Rússia não devolverá igrejas aos católicos

Kaliningrado, igreja católica da Sagrada Família
ficará com cismáticos pro-Putin

Luis Dufaur

O governo russo prometera devolver as igrejas confiscadas pelo regime soviético e a Igreja Católica têm direito de recuperar algumas. Porém, o regime de Putin concebeu uma lei qualificada de “iníqua” pelo arcebispo de Moscou D. Paolo Pezzi, noticiou AsiaNews. Pela lei, a igreja da Santa Família de Königsberg (hoje Kaliningrado), outrora católica será entregue à igreja cismática russa.

O regime dos oficiais da ex-KGB mantém privilegiadas relações com essa denominação cismática, inteiramente submissa ao Kremlin e dirigida por (ex-)membros da polícia política soviética.

Königsberg pertenceu à Alemanha, à Polônia e à Lituânia em épocas diversas e só virou parte da União Soviética depois da II Guerra Mundial. Nessa ocasião havia quase só igrejas católicas e templos luteranos, com exceções cismáticas.

A igreja cismática reagiu com ira às justas reclamações católicas e ameaçou interromper “a cooperação as relações entre nossas igrejas e tal vez não só na região”.

A irada resposta cismática pretexta as mudanças na “composição étnica e religiosa da região” resultantes da política stalinista de erradicação das populações originárias que causou milhões de mortes.

O comunicado cismático ameaça a Mons. Pezzi dizendo: “quem tem telhado de vidro não deve jogar pedras no vizinho”, acrescentando: “a região de Kaliningrado é especial geograficamente falando para a Rússia. A sua unicidade deve nos impor a nós representantes de diferentes religiões um modelo de paz e coexistência para a qual a igreja russo-ortodoxa está pronta”.

O significado dessa frase enrolada foi bem compreendido em Moscou: o Kremlin quer reforçar o domínio dessa região e a igreja cismática serve para este desígnio. Os católicos que se cuidem e parem de se queixar ou vem mais retaliações.

 

10 COMENTÁRIOS

  1. A Igreja Grecco-Bizantina do Patriarcado Russo (Igreja Ortodoxa Russa) não é cismatica! E o momento atual não é proprio para essas discussões, pois a cristandade deve estar unida contra os dias de trevas que estamos entrando! Do contrario, a cristandade não sobreviverá aos desmandos que se aproximam para destruir a fé cristã!
    Reprovo essa postura discriminatoria, pois existem ortodoxos aqui no Brasil e que se sentem tão ameaçados quanto os catolicos e evangelicos a respeito do avanço das forças comunistas.

    Jado, a URSS nao acabou, e a Russia nunca deixou de ser comunista, a perestroika e a glasnost promovidas por Mikail Gorbachev foi so uma reestruturaçao para modernizar o comunismo, e tanto é que não mexeu na KGB que permaneceu intocável e mais secreta ainda tornando-se guardiãos da bandeira vermelha!

     
  2. O Papa deveria banir o ecumenismo e mandar esses cismáticos para o inferno. E o diálogo interreligioso também!
    Mais uma prova de que o inimigo do comunismo é a Igreja e seus filhos.
    A besta apocalíptica se feriu (falência econômica) e fingiu de morta (queda formal do império soviético) mas está viva e atuante, e ainda mais forte com a China – graças ao dinheiro do ocidente e sua política desgraçada de enfiar dinheiro naquela filial do inferno.

     
  3. E é exatamente iso que querem fazer aqui no Brasil, o problema é que o povo não acorda – ou não quer abrir mão de bolsa disso, bolsa daquilo.

     
  4. E pensar que aquela que está conduzindo o Brasil lutou com armas em punho – e se orgulha disso – queria estabelecer um regime comunista como a de Putin.

     
  5. diga JAMAIS ao PNDH3 !!! vamos protestar, peticionar, assinar contra, vamos escrever contra, aos parlamentares, mostrando que nós cristãos estamos vivos, no melhor sentido da palavra – vivos em Cristo, a Verdade ! Não podemos deixar a imposição dessa loucura no Brasil, de forma nenhuma !

     
  6. oi o i oi oi … liberdade religiosa nenhuma… é isso que aconte em países marxistas … vão acabando com a Igreja Católica, já que são perseguidores dela, já que ela é a única que não abaixa a cabeça para as loucuras anticristãs do comunismo. Deus livre o brasil desses, Maria Santíssima – N.Srª Aparecida- interceda pelo Brasil – apesar do povo não merecer pois muito infiel a Deus. Eu não saberia viver numa prisão semelhante a Cuba, Rússia… muito menos viver sem Igreja Católica, sem cristianismo…jamais (se é que não são sinônimos) !

     
  7. Significa que a extinta URSS não está tão “extinta” assim. Só essa maldita sigla desapareceu. Essa “decisão” do desgoverno russo não tem futuro. Estão mexendo com onça com vara curta demais! Vão se arrepender para sempre!

     

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome