo, Santuários e Peregrinações da Conferência Episcopal espanhola, contabilizou “mais de 12.300 santuários e ermidas” no país.

Ele explica que “não há montanha, morro ou colina de onde não se possa ver no horizonte um santuário, uma ermida ou uma capela dedicada a Jesus Cristo, à Mãe de Deus, ou a algum santo ou santa”. Aqueles dedicados a Nosso Senhor são pelo menos 1.200 (10% do total); à Virgem Maria ou a alguma invocação mariana, 4.300 (35%); aos santos e santas, 6.800 (55%).

A construção e manutenção dos santuários é quase sempre feita por confrarias e associações de leigos. Mas é a graça divina que atrai romeiros a muitos desses locais. Em nossos dias, é consolador constatar este aspecto na católica Espanha, em que o “progressismo” católico se opõe às devoções tradicionais.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Infelizmente, na Europa em geral existe a grande ameaça de outra “invasão” islâmica, desta vez através de dois fatores interligados. O controle da natalidade e principalmente a forte imigração de muçulmanos. Desta vez eles pretendem dominar toda a Europa sem exércitos e armas, mas sendo a maioria em cada país. Enquanto os ocidentais fazem controle de natalidade, as famílias muçulmanas têm altas taxas de natalidade. E cada vez mais a Europa precisa de mão-de-obra.

     

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome