Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Livro: Uma brecha na barragem - A infiltração do lobby LGBT na Igreja

O problema da bênção de casais do mesmo sexo e suas consequências para a doutrina e a vida da Igreja Católica

A Fiducia Supplicans afeta profunda e negativamente a Igreja Católica como um todo, bem como as comunidades católicas locais.


O problema da bênção de casais do mesmo sexo e suas consequências para a doutrina e a vida da Igreja Católica

Dom Athanasius Schneider

Índice

  1. O verdadeiro significado da bênção.

Por: Dom Athanasius Schneider - Publicado originalmente em Crisis Magazine

* * *

O Documento Fiducia Supplicans, emitido pelo Dicastério para a Doutrina da Fé em 18 de dezembro de 2023 e aprovado pelo Papa Francisco, referente à possibilidade de conceder bênçãos “simples”, “espontâneas”, “curtas” e “não litúrgicas” a casais que coabitam em adultério ou em relacionamentos do mesmo sexo, afeta profunda e prejudicialmente a Igreja Católica como um todo, bem como as comunidades católicas locais.

O verdadeiro significado da bênção.

A autorização para “abençoar” uniões do mesmo sexo ou adúlteras não expressa um cuidado autenticamente “pastoral”, porque essa “bênção” não é de fato uma “bênção” no verdadeiro sentido bíblico. A verdadeira bênção pode ocorrer somente quando aqueles que a buscam estão prontos para aceitar o ensinamento da Igreja com relação àquilo para o qual buscam a bênção e estão dispostos a se arrepender e viver de acordo com o ensinamento da Igreja. Se esse não for o caso, aqueles que voluntariamente se afastaram dos mandamentos de Deus e levam uma vida que O desagrada e O ofende, estão conscientemente rejeitando Sua graça e não podem efetivamente receber a bênção de Deus sem primeiro se arrependerem de seu estilo de vida pecaminoso.

A ordenação sacerdotal concede ao sacerdote poder espiritual e autoridade para dar bênçãos para fins moralmente lícitos que estejam dentro do verdadeiro significado de “bênção” de acordo com o ensinamento perene da Igreja. Um sacerdote não está autorizado a conceder bênçãos além desse escopo, pois isso seria uma ofensa a Deus, uma transgressão de seus poderes, um abuso de sua autoridade e um mau uso da bênção, pois ela está sendo dada para propósitos diferentes daqueles para os quais a bênção foi destinada. Por exemplo, um sacerdote não pode abençoar um professor de filosofia que declara que dará uma palestra aprovando o ateísmo, pois isso seria equivalente a endossar as convicções ateístas desse filósofo. Se o fizesse, o padre seria cúmplice na defesa do ateísmo, o que é um pecado grave, e sua bênção seria ilícita, pois contradiria a lei natural e as verdades divinamente reveladas.

Os efeitos da bênção do sacerdote incluem abençoar objetos, santificar os fiéis e invocar a generosidade e as graças de Deus sobre eles e, nesses contextos, o termo “abençoado” é equivalente ao termo “santificado”. Por esse motivo, aqueles que recebem a bênção são chamados a viver em retidão. Portanto, fechar os olhos para o pecado da homossexualidade, ou seja, para a prática de atos homossexuais, e chegar ao ponto de abençoar uma pessoa que se identifica com o estilo de vida homossexual, equivale a abençoar a abominação. Nunca na história da Igreja os sacerdotes receberam a autoridade e o poder de abençoar estilos de vida pecaminosos, pois isso equivale a tolerá-los e incentivá-los!

A Igreja abençoa indivíduos e grupos, de modo geral (como a bênção dada pelo sacerdote no final de uma celebração litúrgica), mesmo que alguns dos presentes estejam em estado de pecado. Entretanto, o dilema está na “possibilidade de abençoar parceiros do mesmo sexo”, designando especificamente como destinatários de uma bênção os casais cujo relacionamento contínuo contradiz diretamente as verdades divinamente reveladas. O documento Fiducia Supplicans diz que, nesse caso, o padre deve se omitir de “investigar a situação deles”, o que significa que não deve lhes perguntar sobre a sua situação nem discuti-la com eles. Isso significa fechar os olhos para qualquer situação ou estado errado em que eles possam estar vivendo. Ao mesmo tempo, essa injunção impede efetivamente que o sacerdote os chame ao arrependimento. De fato, essa “bênção” não só é inútil, pois não produzirá nenhum bem para esses “casais”, mas, ao contrário, produzirá o mal, levando-os a acreditar que não só sua união e expressões de “amor” homoerótico não são pecaminosas, mas que são desejadas como boas por Deus.

A “bênção” de casais do mesmo sexo acarreta danos espirituais para os indivíduos.

Se as pessoas não tiverem a intenção de levar uma vida moral de acordo com a Palavra de Deus, muito provavelmente não pedirão uma bênção. Tragicamente, porém, a Fiducia Supplicans levou “casais em situação irregular e casais do mesmo sexo” a pedir uma bênção, apesar de sua intenção de continuar em um estilo de vida objetivamente pecaminoso. Dessa forma, esse documento permite escandalosamente que os clérigos abençoem aqueles que levam abertamente uma vida de pecado e que podem habitualmente cometer pecados graves sem intenção de se arrepender. Diz-se que casais heterossexuais que vivem juntos sem contrair matrimônio têm o direito de receber uma bênção “simples”, “espontânea” e “não litúrgica”. Ainda mais grave é a bênção dada aos casais homossexuais, já que o pecado da sodomia é mais grave do que a fornicação. “Abençoar” um casal do mesmo sexo significa, lógica e implicitamente, abençoar seu estilo de vida pecaminoso e, acima de tudo, sua convicção de que ele é implicitamente bom e, portanto, moral e socialmente aceitável. E se essas uniões são lícitas, por que os relacionamentos “poliamorosos” não podem receber uma bênção “simples” e “espontânea”? De acordo com a lógica da Fiducia Supplicans, um sacerdote também poderia abençoar licitamente um homem casado e sua amante, um outro sacerdote que vive em concubinato aberto, um membro de gangue assassino e impenitente, ou um ditador que mata de fome milhões de pessoas inocentes.

Invocar a graça de Deus para aqueles que vivem em um estilo de vida flagrantemente pecaminoso sem chamá-los ao arrependimento, dessensibiliza tanto o clero quanto os leigos para a pecaminosidade dos atos homossexuais e os relacionamentos pecaminosos em geral. Eventualmente, o pecado sexual não será mais considerado como uma violação do mandamento de Deus “Não cometerás adultério”, mas como uma realidade aceitável a ser abençoada em vez de condenada.

Aqueles que defendem a licitude da Fiducia Supplicans afirmam que abençoar um casal do mesmo sexo significa abençoar os dois indivíduos separadamente e não o relacionamento, mas como abençoar um casal do mesmo sexo pode não envolver a bênção do relacionamento que une o casal? De fato, abençoar um homem e uma mulher que receberam o sacramento do matrimônio não significa apenas abençoar cada um dos cônjuges separadamente, mas também seu vínculo sagrado. A Carta aos Hebreus diz: “O matrimônio seja honrado” (Hebreus 13:4). Isso confirma o que Deus estabeleceu e o que é reafirmado por Nosso Senhor Jesus. O sacramento do matrimônio une exclusivamente um homem e uma mulher por toda a vida e é a única instituição para um exercício moralmente legal da sexualidade aceitável a Deus.

A “bênção” de casais do mesmo sexo contradiz a missão da Igreja de chamar ao arrependimento.

Uma das principais missões da Igreja consiste em chamar os pecadores ao arrependimento: “Em seu nome será proclamado o arrependimento e o perdão dos pecados a todas as nações” (Lucas 24:46). E a primeira proclamação que Nosso Senhor Jesus faz é: “Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus” (Mt. 4:17). A Igreja foi fundada e continua a existir, crescer e prosperar por causa do arrependimento dos pecadores, que os abre para receber a graça santificadora de Deus. É inútil que uma pessoa se converta ao catolicismo sem se arrepender e levar uma vida nova, virtuosa e casta em Cristo. A Igreja também chama constantemente ao arrependimento aqueles que são católicos praticantes, para que mantenham uma vida virtuosa. Negligenciar o chamado ao arrependimento causa grande dano à Igreja e aos fiéis.

Ao abençoar um casal homossexual, um clérigo negligencia seu dever de chamar os homossexuais ao arrependimento e prejudica seu dever de chamar ao arrependimento, com o devido amor pastoral, não apenas os casais do mesmo sexo, mas todos aqueles que cometem pecados sexuais e aqueles que vivem em um estadode pecado sexual. “Abençoar” o estado de pecado reforça as convicções morais errôneas dos pecadores e os deixa à vontade com seu pecado, tornando-os menos propensos a se arrependerem. Portanto, aqueles que apoiam essas bênçãos de fato incentivam os casais do mesmo sexo a seguirem em seu estilo de vida pecaminoso, pelo qual Deus os condenará. Aqueles que autorizam a “bênção” de casais do mesmo sexo carregam o ônus e a responsabilidade pelo grave dano espiritual causado a essas pessoas. Portanto, essas “bênçãos” se encaixam na definição tradicional de escândalo, pois levam outras pessoas ao pecado.

A Declaração Fiducia Supplicans evidentemente não é um ato de autêntico cuidado pastoral, nem uma iniciativa de verdadeira caridade para com indivíduos que vivem em situações que contradizem as verdades divinamente reveladas. O propósito do cuidado pastoral é beneficiar os indivíduos, ajudando os pecadores a se arrependerem, consolando os aflitos, ajudando os doentes, e assim por diante. Mas nenhum benefício pode ser obtido com a “bênção” de casais do mesmo sexo; pelo contrário, há danos em vários níveis. As pessoas atraídas pelo mesmo sexo que recebem essa “bênção”, bem como o sacerdote que a confere, declaram tacitamente que sua atividade homossexual é aceitável. Isso coloca seriamente em risco sua salvação eterna. Essa “bênção” seria como um selo dado a eles pela Igreja - permitindo-lhes se vangloriarem de ter recebido a “bênção da Igreja” - e constituiria um marco em suas vidas! E não há razão para que não possam procurar um sacerdote mais de uma vez para receber essa “bênção”. Além disso, as pessoas atraídas pelo mesmo sexo que participam de “paradas gays”, vestidas com trajes gays e brandindo cartazes e slogans pró-gays, podem até mesmo entrar em uma igreja católica, provavelmente com o acordo prévio do padre, ficar em uma fila e pedir uma bênção “simples” e “espontânea”.

Tudo isso serve como um apoio significativo para grupos e lobbies “LGBTQ” e seu “orgulho gay”, e eleva os homossexuais praticantes ao nível de uma “comunidade” aceitável dentro da Igreja. Essa “bênção” também reforça as “comunidades LGBTQ” na falsa convicção de que seu estilo de vida pecaminoso é bom, desencorajando-as assim a se arrependerem. Acima de tudo, ela os ajuda a justificar seus esforços militantes para obter o “direito” de se casar, adotar crianças e normalizar a atividade homossexual. Dessa forma, sociedades inteiras, e até mesmo algumas comunidades da Igreja, se tornarão promotoras de fato da ideologia "LGBTQ".

A “bênção” de casais do mesmo sexo é uma contradição entre a fé e a prática da Igreja.

Quando os bispos declaram que a Igreja agora “abençoa” casais do mesmo sexo, eles essencialmente afirmam que ela “abençoa” o pecado pelo qual Deus puniu Sodoma e Gomorra (cf. Gênesis 19: 1-29). Quando um clérigo “abençoa” pessoas como um casal do mesmo sexo, isso significa que ele não se opõe ao fato de elas se comprometerem com um relacionamento homossexual de longo prazo. Também declara de fato seu consentimento com o relacionamento pecaminoso de dois ou mais indivíduos quaisquer, independentemente do tipo de desvio sexual que praticam.

O maior perigo potencial da decisão de “abençoar” casais do mesmo sexo é a possibilidade de outras repercussões. É inútil esclarecer que essa “bênção” é apenas “simples” e “espontânea” e que não afirma o vínculo entre as duas partes, assim como é inútil afirmar que ela não tem um significado litúrgico. Os descrentes e as pessoas de outras religiões não entendem o significado de uma bênção católica e, portanto, presumem naturalmente que receber essa “bênção” significa contrair algum tipo de vínculo conjugal. Portanto, é inútil afirmar que a decisão de abençoar casais do mesmo sexo “não equivale ao sacramento do matrimônio”. Tanto as consequências imediatas quanto as implicações ocultas de longo alcance dessa decisão, que podem não ser claras à primeira vista, são significativas nos níveis religioso, moral, eclesiástico e social. Esses efeitos serão difíceis de remediar, e os danos causados por eles, que têm grande probabilidade de piorar, também serão muito difíceis de corrigir.

Se dois leigos em um relacionamento do mesmo sexo podem receber uma “bênção”, então não há razão para que um padre homossexual com seu parceiro sexual não possa receber uma. Assim, haveria indivíduos na Igreja Católica, tanto clérigos quanto leigos, que parecem ter o “direito” de viver permanentemente em pecado enquanto a autoridade eclesiástica não apenas ignora, mas incentiva diretamente seu estilo de vida pecaminoso. Essas “bênçãos” se tornarão, portanto, um meio de corrupção moral na comunidade de fiéis, especialmente menores e jovens. Por que alguém se tornaria membro de uma igreja que de fato promove e abençoa o pecado e a homossexualidade?

A “bênção” de casais do mesmo sexo e o abuso da palavra “discriminação”.

A Fiducia Supplicans está sendo usada como uma arma contra os católicos fiéis - tanto o clero quanto os leigos -, pois afirma que essas “bênçãos” são uma iniciativa pastoral de amor e cuidado para com as pessoas atraídas pelo mesmo sexo, que sofrem discriminação dentro da Igreja. Mas aqueles que fazem essa afirmação estão confundindo a linguagem. A palavra “discriminação” é usada atualmente para significar comportamento injusto ou não caridoso em relação aos outros e, nesse sentido, todos os católicos concordam que a caridade, no sentido próprio da palavra, deve ser demonstrada a todos. Mas é preciso também distinguir e diferenciar entre o bem e o mal. Isso certamente é algo que não apenas as criaturas racionais fazem, mas que o próprio Deus certamente faz, pois Ele distingue ou discrimina entre ações boas e más, condenando as primeiras e abençoando as segundas. Aqueles que acusam a Igreja de “discriminar” os homossexuais também condenam, assim, qualquer distinção entre a conduta boa e a má.

A “bênção” de casais do mesmo sexo e a propaganda da ideologia de gênero.

Fiducia Supplicans também é uma arma que os inimigos da Igreja e os grupos “LGBTQ” podem usar prontamente para corromper as sociedades e torná-las tolerantes em relação a estilos de vida pecaminosos. Eles podem facilmente fazer uso desse documento do Vaticano como um meio poderoso para exigir status legal para uniões de pessoas do mesmo sexo na esfera civil e a aceitação desse status na Igreja Católica - apenas exacerbando a profunda divisão já presente na Igreja.

Fiducia Supplicans cria uma situação em que os bispos e padres fiéis que servem em países onde a sodomia é agora legalmente permitida poderiam ser proibidos de se manifestar contra ela, de convidar os homossexuais ao arrependimento, enquanto os terapeutas poderiam ser proibidos de tratar aqueles que buscam cura. Como os bispos e padres poderão dizer que os ensinamentos de sua Igreja não permitem que eles “abençoem” casais do mesmo sexo? Na verdade, eles serão informados de que sua Igreja autorizou tais “bênçãos” e que sua recusa em concedê-las constitui “comportamento hostil” contra os homossexuais, expondo-os assim a serem processados, expulsos e impedidos de servir como sacerdotes.

A “bênção” de casais do mesmo sexo em cerimônia semelhante a um casamento.

Fiducia Supplicans afirma que a bênção deve ser “simples”, “espontânea” e “não litúrgica”. No entanto, os parceiros do mesmo sexo provavelmente marcarão um encontro com o padre para receberem essa bênção “espontânea” e “não litúrgica”, e poderão até mesmo contrair um “casamento” do mesmo sexo em um tribunal civil ou em uma “igreja” não católica pouco antes de recebê-la. Pode até acontecer que essa “bênção” seja acompanhada de um sermão. O que pode impedi-lo, desde que a “bênção seja simples e espontânea”? O sacerdote pode compor uma oração “não litúrgica” para a “bênção”, que pode ser relativamente longa e incluir uma linguagem comovente e emocional que se assemelhe à linguagem de “compromisso” usada no sacramento do matrimônio. Os termos “simples”, “espontâneo” e “curto” estão abertos a uma ampla variedade de interpretações.

A “bênção” de casais do mesmo sexo e a aceitação de outras situações de pecado.

As autoridades civis, especialmente nos países que legalizaram o “casamento entre pessoas do mesmo sexo”, naturalmente acolherão a decisão de certos clérigos da Igreja Católica de “abençoar” casais do mesmo sexo. E se essa prática se tornar comum na Igreja, será difícil interrompê-la. A Fiducia Supplicans é um prelúdio para a solicitação de um tipo de cerimônia de casamento para casais do mesmo sexo na Igreja Católica? A facilidade com que essa “bênção” se desenvolveu leva a crer que há objetivos latentes de longo prazo e de longo alcance por trás de sua emissão. Dada a resposta positiva de muitos grupos eclesiásticos e seculares em relação à Fiducia Supplicans, o significado dessa bênção “simples” ou “curta” pode facilmente ser expandido muito além de sua intenção explícita inicial. De fato, conforme observado acima (n. 2), a Fiducia Supplicans abre a porta para uma infinidade de situações pecaminosas. Se um casal do mesmo sexo pode ser “abençoado”, por que não dois menores atraídos pelo mesmo sexo que se aproximam de um padre para uma “bênção”? O que impede de “abençoar” um homem adulto homossexual que se apresenta a um padre com um menor? De acordo com a lógica da Fiducia Supplicans, o padre não pode se recusar a “abençoá-los”, já que o documento não diz nada sobre a idade daqueles que buscam essa “bênção”. Uma investigação do padre sobre a idade das partes poderia muito bem levar ao tipo de “análise moral exaustiva” que a Declaração proíbe.

A “bênção” de casais do mesmo sexo e o abuso da obediência eclesiástica.

Outro efeito gravemente prejudicial de Fiducia Supplicans é que aqueles que não aprovam casais do mesmo sexo no seio da Igreja Católica agora serão rotulados como desobedientes à autoridade da Igreja. No entanto, a verdade é que recusar-se a “abençoar” casais do mesmo sexo não é um ato de desobediência à Igreja, mas apenas às autoridades da Igreja que abusam do poder que lhes foi dado por Deus. Recusar-se a dar essas “bênçãos” é, de fato, uma verdadeira obediência a Deus - que é mais digno de ser obedecido.

Os poderes seculares, os lobbies “LGBTQ” e as agendas anti-Igreja são, em última análise, a força motriz por trás da emissão dessa Declaração, cujo objetivo é plantar a semente da dúvida profunda no coração da Igreja. E eles certamente exercerão uma pressão significativa para obrigar os católicos a aceitá-la e promovê-la. Eles invocarão falsamente a obrigação de obedecer aos ensinamentos da Igreja, e os padres e fiéis que criticarem a Fiducia Supplicans e se recusarem a implementá-la serão acusados de serem infiéis ao Papa.

A “bênção” de casais do mesmo sexo e sua influência sobre crianças e jovens.

Atualmente, pais e educadores católicos enfrentam dificuldades consideráveis para ensinar a moralidade católica sólida, especialmente a moralidade sexual, uma vez que crianças e adolescentes são constantemente bombardeados por ideias “LGBTQ” por meio da mídia social e, pior ainda, por muitas escolas católicas e até mesmo pelo clero católico. Agora, além disso, a Fiducia Supplicans transmite a menores e adolescentes a mensagem de que a Igreja aceita e aprova casais do mesmo sexo e seus relacionamentos. Os educadores católicos e os professores de catecismo, enganados pela prática de “abençoar” casais do mesmo sexo, podem muito bem alterar seus ensinamentos sobre a verdadeira moralidade católica, a ponto dejustificar e propagar, direta ou indiretamente, o estilo de vida homossexual e os desvios sexuais em geral.

Conclusão

A Fiducia Supplicans enfraquece seriamente a fé e a moral católicas, transformando a Igreja Católica, pelo menos na prática, em um ambiente acolhedor e estimulante para homossexuais impenitentes e adúlteros que levam estilos de vida pecaminosos, em vez de chamar esses pecadores ao arrependimento. O profeta Isaías declara: “Ai de vós, que ao mal chamais bem, e ao bem, mal; que põem as trevas por luz, e a luz, por trevas... porque rejeitaram a lei do Senhor dos Exércitos” (Is 5:20, 24). Essa condenação se refere especialmente aos pastores da Igreja que desviam as pessoas do caminho certo.

A Fiducia Supplicans não é autenticamente pastoral nem autenticamente magisterial, pois mina a imutável verdade divina e o constante ensinamento do Magistério da Igreja sobre o mal intrínseco dos atos sexuais fora de um casamento válido, especificamente os atos homossexuais. Isso impede a capacidade da Igreja de refletir de forma convincente a verdadeira face do Cristo Ressuscitado e de irradiar a beleza de Sua verdade diante do mundo inteiro.

* * *

Dom Athanasius Schneider é bispo auxiliar da Arquidiocese de St. Mary em Astana, Cazaquistão.

Detalhes do artigo

Autor

Outros autores

Outros autores

428 artigos

Categorias

Tags

Comentário em alta

Invalid Date

Comentários

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados