Paulo Roberto Campos

Será como na China, onde é o Exército que educa as crianças?! “Crianças participam de treinamento de luta em acampamento militar juvenil na China, foto Laiman Lee/Efe”

A maioria dos brasileiros já levou palmadinha dos pais, já deu nos filhos e é contra o projeto de lei federal que proíbe palmada, beliscões e castigos físicos em crianças, segundo pesquisa Datafolha.

Dos 10.905 entrevistados 54% são contra o projeto e 36% a favor.

Arrepia aos brasileiros a invasão do espaço privado “da casa” pelo Estado que passaria a interferir em fatos ínfimos e muito íntimos da vida do lar.

“Tomei poucas palmadas e foram bem dadas. Na hora, senti que era um castigo. Agora só tenho razões para dizer quão certa minha mãe estava”, disse José Gregori, 80, figura ligada à defesa dos direitos humanos.

O jogador William, 33, capitão do Corinthians confirma: “Levei palmada e apanhei com vara de árvore. Me ajudou a saber os limites”.

“Tenho 70 anos e seis irmãos. Apanhei quando criança. Meus pais sabiam por que batiam e nós sabíamos por que apanhávamos.

Nenhum de nós foi lesionado física ou mentalmente. Igualmente, nenhum de nós foi bandido, cheirador de pó, fumante de maconha ou de crack.

“Vêm agora ‘doutores’, psicólogos e outros, inventar uma nova educação, ou melhor, subverter a educação. Assiste-se à derrocada da educação em nome de uma modernidade bestial e grosseira, sem freios e sem respeito”, escreveu o leitor Mauricio Alves, de Vila Velha (ES) para a “Folha de S. Paulo”.

Porém, para o radicalismo do PNDH-3, nenhum destes argumentos de bom senso tem valor.

Em nome dos “Direitos Humanos” como ele os entende não pode haver a palmadinha materna ou paterna, mas o Estado ‒ este sim ‒ pode interferir no seio da família dando-lhe machadadas, como é o caso da planejada proibição.

 

10 COMENTÁRIOS

  1. SOMOS 10 FILHOS E TODOS APANHAMOS DE VARA DE MARMELO, CORREIA, TAPAS, BELISCÕES, CHINELADAS, VASSOURADAS, ETC E NÃO MORREMOS POR CAUSA DISSO, SOMOS HONESTOS E TRABALHADORES GRAÇAS A DEUS, HOJE VEJO MEUS SOBRINHOS E FILHOS DE AMIGOS QUE NÃO APANHAM E MANDAM NOS PAIS E NÃO RESPEITAM NINGUÉM. APANHAR, DEMENOS NÃO PODE, MAS MATAR ELE PODE. ESTE É O BRASIL

     
  2. Coisas que nossos pais diziam e “faziam…”
    Era uma forma hoje condenada pelos educadores e psicólogos, mas funcionou com a gente e por isso não saímos sequestrando a namorada, não nos aproveitamos dos outros, não pegamos o que não é nosso, nem matando os outros por ai.

    Minha mãe ensinou a: kakakakakakakakakakakakak

    VALORIZAR O SORRISO…
    “ME RESPONDE DE NOVO E EU TE ARREBENTO OS DENTES!”

    Minha mãe me ensinou a RETIDÃO.
    “EU TE AJEITO NEM QUE SEJA NA PANCADA!”

    Minha mãe me ensinou a DAR VALOR AO TRABALHO DOS OUTROS…
    “SE VOCÊ E SEU IRMÃO QUEREM SE MATAR VÃO LÁ PRA FORA. ACABEI DE LIMPAR A CASA!”

    Minha mãe me ensinou LÓGICA E HIERARQUIA…
    “PORQUE EU DIGO QUE É ASSIM! PONTO FINAL! QUEM É QUE MANDA AQUI?”

    Minha mãe me ensinou o que é MOTIVAÇÃO…
    “CONTINUA CHORANDO QUE EU VOU TE DAR UMA RAZÃO VERDADEIRA PARA VC CHORAR!”

    Minha mãe me ensinou a CONTRADIÇÃO…
    ” FECHA A BOCA E COME!”

    Minha Mãe me ensinou sobre ANTECIPAÇÃO…
    “ESPERA SÓ ATÉ SEU PAI CHEGAR EM CASA!”

    Minha Mãe me ensinou sobre PACIÊNCIA…
    “CALMA!… QUANDO CHEGARMOS EM CASA VOCÊ VAI VER SÓ…”

    Minha Mãe me ensinou a ENFRENTAR OS DESAFIOS…
    “OLHE PARA MIM! ME RESPONDA QUANDO EU TE FIZER UMA PERGUNTA!”

    Minha Mãe me ensinou sobre RACIOCÍNIO LÓGICO…
    “SE VOCÊ CAIR DESSA ÁRVORE VAI QUEBRAR O PESCOÇO E EU VOU TE DAR UMA SURRA!”

    Minha Mãe me ensinou MEDICINA…
    “PÁRA DE FICAR VESGO MENINO! PODE BATER UM VENTO E VOCÊ VAI FICAR ASSIM PARA SEMPRE.”

    Minha Mãe me ensinou sobre o REINO ANIMAL…
    “SE VOCÊ NÃO COMER ESSAS VERDURAS OS BICHOS DA SUA BARRIGA VÃO COMER VOCÊ!”

    Minha Mãe me ensinou sobre GENÉTICA…
    “VOCÊ É IGUALZINHO AO SEU PAI!”

    Minha Mãe me ensinou sobre minhas RAÍZES…
    “TÁ PENSANDO QUE NASCEU DE FAMÍLIA RICA É?”
    Minha Mãe me ensinou sobre a SABEDORIA DE IDADE…
    “QUANDO VOCÊ TIVER A MINHA IDADE VOCÊ VAI ENTENDER.”

    Minha Mãe me ensinou sobre JUSTIÇA…
    “UM DIA VOCÊ TERÁ SEUS FILHOS E EU ESPERO ELES FAÇAM PRÁ VOCÊ O MESMO QUE VOCÊ FAZ PRA MIM! AÍ VOCÊ VAI VER O QUE É BOM!”

    Minha mãe me ensinou RELIGIÃO…
    “MELHOR REZAR PARA ESSA MANCHA SAIR DO TAPETE!”

    Minha mãe me ensinou o BEIJO DE ESQUIMÓ…
    “SE RABISCAR DE NOVO EU ESFREGO SEU NARIZ NA PAREDE!”

    Minha mãe me ensinou CONTORCIONISMO…
    “OLHA SÓ ESSA ORELHA! QUE NOJO!”

    Minha mãe me ensinou DETERMINAÇÃO…
    “VAI FICAR AÍ SENTADO ATÉ COMER TODA COMIDA!”

    Minha mãe me ensinou habilidades como VENTRÍLOGO..
    “NÃO RESMUNGUE! CALA ESSA BOCA E ME DIGA POR QUE É QUE VOCÊ FEZ ISSO?”

    Minha mãe me ensinou a SER OBJETIVO….
    “EU TE AJEITO NUMA PANCADA SÓ!”

    Minha mãe me ensinou a ESCUTAR ….
    “SE VOCÊ NÃO ABAIXAR O VOLUME EU VOU AÍ E QUEBRO ESSE RÁDIO!”

    Minha mãe me ensinou a TER GOSTO PELOS ESTUDOS..
    “SE EU FOR AÍ E VOCÊ NÃO TIVER TERMINADO ESSA LIÇÃO VOCÊ JÁ SABE!…”

    Minha mãe me ajudou na COORDENAÇÃO MOTORA… “JUNTA AGORA ESSES BRINQUEDOS!! PEGA UM POR UM!!”

    Minha mãe me ensinou os NÚMEROS…
    “VOU CONTAR ATÉ DEZ. SE ESSE VASO NÃO APARECER VOCÊ LEVA UMA SURRA!”
    Brigadão Mãe e Pai!!!

    Eu não virei bandido… e ainda amo vocês!!!

     
  3. Também acho um absurdo essa do governo interferir na privacidade das familias,foi graças a essa interferência na crianção dos tais conselhos tutelares e ecas,que hoje temos essa gama de menores voltados ao crime e oa tráfico,pois na minha época menor com 14 anos já estav am em empresas trabalhando,aprendendo valores dignos,não ficavam nas esquinas e t ão pouco ficavam ociosos pelas ruas,mas a tal eca proibe menores de trabalhar,pois é exploração infantil,alunos em sala de aula agridem professores,porque estão amparados na lei por serem menores,tudo porque o governo resolveu limitar os pais aos seus filhos,se a própria biblia diz,Não poupeis vossos filhos da vara,pois quem ama corrige,será que vão questionar isso também?Vejo crianças de 8 anos mand ando velhos calarem a boca,merecem uma bela palmada mas não se pode bater,mas quando forem adultos vão com certeza bater nos pais ou quem sabe o que mais…..DEUS NOS ACUDA.

     
  4. A palavra de Deus nos manda repreender
    os filhos. A palavra de Deus nos fala que
    quando nesseçario devemos corrigir nossos
    filhos com a vara ungida. A palavra de Deus nos manda
    ensinar o caminho em que nossos filhos
    devem andar para quando for velhos não
    de desviarem dele. Tudo isso Deus nos fala
    no livro de PROVERBIOS.

     
  5. Apanhei sim, de palmada, de varadas, até de beliscos da professora na segunda série já levei!!! Nem por isso me tornei rebelde, posso dizer que tenho orgulho de mim mesma, claro que o belisco da professora foi exagero, ela poderia ter conversado comigo…mas o pior é que hj nem se belisca e muito menos se dialoga com os alunos que estão tornando-se uma ”massa” de humanos cada vez mais emburrecidos pelo ensino pobre, e violentos pelas tais liberdades do “pode tudo”, só não pode trabalhar, infelizmente!
    Não aceito ninguém de fora (estado) vir querer me ditar regras de como educar meus filhos… a igreja ja me ensinou como fazê-lo, graças a Deus!

     
  6. Se um pai dá uma palmada no filho, pode ir preso. Mas se o filho resolver bater com um cano na cabeça dos pais ou avós enquanto dormem com o intuito de roubar o dinheiro para comprar drogas ou fugir com o namorado… Coitadinho, ele é menor, não tem maturidade para responder pelos seus atos, é apenas uma criança.

    Pergunte quantos desses psicólogos tem filhos, ou são ao menos casados. A maioria dos defensores dessas leis nunca experimentou a paternidade na prática; ou porque nunca tiveram filhos, ou porque nunca tiveram pais sendo criados por empregadas, o que é muito comum nas famílias de políticos que de tão poderosos passam a vida longe do cotidiano de um lar comum.

     
  7. Terrível, o estado querer se entrometer deste jeito dentro do recinto sagrado da família. Daqui a pouco vai quere ditar, quanta refeições temos que fazer no dia o número de respiracões diárias, ect. Ou seja um mundo de louco. Isto é ridículo não aceito.

     
  8. Tenho 60 anos, sou casada e tenho 4 filhos. Enquanto criança apanhei de minha mãe, não apenas palmadas mas, com vara de árvore.Nunca odiei minha mãe por isso, eu sabia muito bem porque estava apanhando.Com poucas varadas me tornei uma filha obediente educada que trouxe na minha vida até hoje o resultado positivo dessas varadas. Perdidas foram as que não me acertaram. Deus abençõe a minha mãe! Quanto aos meus filhos, também receberam palmadas.São filhos saudáveis ,obedientes, e já são todos formados em curso Superior. O que falta hoje, é realmente as palmadas que muitos pais não sabem dar. A palmada que os pais não dão na hora certa, seus filhos receberão mais tarde “na rua”.

     
  9. Ihh, quantas vezes já levei surra, surra eu disse, não palmadinha. Elas valeram e acho que eu não estaria escrevendo aqui se não fosse isso e sim assaltando ou atirando num canto sem vontade de fazer nada. Aliás, sei que pode ter tido um excesso algumas vezes, mas no total elas valeram. Tenho certeza que meu pai queria o meu bem.

     

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome