Atilio Faoro

O ambiente das prisões em Cuba é degradante, violento e imundo.

O quadro de brutal violação de direitos humanos nas prisões cubanas ficou mais uma vez evidente pelos dramáticos depoimentos dos presos políticos que, após negociações entre a Igreja Católica e os governos espanhol e cubano, foram enviados à Espanha, na semana passada.

O escândalo deveria levantar vozes indignadas de defensores humanitaristas de Norte a Sul do País. A começar pelos ativistas da Secretaria dos Direitos Humanos do ministro Vannuchi. Porém, isso não aconteceu.

Um cenário brutal

Ratos e baratas, água a cada três dias, comida podre, autoflagelação e excrementos pelo chão. Esse foi o cenário que os ex-presos políticos de Cuba enviados à Espanha na semana passada afirmaram haver enfrentado nos últimos sete anos que passaram encarcerados em presídios da ilha.

“Convivíamos com ratos, baratas, lacraias e excrementos. E comíamos um almoço que vinha podre, feito 12 horas antes”, declarou Júlio César Rodríguez. Água, nunca tratada, era um recurso ao qual tinham acesso a cada três dias, por dez minutos. “Às vezes, com o calor, alguns companheiros sugavam de uma mangueira com a boca”, contou Omar Rodríguez.

“Como nunca limpavam o banheiro, fizemos uma trilha para chegar ao vaso sanitário sem pisar em excrementos. Éramos totalmente saudáveis [antes da prisão], mas saímos de lá cheios de problemas”, disse. Para conseguir atendimento médico, presos recorriam à autoflagelação, disse Normando González.

Condenação sem amplo direito de defesa

Omar Rodrigues, agora na Espanha, foi condenado a 27 anos de prisão “por atividades contra-revolucionárias”. “Eles ameaçaram de condenar-me à morte. Diziam que iriam matar minha esposa e meus filhos. E não tinham nenhuma acusação concreta a lançar sobre minhas costas”.

Omar descreve a “farsa” que foi o seu processo, com quatro outros detidos. “Durou doze horas. Eu não tive mais que cinco minutos para falar com meu advogado, um embriagado que tinha passado a noite em claro e que dormiu durante a audiência. Eu nem sequer fiquei sabendo o seu nome”.

Omar Rodrigues fala também das condições inumanas nas várias prisões por que passou, encarcerado com os detentos comuns. Em Nieves Morejón, em Sancti Spiritus, por exemplo, o ambiente é degradante, violento e imundo: “Foi a primeira vez que vi a sodomia, o sangue, as agressões e os ratos que eram o dia-a-dia da prisão”. E depois, foi transferido para a prisão de Aguica, onde ele era o único preso político a compartilhar uma cela de seis metros por seis onde se amontoavam 24 prisioneiros!

Duras críticas a Lula

Em Madri, os dissidentes cubanos chamaram ao presidente Lula de populista e afirmaram que ele podia ter salvado a vida do preso político Orlando Zapata, que morreu por greve de fome em 23 de fevereiro de 2010, no mesmo dia em que Lula visitava Cuba. “Só que o Lula se aliou ao crime e não à justiça”, declarou o dissidente Omar Rodríguez.

Lula foi alvo de duras críticas também do jornalista Guillermo Fariñas, que interrompeu uma greve de fome de mais de quatro meses pela liberação dos presos. “O Lula é um mal-agradecido. Esqueceu-se de sua essência humana. Sorte para o povo brasileiro que já não pode mais ser eleito”, disse Fariñas à “Folha de São Paulo”, por telefone.

Está cada vez mais evidente que a campanha de defesa dos direitos humanos orquestrada pela dupla Lula-Vannuchi e apoiada por certos setores progressistas da Igreja católica tem mão e não tem contra-mão.

 

12 COMENTÁRIOS

  1. Acho-me recompensado, ao ver nos comentários antes inseridos, que todos, sem excessão, entenderam a mensagem sutil desses PNDH… e, entendendo se posicionam contra, por isso, me arrebento de felicidade. Esses comunas, são como o diabo,não dormem, não se cansam, estão sempre atuante, procurando alcançar os seus intentos, implantar a ditadura comunista, que nem eles sabe o que é, pois eles mesmo serão incapazes para o comunismo, corruputos terroristas, assaltantes de bancos, desrespeitadores das leis vigentes, nesse regime, perderão logo a cabeça. Na Russia e na China, fecharam as igrejas transformara-nas em prostíbulos e mataram os cristãos, fizeram crianças delatar os pais, tomaram as propriedades das pessoas. enfim, precisamos montar uma torre de vigia, não só no nosso Brasil, mas na A L, pois, esse Chaves, essa Dilma, essa Cristina, e, outros, todos discípulos de São Fidel Castro, que é professor-guia do nosso são LULA,vamos abrir os olhos enquanto há tempo. Viva a caravana contra o PNDHs…Viva a nossa liberdade. Viva o nosso queridíssimo Brasil. Viva a verdadeira DEMOCRACIA. SUGESTÃO: que esse pessoal: comunistas, homossexuais, lesbicas, abortistas,casais homossexuais,contrários ao direito de propriedade,prostitutas e simpatizante, junto com contra a unidade familiar, peguem suas bagagem e mudem para a sua ilha da fantasia e vivam conteúdo. Um grande abraço.

     
  2. Diga-me com quem andas e te direi quem és. Quem anda com Fidel Castro, Ahjadinehad, Hugo Chavez, José Dirceu, Dilma a guerrilheira defensores dos “direitos humanos”…

     
  3. A foto do artigo é muito ilustrativa do que nos espera se permitirmos o avanço do PNDH3. Os únicos que estarão do lado de fora desse cárcere serão as prostitutas, homossexuais, abortistas, traficantes, bandidos em geral que estarão nos vigiando com a arma do PNDH3 em punho nos ameçando se fizermos qualquer manifestação contrária. Aí não tem direitos. O programa todo tem que ir para o lixo, recuo só se for para o lixo.

     
  4. Verdadeiramente fica claro que para os defensores dos “direitos humanos” este vocábulo significa perseguir aqueles que defendem o direito natural e a civilização cristã.

     
  5. “Por que ninguém os defende?”, ora, porque os defensores do PNDH-3, tipo assim, Vannuchi, Dilma e companheiros são autênticos “demonio-“cratas.

     
  6. Apoio o que disseram. Recentemente a Dilma disse naquela entrevista debate na Record que o aborto é um problema de saude publica. Logo ela é a favor e é uma ameaça se for eleita. Fica discutindo as posiçoes com Serra, o que ele disse ou deixou de dizer, mas no fundo disfarça bem suas intenções.
    As coisas vão ficando mais claras. De fato as posiçoes a serem tomadas é desde agora e não parar jamais de defender a naçao de toda essa ameaça de comunismo e socialista idealista.
    Temo que ser como João disse de Cristo, limpar a sua eira.

     
  7. às vezes estamos imbuídos de uma “santa ingenuidade” Acreditar que a esquerda ataque a esquerda para defender a justiça, os direitos humanos, a verdade. A esquerda, no pensamento da esquerda, é imaculada, pura, incapaz de qualquer delito. Tudo o que faz é recoberto por uma capa de espessa hipocrisia que transforma tudo em luz, em bem, em verdade. Só um “porco” direitista é capaz de ver diferente e, por isso, se torna reu de lesa humanidade.
    O que o direitista diz é necessariamente mentira e, portanto, nem sequer pode ser lido ou ouvido. Muito menos se pode escrever uma palavra que leve a pensar que estamos a dizer a verdade.
    Vocês não vêm agora. O presidente do PT (não da República) faz grande alarido a mostrar que a coitadinha da Dilma é uma mártir: presa, sujeita às maiores torturas na prisão, apenas comparadas às que sofreu Jesus Cristo, só para conseguir terminar com essa imunda ditadura. Só que o presidente do PT se esquece de dizer que Dilma foi presa antes do AI5 e em consequência dos vários crimes de morte que tinha cometido ou com os quais tinha colaborado, com o intuito de implantar uma implacável ditadura. E na mente do presidente do PT o que ele diz é a verdade, porque um esquerdista nem sabe o que é o mal e se é acusado de praticar o mal, só pode ser mentira. mais uma mentira da direita

     
  8. E ainda por cima esse sem vergonha que ilude e ofende a dignidade humana enriqueceu a si e sua “famiglia”com os escorchantes impostos cobrados de quem trabalha. Deus queira que esses bandidos do planalto levem uma enxurrada de votos contrários e que algum brasileiro de coragem os chamem aos tribunais, expropriem o que roubaram do povo brasileiro e para alguns a pena de morte.

     
  9. Lamentavelmente, um Governo que nasceu no berço da Igreja Católica, que o apoiou acreditando num governo do povo para o povo. Agora, no poder, vira as costas, provendo uma série de atos que, nós eleitores cristãos, não podemos admitir. O País melhorou, é verdade, mas também é verdade que cresceu os males que são verdadeiros cânceres na sociedade. Eis alguns: corrupção ativa e passiva, casamentos de pessoas do mesmo sexo, legalização da prostituição como profissão, auxilio reclusão para familiares de condenados pela justição, etc. No âmbito internacional, apoio aos governantes ditadores populistas, e por aí vai uma lista interminável. Não podemos aceitar mais isto.

     
  10. É mais um grande motivo para nos unirmos e não votar nessa Dilma comunista. O Lula só quer perpetuar-se no poder, ela fica 4 anos e depois ele volta para terminar de implantar o comunismo e colocar todos os brasileiros a serviço dele e da corja dele. Acordem brasileiros enquanto há tempo. Vamos divulgar as safadesas dessa corja e concientizar as pessoas do quem realmente se trata o LULA e seus capangas. Avante movimento do Plínio Correa de Oliveira! cada pessoa que tomar conhecimento sobre o PNDH-3 não votará na bandida da Dilma. Deus estará nos protegendo.

     
  11. Esse é o presidente do do povo. Do povo comunista, anti-catolico, abortista. Se não nos unirmos contra essa gente, transformam o Brasil numa nova Cuba. Para isso acontecer falta pouco, é só colocar o PNDH-3 para funcionar.

     
  12. Ai fica bem claro como nosso Presidente é aliado das atrocidades que acontecem em Cuba! E aqui no Brasil não será diferente se o PNDH-3 for aprovado!
    Comunismo no Brasil Jamais!

     

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome