Com a agropecuária falida, a Venezuela bate em nossa porta

Hugo Chávez, durante gravação, em supermercado, de seu programa semanal, o Alô, Presidente

A escassez de itens da cesta básica já castiga a Venezuela. Pressuroso, Chávez – só nos 4 primeiros meses deste ano – comprou do Brasil 70% a mais de gado em pé em relação ao mesmo período de 2009. No caso do açúcar, a alta foi de 250%.

Outro produto que rareia nos supermercados é a farinha de milho, base da alimentação dos venezuelanos. O grão, que não aparecia na lista dos produtos mais vendidos pelo Brasil em 2009, agora é o 5º do ranking.

Hugo Chávez põe a culpa nos especuladores.

Para analistas, o problema é resultado de outros fatores como a dificuldade para ter acesso a divisas para importação; produtores não aceitam os preços tabelados pelo governo. A alta da inflação no item alimentos foi de 11,2% apenas no mês de abril…

Há ainda problemas na produção e na distribuição de itens por empresas estatais. No caso do açúcar, as duas principais usinas do país foram ocupadas por agentes governistas recentemente.

O preço da carne, por exemplo, está congelado há dois anos. No começo do mês, a polícia chegou a prender açougueiros que vendiam o produto além do valor estabelecido.

A preferência pelo produto brasileiro responde a fator político, dada a amizade entre Lula e Chávez.

Bom, que ainda temos… Mas esse filme de escassez é antigo! Por enquanto, a Venezuela vai se abastecendo aqui. A continuar a política governamental do PNDH, da Reforma Agrária, dos quilombos, das nações indígenas, não tardará o dia em que Venezuela e Brasil – juntos – irão bater em outras portas…

Fonte: Folha de S. Paulo/Flávia Marreiro

 

7 COMENTÁRIOS

  1. Se o PT conseguir um dia implantar no Brasil, por inteiro, a ideologia que sempre pretendeu, nos seremos outra Venezuela; e vamos sair de chapeu na mão pedindo esmolas para o mundo, ou “comprando” como o Chaves compra e que todo mundo sabe que nunca vai pagar.
    Graças a Deus existem ainda “forças conservadoras”, como êles dizem, que mantem o Brasil de pé. E o espertalhão do Lula jà entendeu o negocio. Deixa a iniciativa privada criar riquezas no Brasil, em todos os setores e canta de galo que é o Brasil do PT que està conseguindo.
    O Chaves, com o sangue do ditador nas veias, não consegue ver “forças conservadoras” atuando em parte nenhuma, afoga a todos na mais vexatoria perseguição. Resultado: fome!

     
  2. Viu no que dá a política da boa vizinhança para nós, apesar das oposições políticas durante os encontros diplomáticos de Lula e os demais presidentes do mundo todo? As aparências enganam… Sabedoria faz-se necessário para entender certas atitudes. Claro que estamos ganhando com esse negócio dos venezoelanos importarem do Brasil. Sem falar na confiança diplomática, apesar da ditadura deles… O presidente Hugo não está deixando seus produtores inflacionarem vendendo muito caro os mesmos no país. Somos seus concorrentes, nesse caso. Questão estatística…

     
  3. Dia desses refletia sobre uma estatistica americana em que dizia que é preciso 35 trabalhadores rurais para sustentar uma pessoa na cidade. De fato há quem planta arroz, outro feijão, outro produtos hortifrutigranjeiros, assim colocados em linha realmente chegaremos aos trinta cinco trabalhadores rurais. Mas se eles mesmos não tem como permancer nas terras sejam assentamentos, reforma agrária, fazendeiros todos estão sofrendo uma politica de pressão economica em que, ouvi ontem o Deputado Aldo Rabelo – PCdB, dizer que os fazendeiros têm 16.000 ítens em legislação ambientalistas contra seus e nossos interesses do meio rural.
    E AGORA O HUGO CHAVES ESTÁ SENDO MAIS UM, SENÃO AMEAÇA AOS DOIS PAÍSES – BRASIL/VENEZUELA. Essas CHAVES não deveria abrir nossos cadeados de porteira agricola.

     
  4. Pegando carono no comentário, peço licença para alertar sobre outro aspecto. É fato conhecido que os países comunistas tem a “tradição” de não pagar suas dívidas o Brasil também não corre o risco de ficar a “ver navios” por conta da amizade de Lula com Chavez?@FJNunes

     
  5. Ouvi alguém dizer sobre essa noticia, que o governo do sr. Chaves deveria comprar direto dos assentamentos (leia-se Favelas Rurais) do MST.
    Ou será que ele teme que passem MAIS fome do que ele?

     

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome