Na República Tcheca, memorial lembra religiosos católicos perseguidos pelo comunismo

Durante a operação K, todos os religiosos foram transferidos para prisões de centralização “a fim de eliminá-los violentamente”, lembra Richard M. Sicha.

De acordo com o site de notícias da UOL (5/5/11), na República Tcheca, será construído um memorial em homenagem aos mais de 11 mil religiosos católicos que sofreram em campos de concentração durante o regime comunista Tcheco (1948-1989).

O memorial, feito por iniciativa particular, será construído no santuário de Kraliky, que fica ao leste da Boêmia. Nele, durante os anos de cativeiro, estiveram presos pelo menos 540 religiosos.

De 1950 a 1961 foram fechados todos os conventos na Tchecoslováquia. Durante a operação K, todos os religiosos foram transferidos para prisões de centralização “a fim de eliminá-los violentamente”, como lembra Richard M. Sicha, diretor do Museu das Fortalezas Tchecoslovacas dos anos 1935-1938, hoje um dos responsáveis pela obra.

Apenas em abril e maio do ano de 1950 foram presos 2.300 párocos e monges dos 3 mil que haviam no país! E ainda cerca de 8 mil religiosas. Enquanto elas eram obrigadas a trabalhar na indústria, os padres trabalhavam na agricultura, sempre ameaçados pela estrita vigilância da polícia comunista chamada de Statni Narodni Bezpecnost (SNB).

Livro: “Acordo com o regime comunista – Para a Igreja, esperança ou autodemolição?”

O Santuário será dividido em vários setores de exposição. O primeiro será dedicado a expor a “filosofia da liquidação da influência da Igreja” e a inauguração está prevista para Janeiro de 2012.

O memorial é uma lembrança aos religiosos católicos, pois não há registros de prisões e deportações de clérigos de outras confissões, aos quais as perseguições eram muito mais brandas.

Embora muitos “católicos” da época e de hoje não queiram ver a contradição entre o Comunismo e a Igreja, desejando uma coexistência pacifica entre os dois, os comunistas, por sua vez, enxergam bem! E sabem que aonde a Igreja – não me refiro aos tristes elementos progressistas – exerce a sua influência, ali o comunismo não consegue se firmar.

Situação essa que foi fortemente denunciada por Plínio Correa de Oliveira, já em 1963, com seu livro: “Acordo com o regime comunista – Para a Igreja, esperança ou autodemolição?”.

 

7 COMENTÁRIOS

  1. Há, no país, uma erosão dos bons costumes atuando desde tempos remotos, até antes da República (basta ver o que foi a intentona comunista). A proliferação do PT no Brasil deve-se à degradação do ensino fundamental, de cujo produto resultou em cabecinhas ignorantes, capazes de sairem de um trilho forte como o Catolicismo e retrocederem em credos mais fáceis de cumprir, politica e religiosamente, resultando em um politeísmo sem precedentes. Nem no mundo pagão se viu algo igual. Tal erosão transformou nosso país em um mar de lama que nem a língua falada é inteligível mais. Basta tentar conversar com os mais jovens. O estrago dos 41 anos do comunismo tcheco foi grande. No Brasil, alguém vai pensar em fazer monumento, depois?

     
  2. Ao Jairo e Monika: No Brasil o comunismo é disfarçado em pele de cordeiro e este atua junto ao governo que finalmente conseguiu chegar em 2001. Um povo que nao conhece a historia, está fadado a repeti-la. Os eleitores dessa gente não sabe nem a origem do próprio nome e, norteados pela ignorância em que estão, e isso inclui os evangélicos (basta conversar com eles pra ver). Não sei se para este mandato, mas haverá perda de muitos jovens em uma guerra provocada pelo poder que aí está. O que se vê acenando para confrontos mais graves, não haverá democracia que demova os ânimos quando a coisa estourar. Mas, que democracia, hein?

     
  3. Que o nosso Pai Maior nos dê força para lutarmos com afinco e com coragem contra essas potestades do mal… Eis o que diz o Salmo 7,15: ” Eis que o mau está em dores de parto, concebe a malícia e dá á luz mentira”. O Senhor Jesus Cristo está do nosso lado.
    Louvado seja. Amém.

     
  4. Se não sairmos da inercia em breve o Brasil também estará erguendo um memorial para os cristãos perseguidos e mortos pelo estado. O PT partido de esquerda sempre esteve perfilado com comunismo, hoje dizem ser socialismo, o Lula sempre esteve ao lado dos ditadores atuais, o PT só mudou discursos e aprendeu a avançar e recuar para ganhar o poder, em sua gestão ( do PT) já se cogitou retirar símbolos religiosos de repartições, já aprovou a união homo, já se cogitou ensinar nas escolas nossos filhos a não ter valor moral, já acabaram com o patriotismo, com as forças armadas tudo isso e muito mais, são na linguagem petista balões de ensaio, para avançar com novos desafios, se o povo revoltar dá se um passo atrás para respirar e em seguida avançar mais forte. Se tudo isso viesse de uma só vez o povo rebelaria, mas o PT que recebeu treinamento com os maiores trastes do mundo, não tem pressa sabe esperar e avançar lentamente de maneira que em doses homeopáticas o povo vai aceitando sem perceber que está sendo amordaçado, amarrado, e transformado num autômato, massa de manobra.
    Vamos rebelar, vamos cobrar estes senadores, deputados, que não tem todo status que o povo lhe atribui, eles são empregados nossos e temos que aprender a exigir, enquanto não mudarmos eles farão toda essa desordem que fazem, nós pagamos muito a eles devemos demiti los caso não sejam eficientes.

     
  5. Salve Maria!
    Buen título la del libro del ilustre Prof. P.C. de Oliveira. Pienso que debemos mantener distancia de las trampas del comunismo de ayer y de hoy…En Memoria de las millones de víctimas del comunismo Occidental, Asiático, Africano, etc. La Iglesia Catolica NO debe tranzar con el enemigo de Cristo. Durante el 3er. Reich los territorios -incluyendo Tschecos.-que pertenecieron al Sacro Imperio Romano-Germánico tuvieron las libertades garantidas, al ser derrotada Alemania/Austria la voraz e implacable persecución y matanza a religiosos, civiles y militares (Fozas de Katyn) por las huestes comunistas fue atroz!! La propaganda anti-germana -lavado de cerebro- sigue hasta la fecha.
    Viva Cristo Rey!

     
  6. Devemos ficar vigiar! O comunismo esta em um processo de implantação branco no Brasil, daqui a pouco… já é proíbido ostentar símbolos religiosos em repartições públicas.

    Bom, oração e ação é o que necessitamos.

    SDS!

     

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome