A Rússia de Putin: um Colosso com pés de barro

Para Putin a queda de Ianukovich foi a pior das derrotas
Para Putin a queda de Ianukovich
foi a pior das derrotas

A vitória em Kiev de um movimento anticomunista, patriótico e religioso significou para Vladimir Putin “a maior derrota desde que chegou ao Kremlin, como premiê, em 1999”, segundo o jornal “O Estado de S.Paulo” (28.02.14).

Bem no estilo viperino e cruel de seus predecessores na URSS o revide foi inspirado pelo espírito de vingança, como observou a “Folha de S.Paulo” (01.03.14). Mas em política a desforra induz a desastres.

A Criméia foi o primeiro alvo dessa vingança. As circunstancias militares, sociais e históricas favoreciam uma invasão ilegal.

A brutalidade dos procedimentos de Putin, o desrespeito generalizado de acordos assinados, a falsidade de suas declarações logo desmentidas pelos fatos por ele encomendados, revelam uma fera ferida, acuada, que com rugidos tenta dissimular seu estado de fraqueza e falta de apoio popular.

“A Rússia está preocupada, porque não esperava uma saída tão rápida de Yanukovytch” disse Alexander Konovalov, do Instituto de Estudos Estratégicos.

Aquela que é o berço da Rússia histórica – a Ucrânia – disse não ao Kremlin e sim à sua independência.

As manifestações nas províncias orientais da Ucrânia estão sendo engrossadas com “russos do outro lado da fronteira — turistas de protestos”, enviados em ônibus por Moscou, observou Andrew Roth, do New York Times.

Roth esclareceu que “a presença de cidadãos russos e relatos de ônibus cheios de ativistas que chegam da Rússia sugerem um alto grau de coordenação com Moscou”.

A importação de agitadores sugere que nas províncias ucranianas que falam russo os cidadãos não estão dispostos a fazerem uma revolução para cair nas garras do Kremlin.

Putin ruge para ocultar sua fraqueza.
Putin ruge para ocultar sua fraqueza.

Então, Putin precisa enviar gente paga. Já vimos muito disso no Brasil com militantes “sem terra” e assemelhados pagos para manifestarem nas cidades ou invadirem fazendas no campo. Sem paga diária não se movimentam.

“Quando milhares de manifestantes pró-russos em Kharkiv invadiram um prédio do governo no sábado, foi um moscovita de 25 anos, hospedado em um hotel ao lado da praça, que escalou o prédio, retirou a bandeira ucraniana e hasteou a bandeira da Rússia. Identificado como Mikhail Chuprikov, funcionários do hotel confirmaram o check-in dele. Com um passaporte russo”, acrescentou Roth.

Putin precisou bloquear as redes sociais ocidentais, pois nos foros de discussão, os cidadãos apoiavam massivamente a causa da Ucrânia livre.

Para o ditador do Kremlin ficou a rede social VKontakte (uma contrafação de Facebook).

Porém, também nela os censores da agência de vigilância das comunicações Roskomnadzor têm muito trabalho cortando as opiniões discordantes do regime e de uma eventual guerra na Criméia provocada pela Rússia.

Embora Putin tenha despachado grandes contingentes de tropa para a Criméia, dando a impressão que o Golias russo esmaga o Davi ucraniano, as coisas não são tão claras do lado militar.

Os dois lados sofrem pela falta de modernização das respectivas forças armadas.

Acresce que os números sete ou oito vezes superiores do exército russo são enganosos, porque o fator decisivo num conflito é o ânimo dos eventuais contendentes.

Soldados ucranianos desarmados marcham contra tropa russa que dispara por cima de suas cabeças
Soldados ucranianos desarmados marcham contra tropa russa que dispara por cima de suas cabeças

Agora bem, o ânimo das forças ucranianas inferiores em número impressiona, como na cena em que soldados ucranianos marcham desarmados em direção a russos que disparam por cima de suas cabeças. Eles não se intimidam.

Em Kiev enormes filas de jovens se apresentam nos quarteis como voluntários para uma eventual guerra, ainda quando cartazes avisam que não se iniciou o recrutamento.

Os ucranianos pensam em defender sua terra, a terra de seus pais, de sua família, do local onde nasceram.

Não pensam assim os soldados russos, muitas vezes trazidos de regiões longínquas e que não veem por que dar a vida por uma Criméia que nem sabem localizar no mapa.

“A verdade é que a maioria dos russos se opõe à intervenção na Ucrânia”, escreveu Vladimir V. Kara-Murza, para o “Washington Post”. “O Centro de Pesquisa de Opinião Pública Russo, estatal, admitiu que 73% dos russos são contra”, acrescentou Kara-Murza (O Globo, 6.3.2014).

Ocidente não pode fraquejar como fez ante Hitler sob pena de uma guerra universal
Ocidente não pode fraquejar como fez ante Hitler sob pena de uma guerra universal

Na Ucrânia o povo se une em função de um eventual enfrentamento. Mas, na Rússia o povo se divide e se multiplicam os protestos contra uma guerra em Crimeia, protestos esses rapidamente silenciados pela polícia política.

A apresentadora Liv Wahl da TV Russia Today criada por Putin para desinformar Ocidente e que emite desde Washington, em meio da transmissão anunciou que ela fazia causa comum com a Ucrânia e que abandonava essa TV pela insuportável manipulação das informações.

Dias antes, outra apresentadora da mesma estação, Abby Martin, denunciou a invasão da Crimeia por tropas russas.

Ainda na balança de forças militares, o número de soldados de que Putin disporia para um conflito parece reduzido. A causa é que o chefe do Kremlin deve aplicar muita tropa em regiões que estão em virtual ou real revolta contra ele, como a Chechênia.

Dessa maneira, a brutalidade e arbitrariedade do procedimento de Putin, servem para mascarar que o Colosso russo têm pés de barro.

O grande fator que poderá inclinar a balança do lado russo é a indecisão e vontade de entregar os pontos por parte de Ocidente.

Essa fraqueza ocidental pode transformar qualquer acordo com a Rússia em um novo acordo de Munique, onde a Inglaterra e a França abaixaram a cabeça diante das provocações de Hitler nos Sudetos com o pretexto de evitar a guerra.

E assim prepararam a maior guerra mundial que o mundo já padeceu…

 

17 COMENTÁRIOS

  1. Vejam esta passagem em Ap 13,3-4; uma das cabeças do comunismo estava ferida de morte, a doutrina comunista na Russia. Agora ressurge com o apoio do povo e do clero ortodoxo…

    3. Uma das suas cabeças estava como que ferida de morte, mas essa ferida de morte fora curada. E todos, pasmados de admiração, seguiram a Fera
    4. e prostraram-se diante do Dragão, porque dera seu prestígio à Fera, e prostraram-se igualmente diante da Fera, dizendo: Quem é semelhante à Fera e quem poderá lutar com ela?

    As profecias se cumprem.
    Paz e bem. Salve Maria!

     
  2. Os representantes (uns 8 gatos pingados) dessa ideologia nojenta e totalitária chamada de «4ª Teoria Política» (Eurasianismo de Dugin) aqui no Brasil, são elementos neonazistas dos subúrbios de São Paulo (ABC paulista). Todos eles mantinham até pouco tempo atrás páginas antissemitas, racistas e de negacionismo do Holocausto no finado orkut, tais como “Holocausto Verdades e Mitos”, “Orgulho Branco”, “Irminismo” (esoterismo nazista), “Sabedoria Hiperbórea”, (também esoterismo nazista), dentre outras. Participavam também do site antissemita “Stormfront”. Há muito tempo estou de olho nessa gente. Aqui no Brasil, essa ideologia NÃO VAI tomar corpo, nem que para isso eu tenha que intervir pessoalmente de forma contundente e definitiva.

     
  3. Lida a passagem

    “Putin precisou bloquear as redes sociais ocidentais, pois nos foros de discussão, os cidadãos apoiavam massivamente a causa da Ucrânia livre.”

    a raiva dos escrevinhadores cedeu lugar à risada.

     
  4. 1-)Mesmo que a Russia fique dona da Criméia, o fato de ela ter perdido a Ucrania e principalmente as destruições das estátuas de Lenin e de outros símbolos comunistas, mostram que a Russia está isolada em seu período soviético.

    2-)Do mesmo jeito que a Alemanha deu gordas indenizações aos judeus caberia a Russia indenizar a perseguição que fez aos povos eslavos católicos fieis a Roma como a Ucrania e Polonia.

    3-)Diga-se de passagem que agora ficou claro que Chavez-Maduro na Venezuela quanto os demais políticos esquerdistas e a CNBB obedecem aos planos de Moscou e circula na internet que aquele porto que o brasil fez em cuba na verdade é uma base naval já que cuba não tem economia de mercado e não produz nada para ser comercializado.

     
  5. Nunca li tanta bobagem e desinformação por sua parte, pesquise sobre a Eurásia, a menina dos olhos de Putin, e veja realmente quais são as suas pretensões.

     
  6. Gustavo Francisco Bueno,

    Deve ser adepto da Quarta Teoria Política de Alexandr Dugin. Em essência é a composição do nazi-comunismo, por exemplo, ele nega o indivíduo: “Compreendendo o que o inimigo mais teme, podemos propor a teoria de que toda identidade humana é aceitável e justificada, exceto a individual. O ser humano é tudo, menos um indivíduo – See more at: http://www.4pt.su/pt-br/content/quarta-teoria-pol%C3%ADtica-excerto#sthash.RPjUyc2H.dpuf“.

    Putin é orientado por Dugin e as forças armadas russas estudam como matéria de geo-política as teorias dele. Ou seja, o eurasianismo.

    O fato de Putin atacar os homossexuais é mera tática para enganar inocentes úteis. Putin não é contra o aborto.

     
  7. Quando eu tinha uns 12 ou treze anos, se não me engano, o “O Jornal” chegava em minha cidade, Ubá, Mg, com seis ou sete dias de atraso, o que não me impedia de ler diariamente as notícias da guerra entre a Rússia e a Finlândia. Naquela época eu já conhecia a história da luta de David contra o gigante Golias. Apaixonei-me pela Finlândia. Hoje estou vendo a repetição daquele filme em cenário diferente. Rússia, de um lado e, separadamente, Ucrânia e Crimeia do outro. E eu, agora com 87 anos de idade e uns bons quebrados, estou acompanhando o suposto massacre que a Rússia está a pique de praticar. Mas os tempos são outros. As bases militares de vários exércitos estão instaladas pelo mundo todo, sem falar em marinha além de forças aéreas numerosas e bem treinadas, prontas para entrarem em ação. Se Puttin se precipitar, só Deus poderá saber o que vai acontecer. Que a Virgem de Fátima nos proteja.

     
  8. Prezados,

    Nesse momento, não consigo ver no atual cenário político, carente de lideranças, mais ninguém alén do fabuloso papa Francisco e Putin como líderes dos interesses ocidentais, tão perseguido, principalmente pelos Estados Unidos. Putin se opôs ao movimento homossexual e representa um entrave para a governança mundial. Acabou a guerra fria, a guerra ao terror que depois da farça de 11 de setembro, foi iniciada, contudo perdeu a graça. A economia mundial vai mal, uma guerra contra Rússia seria muito bom para esse grupo dito hegemônico, globalista e colonialista, se manter no poder. Não há dúvida que os agentes dos EU, Inglaterra, Iarael entre outras potências estão desestabilizando a Ucrânia e fornecendo informações falsas ao ocidente. Desejo que o Putin não caia nessa cilada, afinal tem muita experiência adquirida com a KGB.Os Estado Unidos atacaram Uganda com sua lei contra a hossexualidade, de forma desumana, contudo a Arábia Saudita que tem investimentos gigantescos em bancos ocidentais pune o homossexualismo com a morte, e nenhum jornal americano ou político de plantão ousa a falar nesse assunto.
    Não concordo com esse texto, para mim a Rússia esta correta.
    Mauricio Gerude

     
  9. A ideologia déspota e tirânica é a base do comunismo sendo que os “qualificados” que integram o polit bureau propagam os ensinamentos do antigo kremlin determinando na sua “nomenklatur” os sicários de plantão para subjugar grande parte dos cidadãos russos.
    O “qualificado ex-agente da kgb” agindo agora como “primer ministro” e Presidente executa a risca suas velhas costumes: terror e mentira e quando não conseguem seus objetivos o recurso é a violência direta, é bom observar que as tropas que acossam à Ucrania não utilizam nenhum distintivo ou divisa que possa identificarlos, ou seja que podem matar a vontade.

     
  10. Pelo menos, no futuro, poderemos comemorar a chegada da “terceira guerra mundial”, ela será a última que a humanidade vai conhecer! Depois dela não haverá mais fome, miséria, doenças, desemprego… Enfim, não haverá mais nada! Isto não é lindo? Não é sublime?

     
  11. E nós BRASILEIROS deveremos também DIZER ALTO, CLARO E EM BOM SOM
    NÃO AO COMUNISMO.
    Pacientemente narrar aos mais jovens o que de fato sucedeu nos anos
    60/70/80, a qualidade de vida que tínhamos e o PROGRESSO atingido pelo BRASIL, saindo da 43ª para 8ª economia mundial, e que ditadura houve de fato e direito para guerrilheiros, assassinos, assaltantes, subversivos que foram implacavelmente derrotados pelo regime DEMOCRÁTICO BRASILEIRO,(ou os srs.(as) conhecem alguma “ditadura” que receba de volta exilados???).

    OBS.: 1) eu tenho me inspirado nos vídeos postados no youtube sobre
    o DEP. JAIR BOLSONARO, (que eu reputo nosso D.QUIXOTE, um soldado
    isolado;
    2) Para refletir: O VIAGRA EM DEZ ANOS FEZ MUITO MAIS PELA HUMANIDADE QUE OS
    QUASE DUZENTOS ANOS DE COMUNISMO.

    PAZ E BEM À TODOS.

     
  12. Esse entusiasmo com a independência da Ucrânia é bom mas o alinhamento com a UE e “democracia” vai contra a orientação desse site. Putin é moralista e contra o “gayzismo” que é uma das estratégias de destruição da moral de todos os países que atinge. Já outros artigos deste site atacam a UE com razão pois essa entidade ataca a cultura e a religiosidade dos europeus principalmente os cristãos. Parece ser um artigo de assalariados pelos “illuminati”. Devemos apoiar uma nova ordem capitalista e liberal por lá? Esse modelo da UE com Angela Merkel e Sarkozy apoiando o financismo e imigração em massa de muçulmanos? Nós não conseguimos viver sem um inimigo externo “absolutamente mal”?

     
  13. PERIGO contra internet livre brasileira!

    Enquanto aqui no Brasil: “A votação do Marco Civil da Internet está prevista para o próximo (dia 12, “março”, uma quarta-feira), no Congresso. Dizemos prevista porque ela já foi adiada tantas vezes que nada mais é certo. No ano passado, o ex-ministro (José Dirceu cobrou repetidamente o avanço nas negociações para aprovar o projeto).” Blog Zé Dirceu, 07 mar 2014, último acesso, dia 10/03/13 ás 19:33 H. de Brasília. [1]

    Leia o Art. 11. § 1o ao § 3o do Marco! “Para descobrir o truque basta conhecer a língua portuguesa. “Autoridade administrativa” com poder de requerer a guarda de registros de cidadãos comuns tem um nome: o estado, que é administrado pelo PT.” Luciano Ayan [2]

    Moções (aprovadas) durante o 4º Congresso Extraordinário do PT (realizado nos dias 2, 3 e 4 de setembro de 2011) em Brasília/DF, página 5:

    “Esse cenário histórico recebeu um aporte importante durante os dois mandatos do ex-presidente Lula, que debateu de forma pública o processo de introdução da tecnologia de televisão digital, a (regulação) do conteúdo audiovisual, a classificação indicativa e a criação de uma rede de emissoras públicas. Realizou a 1ª Conferência Nacional de Comunicação e discutiu com a sociedade o (Marco Civil da Internet) e a reforma da legislação do direito autoral.” [3]

    [1] http://www.zedirceu.com.br/neutralidade-da-rede-e-indispensavel-no-marco-civil-da-internet/

    [2] http://liberdadeeconomica.com/home/2013/11/14/um-pouco-sobre-o-marco-governamental-da-internet/

    [3] http://www.pt.org.br/downloads/categoria/resolucoes_do_4_congresso

    Não só vocês do IPCO e Agência Boa Imprensa que estão em perigo! Também blogs como o Flagelo Russo do Luis Dufaur; Deus lo Vult do Jorge Ferraz e Aloísio Amorim; os sites Instituto Mises Brasil; Frei Clemente Rojão; Verdade Sufocada; Brasil Acima de Tudo; Ucho.info; Liberdade Econômica, Mídia Sem Máscara… Será uma nova China!

     

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome