Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Por que a aurora boreal fascina o homem moderno?


Internacional.Estado reproduz artigo do NYT, Ingrid K. Williams, 3 de março, “Cresce procura por viagens para apreciar a aurora boreal” relata como esse “fenômeno natural tem atraído visitantes ao Alasca e países como Noruega e Suécia”, (…) “norte da Rússia, Finlândia, Suécia, Noruega, Islândia e Groenlândia”.

“´A aurora boreal se tornou uma atração imperdível´, disse Arne Bergh, proprietário e diretor de criação do Icehotel, em Kiruna, Suécia, onde a cada inverno turistas chegam na esperança de serem contemplados com o fenômeno que ele descreveu como “fogos de artifício da natureza” antes de se recolherem nos aposentos com temperaturas congelantes”.

“No Alasca, o número de visitantes no inverno passado ultrapassou a marca de 320 mil, alta de 33% em relação a dez anos antes, de acordo com a Associação da Indústria do Turismo do Alasca. Para a associação, a aurora boreal é a grande responsável por esse aumento na procura”.

“Nos Territórios do Noroeste, Canadá, a remota capital de Yellowknife tem se apresentado como um dos melhores destinos para os interessados em ver a aurora boreal, especialmente entre os turistas da Ásia. De acordo com um relatório do governo dos territórios, o número de turistas interessados em ver a aurora boreal aumentou mais de quatro vezes nos seis anos mais recentes”.

         “Uma música celestial em forma de luz”

“´É muito difícil relatar o profundo impacto emocional que o fenômeno provoca´, disse Trond Trondsen, especialista em aurora boreal de Calgary. ´Eu as descreveria como luzes dançantes no céu. Elas têm uma espécie de ritmo. Têm uma coloração distinta. É como uma música celestial em forma de luz.´”

* * * *

Sem entrarmos na explicação científica do fenômeno aurora boreal — que mostra claramente as leis ininterruptas que regem a natureza, criadas por Deus — indagamos: por que razão o homem tem essa apetência do belo, do maravilhoso?

       “Os céus narram a glória de Deus, e o firmamento é obra de Suas mãos”

Segundo ensina São Boaventura a Criação nos manifesta “os vestígios de Deus”. Ou como com diz a Escritura Sagrada: Os céus narram a glória de Deus e o firmamento é obra de Suas mãos (Sl 19,1).

O mundo moderno vai, pelo contrário, eliminando a beleza em nome da funcionalidade – o que traz, como consequência um vazio no homem — porque ele tem alma e corpo.

Entretanto, o homem tem apetência da conjugação do belo e do útil.

E a teoria do Big Bang?

Antes de tudo, trata-se de uma teoria. Enquanto que o Criacionismo é uma verdade Revalada por Deus.

Respondemos com os fatos: veja algumas auroras boreais, o céu estrelado do sertão, algumas cascatas como Foz do Iguaçu ou Niágara, os lagos da Suíça, a fauna e a flora brasileira, a baia da Guanabara, os lírios do campo que não tecem nem fiam e, entretanto, “nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles” (S. Mateus, 6-29).

https://internacional.estadao.com.br/noticias/nytiw,cresce-procura-por-viagens-para-apreciar-a-aurora-boreal,70002735615

 

Detalhes do artigo

Autor

Marcos Machado

Marcos Machado

472 artigos

Pesquisador e compilador de escritos do Prof. Plinio. Percorreu mais de mil cidades brasileiras tomando contato direto com a população, nas Caravanas da TFP. Participou da recuperação da obra intelectual do fundador da TFP. Ex aluno da Escola de Minas de Ouro Preto.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados