Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Na Índia, professor cristão tem mão decepada por “blasfêmia” contra Maomé


O Prof. T.J. Joseph teve a mão decepada ao regressar da missa dominical.

Segundo despacho da agência AsiaNews (www.asianews.it), assinado por Nirmala Carvalho (5 de julho de 2010), a vítima é um professor universitário da Faculdade Newman, em Thodupuzha, no  estado indiano de Kerala.

Qual foi seu “crime”?

As autoridades da faculdade disseram à AsiaNews que numa prova o Prof. T. J. Joseph contava a história de um vendedor de peixes, o qual estava ficando cada vez mais pobre apesar de seu árduo trabalho. Seu nome era Maomé. Em desespero ele falou com Deus; e também perguntou ao seu irmão por que suas posses estavam minguando. Este lhe respondeu: “Por que você está chamando Deus, Deus, Deus….” Aos estudantes era pedido completar o sentido da  narrativa.

Esta prova – “insultante a Maomé” – ocorreu no mês de março último e fez com que o professor começasse a receber ameaças. E também gerou tantos virulentos protestos de grupos islâmicos que a faculdade viu-se obrigada a suspender o professor. Este posteriormente pediu perdão publicamente pelo seu “erro não intencional”. Mesmo assim, segundo sua mãe, continuou a sofrer ameaças.

De acordo com a polícia, no dia 4 de julho o Prof. T.J. Joseph estava regressando com sua família da missa dominical, quando, já próximo de sua casa, uma vã emparelhou-se ao seu veículo, obrigando-o a parar. Dela desceram alguns indivíduos – depois identificados como do grupo islâmico Frente Popular da Índia – que, após arrancá-lo do carro, atacaram-no com facas e espadas. Cortaram-lhe então a mão direita e parte do antebraço, jogando-os a uma distância aproximada de 200 metros.

Mary Stella, irmã da vitima, disse que “os agressores destruíram o vidro do nosso carro e tiraram meu irmão para executá-lo. Minha pobre mãe, que estava conosco no carro, assistiu o crime”.

O professor foi transportado imediatamente para um hospital de Muvattupuzha, e depois para outro especializado em cirurgia, onde médicos tentavam recolocar sua mão decepada. O professor também sofreu feridas profundas no corpo e necessitará de cirurgia plástica.

O extremismo islâmico está crescendo em Kerala (sul da Índia): muitas escolas sofrem pressões sobre o uso do véu. Alguns dos detidos são ativistas da Frente Popular da Índia. O rápido crescimento da população muçulmana e sua influência nas eleições estão fazendo aumentar as preocupações quanto à segurança dos cristãos em todo o país.

Nosso comentário: a ameaça bate também às nossas portas. Grupos terroristas islâmicos não têm sido acusados de atuar livremente na Venezuela chavista? E a nossa política de aproximação com o Irã, que importações indesejáveis de fundamentalismo islâmico ela não poderá acarretar?

Detalhes do artigo

Autor

Edson Carlos de Oliveira

Edson Carlos de Oliveira

217 artigos

Categorias

Esse artigo não tem categoria

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados