Miséria na terra e no ar, no presente e no futuro da Venezuela

9
A jovem estudante Génesis Carmona morreu de um tiro em Valencia, Venezuela, quando protestava contra falta de alimentos
A jovem estudante Génesis Carmona morreu de um tiro em Valencia, Venezuela, quando protestava contra falta de alimentos

Os aviões suspendem seus voos na Venezuela pela situação limite a que chegaram companhias aéreas nacionais e internacionais, com seus fundos bloqueados pelo governo chavista inadimplente.

Para sair da Venezuela é preciso pagar uma fortuna por causa dos controles de câmbio.

Em terra, enquanto os jornais têm que reduzir suas páginas por falta de papel, nos supermercados os cidadãos ficam constrangidos a achincalhes e intérminas filas para obter papel higiênico.

Não espanta pois que, segundo informou “Clarin” de Buenos Aires, o número de emigrados do país atinja patamares assustadores.

Estudo da Universidade Católica Andrés Bello calculou que entre 2005 e 2010 pelo menos 143.000 venezuelanos emigraram, sobretudo para EUA e Espanha.

O total da era chavista já atinge um mínimo de 530.000 emigrantes, sem considerar os cidadãos que possuíam dupla nacionalidade e não estão incluídos no cômputo. A população do país é de 28 milhões.

O relatório registra que a emigração é um dos horizontes mais considerados pelos jovens universitários. Os argumentos alegados são a falta de futuro e desenvolvimento, o asfixiante clima de violência e os baixos ordenados.

Diversos sites fornecem conselhos e informação para emigrar, e em 2012 foi lançado o documentário “Caracas, ciudad de despedidas”, no qual adolescentes da classe média falavam sobre a possibilidade de não mais viverem em seu país. Aquele filme fez famosa a frase “me iría demasiado”.

É o triunfo da “democracia” chavista, fiel réplica da castrista e que tantos líderes populistas na América do Sul tentam com empenho imitar.

 

9 COMENTÁRIOS

  1. SOCIALISMO-ESQUERDISMO-COMUNISMO: ANÁLISE FINAL
    O Socialismo, Esquerdismo ou Comunismo são a mais perversa, hedionda e cruel forma de perverter as naturais relações sociais e econômicas entre os homens e destruir a individualidade das pessoas; são invenção de homens com graves deformações de personalidade, conduta ou de visão do mundo. São sistemas mantidos, desde seus princípios, por homens avessos ao trabalho regular, à rotina laboral, à hierarquia natural entre os seres humanos, estabelecida pela própria Natureza; seus criadores e seguidores são pessoas capazes de matar toda uma geração, a título de um pretenso bem-estar para as gerações futuras; são homens que nunca criaram valores morais ou empregos, ou produziram bens ou serviços para seus semelhantes; são pessoas frias, que consideram as demais simples “massas” a serem moldadas de acordo com o que pensam e decidiram ser melhor para a humanidade; são deformidades humanas que devem ser combatidas sem tréguas, permanentemente, como devem ser combatidos os vermes, as bactérias, os vírus e todos os vetores de doenças infecto-contagiosas e malignas.
    Porque essa é a mesma visão que eles têm de nós; são inimigos irreconciliáveis da Família, do Trabalho, da Propriedade privada licitamente constituída, da Fé, da Esperança e da Paz; a felicidade humana, para eles, é sempre no futuro distante, quando todas as pessoas tiverem suas individualidades destruídas e se transformarem naquilo que eles pensam que devem ser: AS MASSAS. Quando as pessoas se transformarem em MASSAS, aí sim, eles estarão realizados.
    VOCÊ vai permitir?

     
  2. Pelo jeito o capital da Venezuela está no fim, após sua distribuição para o povo pobre. Me parece que os que tinham capacidade de mantê-los e amplia-los pelo trabalho duro, desistiram.
    Margareth Tatcher, previa isso.
    Sem honestidade, não ha credito(confiança) e sem credito(confiança) a economia trava e declina.

     
  3. Estimado Canavarro, sou licenciado em ciências sociais, procuro desenvolver como educador uma formação de analise e crítica aos docentes. Sofro com o patrulhamento dos meus pares, por ser um forte opositor do socialismo / comunismo. Não argumentam meus questionamentos, me atacam, me rotulam, ser socialista quando jovem e ter ideal, continuar sendo na velhice é burrice, meus pares continuam com os pés e as mãos no chão. Querem o socialismo? Indico a eles “A utopia” de Tomas More.

    ALDO LANGBECK CANAVARRO,

     
  4. Temos na Venezuela o retrato do Brasil de amanhã, o chamado efeito Orloff, que está recebendo da imprensa nacional um tratamento sigiloso, idêntico aos empréstimos feitos pelo BNDS a Cuba, Venezuela e Angola!
    “O socialismo que deu certo”!!! para provar a viabilidade desta teoria utópica, o governo brasileiro gasta milhões de dólares em Cuba, tentando inaugurar no Caribe o primeiro “paraíso socialista
    do planeta”, parece que agora vai ter que gastar mais dinheiro ainda
    para socorrer seu aliado, e impedir o surgimento de mais um vexame, de mais uma “tentativa de criar uma sociedade socialista, que não deu certo”. O socialismo tem que ficar restrito ao mundo acadêmico, aos bancos das universidades, seduzindo os alunos, quando tenta fazer alguma incursão no mundo real, o resultado é este que vemos na Venezuela, um desastre!

     
  5. Quando eles se instalam no poder é para subjugar e dominar todo o que antigamente essa Nação tinha :Tradições – Familia – Patria esses arautos da desgraça, do desordem do terror do medo das perseguições está demonstrando o falido regime comunista que esta dando suas últimas cartadas para criar na América Latina o mesmo sistema de destruição que está minando também à Europa.
    Braço firme FÉ em Deus e inteligência acurada para combater esses terroristas !!

     
  6. Sr. Aurélio, por questões obvias a grande mídia brasileira, só foram comentar e com pouca ênfase, meses após a crise iniciada, somente o IPCO e a revista VEJA (Sr. Reinaldo de Azevedo e outros) detalhavam os horrores. Hoje realizei uma pesquisa e pasme, nenhum comentário nos grandes meios de comunicação, radio, tv através dos noticiários, sites (portais) na internet, pronunciamento da Sra Dilma em Bruxelas, sobre o assunto foi de envergonhar os brasileiros. Sabemos bem quais são os motivos. E quando comentam, sempre de uma forma, digamos, amena, devemos entender quando estamos sendo enganados.

    Aurélio,

     
  7. ATÉ OS ELEITORES DO PT ESTARIAM POR DETRÁS DA CRISE VENEZUELANA!
    Acho que, por o governo marxista brasileiro ser da mesma ideologia do Maduro, o Podre – do martelo, da foice e da estrela de 5 pontas que é o pentagrama satânico – está apoiando sem restrições por estar calado, estaria ajudando secretamente, o que já o compromete, pois quem cala, consente.
    Aliás, onde entra a bandeira acima estão garantidas chantagens de toda espécie, atraso, miséria destruição e morte, o que nos garante que votar em comunista é colocar Satã no poder e aguardar os frutos de suas “boas obras”.
    Quem elege um comunista praticamente suicida e ajuda a trucidar os irmãos, seja por ignorância ou não, uma grave falta de caridade e ainda perseguidor da Igreja católica, já que a detestam.
    O Blog do Aluizio Amorim é um super especializado diário do caos venezuelano, além de ser um duro crítico do marxismo e do PT.

     
  8. Um dado, que ia me esquecendo de fornecer; a não ser na ocasião da morte de um manifestante, em que apareceu um sacerdote rezando pela vítima, não se viu nenhum pronunciamento da hierarquia católica sobre estes acontecimentos dramáticos, denunciando a comunistização da Venezuela.
    Tão ausentes, tão ausentes, que já eu mesmo, ia me esquecendo da existência da Igreja Católica na Venezuela.

     
  9. Infelizmente, ou felizmente, não acompanho o noticiário pela chamada “grande” mídia, isso por diversas razões que me abstenho aqui de dá-las.
    Leio os blogs mais confiáveis para me informar.
    A “prova dos 9” faço aqui no IPCO.
    O sr. Luis Dufaur nos passa informações, a respeito da Venezuela, muito importantes e que confirmam um quadro da deterioração política de desabamento. Vi fotografias de manifestações monstros no centro de Caracas. Militares com equipamentos de guerra, tanques e metralhadoras, fuzilamento contra estudantes correndo, coisas assim. Um general com a metralhadora em punho impedido a entrada da polícia de Maduro em sua residência, a vizinhança deste general apoiando o mesmo com barricadas.Uma entrevista deste general à CNN foi impedida de ir ao ar pela própria CNN.
    A TV brasileira está passando isso ?
    Estão me dizendo que não.
    O comentário, o mais redondo que eu posso fazer é, tudo isso é muito estranho.

     

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome