Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Jesus Cristo é mais procurado nas redes sociais chinesas que Mao ou o PC


Quadro comparativo das procuras em 3 de abril 2014. CLIQUE PARA AMPLIAR
Quadro comparativo das procuras em 3 de abril 2014. CLIQUE PARA AMPLIAR

Na rede social Weibo, o “Twitter chinês”, o nome de Jesus e de Deus é mais procurado que o do presidente Xi Jinping, secretário-geral do Partido Comunista chinês, o de Mao Tsé-Tung e até o do próprio Partido Comunista que domina o país. 

Bethany Allen, do Foreign Policy Magazine, saiu em busca dos nomes mais procurados na maior rede social chinesa no dia 3 de abril. 

A procura da palavra “Bíblia” resultou em mais de 17 milhões de resultados. Porém, a “bíblia do comunismo chinês”, quer dizer, o “Livro Vermelho” de Mão Tsé-Tung, rendeu menos de 60 mil. 

O nome do novo ditador-presidente “Xi Jinping” apareceu quatro milhões de vezes, cifra decepcionante diante dos quase 18 milhões de resultados para “Jesus”, fundador da religião mais perseguida na China.

O mais incrível é que o Partido Comunista chinês vasculha todas as mensagens com um exército de cem mil censores e faz desaparecer as que falam de pessoas ou nomes “politicamente incorretos” como Bíblia e Jesus Cristo. 

O todo-poderoso Partido Comunista que oprime o país rendeu 5,3 milhões de resultados, enquanto a “igreja cristã” apontou 41,8 milhões de links. 

Jesus Cristo na arte chinesa
Jesus Cristo na arte chinesa

Mas se alguém digitar “igreja subterrânea”, como é conhecida a Igreja Católica fiel à Santa Sé e oposta ao socialismo, a tela apresenta um “brancão” com a mensagem de que os resultados não podem ser exibidos devido a leis e regulamentos do marco legal chinês.

O desinteresse pela ideologia comunista e a avidez pelo cristianismo explica estes resultados até há pouco inimagináveis.

Os resultados recolhidos pela colunista do Foreign Policy Magazine não têm obviamente caráter científico. E devem mudar muito segundo as épocas do ano.

Acresce que após a publicação dessa reportagem, o exército de censores do governo pode ter redobrado as interceptações, tornando-as mais específicas.

Porém, na China ficou incontestável que os cidadãos querem ouvir mais sobre Cristo e sua pregação do que sobre Mao e suas teorias igualitárias e ditatoriais.

Detalhes do artigo

Autor

Luis Dufaur

Luis Dufaur

1042 artigos

Escritor, jornalista, conferencista de política internacional no Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, webmaster de diversos blogs.

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados