“Ó Pátria amada, que de tua glória resta?”

Untitled-1

A propósito do “Dia da Pátria” que celebramos neste 7 de setembro — há 194 anos da memorável proclamação da independência do Brasil pelo Príncipe Regente Dom Pedro I —, transcrevemos abaixo uma redação de um menino.

Sr-Dr-Plinio-BN098-de-marinero-215x300O professor de português de Plinio Corrêa de Oliveira — quando este contava apenas 11 anos e estudava no Colégio São Luiz, que ainda hoje funciona no mesmo local na Av. Paulista — determinou, como exercício escolar, que os alunos escrevessem uma redação com o tema “PÁTRIA”.

O primoroso texto (fac-símile abaixo) é datado de 20 de abril de 1920 e foi por décadas guardado, entre diversos outros, com todo carinho pela senhora mãe do Prof. Plinio, Dona Lucília Ribeiro dos Santos Corrêa de Oliveira (1876 – 1968).

A Pátria

Ó Pátria amada, que de tua glória resta? As ondas do mar contam-me, quantas vezes teus navios sulcaram sua tona carregados de louros. Choraram teu manto de rainha o Ganges, o Tigre. Tão temida outrora, e hoje ninguém te receia! Adormecida sobre as tuas passadas glórias, só um monumento resta que as atesta: Os Lusíadas! Dizem em vão os lisboetas que, quem não viu Lisboa não viu cousa boa. Em 1500 estendeu os seus braços imensos a uma vastíssima região que denominou: Vera Cruz (mais tarde Brasil). Ó Pátria amada onde está essa glória?

20-IV-1920

Plinio Corrêa de Oliveira 

Patria

 

3 COMENTÁRIOS

  1. Sou argentino, amo entranhadamente meu País, mas também admiro o Brasil por todo o que ele merece ser admirado a tantissimos títulos. E como admirador que sou do Brasil, eu também me pergunto, vendo-o mergulhado na corrupção e na mediocridade, “lulificado”, “dilmizado”, “temerizado” e sem rumo: “que de tua glória resta?”. Onde é que estão os líderes à altura dessa grande nação, da maior nação católica do mundo?

     
  2. Vamos REERGUER Nossa GLORIOSA PÁTRIA VERDE AMARELA. GLORIOSOS CRUZADOS do SÉCULO XXI. Que seja cada um de nós, um espelho para nosso Honrado Professor Doutor PLÍNIO CORRÊA de OLIVEIRA. AVE PÁTRIA. NÃO VAMOS A ABANDONAR.

     

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome