Quem ganhará: a direita? o centro? a esquerda?

3

Como os monumentais protestos contra o governo PT, ocorridos em todo o Brasil nos dias 15 de março e 12 de abril últimos, revelam o acerto de um impressionante prognóstico feito por Plinio Corrêa de Oliveira em seu memorável artigo intitulado “Cuidado com os pacatos”, sobre a situação nacional, julgamos oportuno apresentar abaixo a parte relativa a essa previsão. O artigo foi publicado originalmente na “Folha de S. Paulo” em 14-12-1982.

Excertos-Catolicismo-1024x682

*       *       *

Plinio Corrêa de Oliveira

“Se a esquerda for açodada na efetivação das reivindicações ‘populares’ e niveladoras com que subiu ao poder; se se mostrar abespinhada e ácida ao receber as críticas da oposição; se for persecutória através do mesquinho casuísmo legislativo, da picuinha administrativa ou da devastação policialesca dos adversários, o Brasil sentir-se-á frustrado na sua apetência de um regime bon enfant, de uma vida distendida e despreocupada. Num primeiro momento, distanciar-se-á então da esquerda. Depois ficará ressentido. E, por fim, furioso. A esquerda terá perdido a partida da popularidade.

“Em outros termos, se os esquerdistas, ora tão influentes no Estado (Poderes 1, 2 e 3), na Publicidade (Poder 4) e na estrutura da Igreja (Poder 5), não compreenderem a presente avidez de distensão do povo brasileiro, deixarão de atrair e afundarão no isolamento. Falarão para multidões silenciosas no começo, e pouco depois agastadas.

“A História dá inúmeros exemplos de regimes que não se mantiveram porque não souberam entender coisas destas.

“O Brasil de hoje quer absolutamente pacatez. Se a esquerda vitoriosa não souber oferecê-la, evanescer-se-á. Se o centro e a direita não souberem conduzir sua luta num clima de pacatez, terá chegado a vez deles de se evanescerem.

“Bem concebo que algum leitor exasperado me pergunte: Mas, afinal, quem ganha com essa pacatez? — Até aqui não tratei disto. Mostrei que perderá quem não a souber ter.

“Quem ganhará: a direita? o centro? a esquerda? — Quem conhecer as verdadeiras fibras da alma brasileira e souber entrar em diálogo pacato com essas fibras. Seja Governo, seja oposição, pouco importa. A influência será de quem saiba fazer isto.

“Insisto. Se o Governo, a Publicidade e a estrutura eclesiástica não souberem manter-se no clima de pacatez e passarem para a violência física, legal ou publicitária contra a oposição, os pacatos lhes dirão: mas, afinal, qual é a sinceridade, qual a dignidade de vocês, que quando eram oposicionistas reclamavam para si liberdade e respeito, e agora que são governo usam da perseguição e da difamação para quem é hoje oposição?

“E se os pacatos notarem acrimônia nos de centro e de direita, dir-lhes-ão: está bem provado que é impossível conviver com vocês, porque, nem vencidos, sabem ser de um trato distensivo.

“E cuidado com os pacatos que se indignam, senhores da esquerda, do centro e da direita. A hora não é para carrancas, mas para as discussões arejadas, polidas, lógicas e inteligentes. Os pacatos toleram tudo, exceto que se lhes perturbe a pacatez. Pois então facilmente se fazem ferozes…”

 

3 COMENTÁRIOS

  1. QUE TAL UM MOVIMENTO CONTRA A FALSA “REFORMA POLÍTICA” DA CNBB NAS REUNIÕES PAROQUIAIS?
    Assim como o PSDB está servindo o PT – tempos atrás passava por oposição, FALSA, por sinal, alô Aécio! – é bom não esquecer que a NÃO condenação do PT pela CNBB, que deveria ser religiosa, é só de fachada, está sempre ao lado do PT como parceira, até na questão contra a maioridade aos 16 anos.
    Manifestemos contra ela, não assinem, propaguem não assinar e nas reuniões nas paroquias questionemos quem defenda esse projeto comunista, mostremos quem está por detrás disso para boicotar essa falsa REFORMA POLÍTICA para não dar mais força ao PT, para que ninguém dê assinaturas!
    Vejam alguns dos associados a esse projeto comunista promovido pela CNBB e bispos alinhados:
    PT/FORO DE S PAULO
    CNBB
    CUT e sindicatos, todos ligados ao PT.
    LBL – Liga Brasileira das Lésbicas
    GGB, GLBT e mais grupos gays
    MST/MTST – invasores de propriedades.
    UNE – dos estudantes invasores de reitorias e das drogas.
    VC – Via Campesina
    MMC – Movimento de mulheres Camponesas.
    MEP – Movimentos Evangélicos Progressistas(Comunistas), tipo Marina silva.
    RNFSDR – Grupos Feministas e pró aborto etc., sendo cerca de 100 entidades, todos esquerdistas.
    Eis aí a CNBB querendo dar uma de ser da Igreja católica, mas tem sido é linha auxiliar do PT!
    Fora com a REFORMA POLÍTICA, com o PT e a CNBB juntos!

     
  2. O grande ganhador será o Brasil !! apoiado por verdadeiros cidadãos que amam sua Pátria e sabem respeitar à Nação, na boa matéria publicada pelo IPCO estão explicados de forma clara e precisa todos os meandros da questão.
    “Corruptissima Republica plurimae leges” Tacito. Orador romano.
    Quanto mais corrupto o Estado, maior o número de leis.
    Cuidado com os pacatos !!

     

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome