O pintor blásfemo Richard Hamilton fez paródia do quadro acima, colocando, no lugar de Nossa Senhora e de São Gabriel, duas mulheres inteiramente despidas. Saiba neste artigo como reagir imediatamente

O auge da blasfêmia está sendo difundido no mundo, a partir de exposições de “arte” apresentadas nos mais variados cantos do orbe. A mais recente expressão dessa maré montante de ódio a Deus é a exposição “The Late Works” aberta em um dos mais famosos museus do mundo, o National Gallery de Londres. Refiro-me especialmente ao quadro de Richard Hamilton que, ao fazer a paródia do muito conhecido afresco da “Anunciação”, do Beato Fra Angelico, expõe a Santíssima Virgem Maria como uma mulher descabelada e inteiramente despida, e o Arcanjo Gabriel como uma mulher com asas nas mesmas condições.

Adiantamos que nada há de mais ofensivo a Nosso Senhor Jesus Cristo do que tal abominação perpetrada contra Sua Augustíssima Mãe. Com efeito, para um homem com honra, uma ofensa feita a sua mãe o atinge muito mais do que a mesma injúria feita contra si mesmo. O que faria um homem vendo em exposição um quadro como esse expondo sua mãe ou sua esposa? Julgamos, portanto, que tal quadro – que por moral e pudor nem sequer reproduzimos em nosso site -, ofende gravissimamente a Majestade Divina, e atrai Sua justa e santa cólera sobre o mundo.

Para o mundo, dissemos propositalmente, pois a ira divina tem mais um pretexto para castigar, não só o autor do quadro, que já prestou suas contas (a exposição é póstuma, o autor morreu em 2011); não só o National Gallery, que o pôs à mostra; mas também para todas aqueles no orbe católico que, diante de tal blasfêmia, ficarem indiferentes.

Quando a sinopse de um filme contra Maomé foi publicado no YouTube, todo o mundo muçulmano levantou-se, e usando de violência como lhe é comum, chegou ao ponto de matar o embaixador norte-americano na Líbia. Diversos prelados e sacerdotes católicos protestaram, não contra a violência dos maometanos, mas contra a película que os ofendia.

Embora não nos solidarizemos evidentemente com o mencionado filme, entretanto ficamos perplexos diante do fato de que, até o momento, não consta que alguma autoridade eclesiástica tenha iniciado uma verdadeira cruzada – pacífica, é claro, mas vigorosa – contra a exposição do quadro blasfemo da National Gallery.

Diante de tudo isso, o Instituto Plinio Corrêa de Oliveira conclama todos os católicos dignos deste nome a lançarem mão de todos os meios legais e pacíficos para reparar a Deus Nosso Senhor, a Santíssima Virgem e a São Gabriel pela nefanda ofensa que receberam. Eis alguns modos de fazê-lo:

1 – O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira está promovendo em suas sedes pelo território nacional um rosário de reparação. Cada um pode fazer o mesmo em casa, convidando para o ato todos os amigos e familiares.

2 – Encaminhe esta gravíssima notícia a todos seus amigos e parentes

3 – Republique esta notícia em seus blogs e redes sociais

4 – Envie uma mensagem à National Gallery, onde o quadro está sendo exposto, pelo e-mail: [email protected]

Envie já sua mensagem ao National Gallery de Londres, protestando contra a blasfêmia. O email é [email protected]

Sugerimos o seguinte texto:

Assunto: Suspendam imediatamente a blasfêmia contra a Virgem Maria.

Prezado Dr. Nicholas Penny,

Sou do Brasil e venho, através deste e-mail, fazer meu ato de protesto contra a infame exposição “The Late Works”, de Richard Hamilton. A razão de meu protesto é a inclusão de um quadro que deturpa a cena da Anunciação, transformando-a em uma blasfêmia inaceitável contra a Santíssima Virgem e São Gabriel.

A exposição do quadro, ademais, constitui verdadeiro acinte contra Deus Nosso Senhor e toda população católica do globo, inclusive a da Inglaterra, cujas raízes cristãs a História o comprova indiscultivelmente.

Exijo que sejam tomadas providências imediatas para que tal blasfêmia seja removida da exposição e farei todo o possível para multiplicar este protesto mediante a Internet.

Atenciosamente,

Seu nome

5 – Informe os sacerdotes com os quais mantém contato a respeito desse inominável fato, e peça que eles tomem as medidas cabíveis, para a cessação do mesmo.

 

33 COMENTÁRIOS

  1. Sra. Adriana Mendes,

    Nós Católicos somos um só corpo: o Corpo de CRISTO (Cl 1, 18). Portanto eu também posso responder às suas desrespeitosas acusações – considerando-se que este é um espaço Católico.

    1) Não adianta citar trecho isolado da Bíblia, se você, segundo a própria Bíblia, não tem AUTORIDADE para interpretá-la, pois a interpretação pessoal é proibida (veja II Pd 1, 20). Somente a Igreja é quem pode interpretar as Escrituras – cf., inclusive, I Tm 3, 15; Mt 16, 18-19; Lc 10, 16.

    2) A Igreja interpreta a Bíblia como um todo. Assim, o que o Êxodo proíbe é a confecção de ídolos, como os “deuses” pagãos do Egito – Osíris, Amon etc. Já as imagens santas a Bíblia chega a MANDAR fazer – ex.: os querubins da Arca e do templo.

    3) Essa questão das imagens é um disco furado dos protestantes, já respondido zilhões de vezes inclusive neste site, que, aliás… veja só que “coincidência”…é Católico, e não “ecumênico” ou “inter-religioso”. A repetição obsessivo-compulsiva de vocês só evidencia a pobreza de conteúdo. Pense nisso e procure aprofundar-se na Sã Doutrina Católica: procure os PORQUÊS ao invés de criticar os “O QUÊs” sem nenhuma base de profundidade. Recomendo o Catecismo da Igreja Católica, obra do Magistério da Igreja interpretativa das Escrituras e recheada de citações delas. Se neste momento você não crê na Igreja, isso não importa, afinal o seu intelecto não tem medo do que é “diferente”. Ou tem?

    4) Sem dúvida a Santa Virgem Maria é mais importante que uma imagem dela, mas mesmo você não permitiria que zombassem de uma foto da sua mãe ou de outro ente querido. Você reagiria, e faria isso simplesmente porque AMA seu ente querido; não porque o “adora”.

    Boa conversão para você. Quanto a mim e aos demais comentaristas, somos AINDA MAIS Católicos a cada disco furado protestante.

    In JESU et Maria – nessa ordem -, um fraterno abraço.

     
  2. @Lauro Coelho
    Lauro, obrigada pela resposta. Quanto às suas perguntas, quanto ao que eu entendo sobre os mandamentos, respondo com alegria: os dez mandamentos são aqueles contidos nas Sagradas Escrituras, certo? Colo aqui, então, na Versão Católica, uma parte de Êxodo 20, a qual você poderá conferir na sua Bíblia, aquela que você certamente tem em casa. “Então Deus pronunciou todas estas palavras:
    Eu sou o Senhor teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão.
    Não terás outros deuses diante de minha face.
    Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra.
    Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniqüidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam, ”
    Êxodo 20:1-5
    Amigo, em saudável discussão, deixo minha opinião, que ninguém é obrigado a aceitar. Mas a Palavra de Deus é, ou pelo menos deve ser, a Palavra original da nossa fé, e também a final em caso de dúvida. Isso significa que é a Bíblia quem deve nos guiar em primeiro lugar, certo? Independente do que aprendemos por aí por algum motivo, Êxodo diz que a imagem ou a figura dos nossos Santos são menos importantes do que eles próprios. Na verdade ali diz que nem devemos fazê-los! Particularmente, penso que quando protestamos tão veementemente por causa de uma figura, por mais que ela seja especial para nós, a gente passa a imagem errada para o mundo quanto ao que realmente acreditamos. Por favor, sinta-se à vontade para comentar. Abçs

     
  3. Lamentavelmente, pessoas sem nenhuma estrutura moral assumem posições em todos os ramos de atividades. É o caso de todos os envolvidos nos lamentáveis episódios aqui denunciados, a partir do pintor, de infeliz memória, e dos resposáveis por exposições de tal natureza. São pessoas realmente infelizes e vazias, que se servem da ofensa aos outros, no que têm de mais sagrado, para dar vazão aos seus instintos diabólicos incontroláveis. Deus tenha piedade!

     
  4. Salve Maria Mãe de Deus e nossa.
    Irmãos,
    A Antiga Serpente está terrivelmente furiosa com a Mulher e seus descendentes.

    A guerra se torna cada vez mais violenta. Em todos os lugares do mundo vemos sinais de cisma, apostasia, corrupção, heresias e escândalos, muitos destes em nome da “arte”.
    Diversos profetas e santos da Igreja previram esses tempos. Tempos trabalhosos (II Tim 3:1-4).

    Os tempos das derradeiras graças. O fim dos tempos (Mat 24:10)

    Guardemos, pois os Mandamentos de Deus! Oremos e vigiemos, para que NINGUÉM tome a nossa coroa, pois as perseguições nem bem começaram.

     
  5. Stop The Late Works
    Immediately suspend the blasphemy against the Virgin Mary.

    Dear Dr. Nicholas Penny,

    I’m from Brazil and I’ve been through this e-mail, do my act of protest against the infamous exhibition “The Late Works,” by Richard Hamilton. The reason for my objection is the inclusion of a picture that misrepresents the scene of the “Annunciation”, transforming it into an unacceptable blasphemy against the Blessed Virgin and St. Gabriel.
    The exhibition’s framework, moreover, is true defiantly against God and Our Lord Catholic population across the globe, including England, whose Christian roots history proves indisputably.
    I demand that immediate steps are taken so that such blasphemy is removed from exposure and do everything possible to multiply this protest through the Internet.
    Sincerely,
    Paulo

     
  6. Caros senhores do IPCO

    Salve Maria!

    Juntos em nosso luta em defesa da Civilização Cristã participamos do protesto contra a referida “obra de arte” publicando em noso blog Itu Resiste! o texto para o protesto, recebemos um e-mail em nome do National Gallery de Londres que está abrigando a exposição com resposta ao protesto, eles nada pretendem fazer em para retirar a obra blasfema.Vejam resposta na integra:

    Caros senhores,

    Muito obrigado pelo seu e-mail. Sentimos muito em saber que os senhores acharam desrespeitosa a obra de Richard Hamilton The Passage of the angel to the virgin. No entanto, a Galeria não se coloca no papel de censor dos trabalhos exibidos na exposição.
    Richard Hamilton é um dos artistas que como Ana Maria Pacheco and Paula Rego exploram o diálogo entre contemporaneidade e a tradição iconográfica refletida em nossa coleção de maneira controversa e instigante.
    De todas as formas, agradecemos por entrar em contato conosco e dividir sua opinião sobre a exposição.
    Sinceramente,

    Chris Morton

    Information Manager

    The National Gallery

    O e-mail acima foi publicado junto ao nosso protesto no Blog Itu Resiste:
    http://ituresiste.blogspot.com.br/2012/10/nao-se-omita.html

    Iremos continuar nosso protesto contra esta horrenda exposição, contamos com o apoio de todos.

     
  7. Leiam a resposta que eu recebi de Chris Morton, funcionário do National Gallery:

    “Caros senhores,

    Muito obrigado pelo seu e-mail. Sentimos muito em saber que os senhores acharam desrespeitosa a obra de Richard Hamilton The Passage of the angel to the virgin. No entanto, a Galeria não se coloca no papel de censor dos trabalhos exibidos na exposição.
    Richard Hamilton é um dos artistas que como Ana Maria Pacheco and Paula Rego exploram o diálogo entre contemporaneidade e a tradição iconográfica refletida em nossa coleção de maneira controversa e instigante.

    De todas as formas, agradecemos por entrar em contato conosco e dividir sua opinião sobre a exposição.

    Sinceramente,
    Chris Morton

    Chris Morton
    Information Manager
    The National Gallery
    http://www.nationalgallery.org.uk

    Se fosse uma pintura do maome o que aconteceria??

     
  8. A blasfêmia não desperta admiração e não converte a ninguém, a força dela está na passividade do ultrajado… Mas a reação inteligente e coerente, ao mesmo tempo serena e corajosa, de quem ama a religião verdadeira que professa é um exemplo que arrasta; como ocorreu nas perseguições aos católicos no Império romano. Quanto prelado, quanto sacerdote, quanto cristão enfrentou perigos e expôs a vida para defender a Jesus Cristo, para que no fim a ignomínia caísse de podre e triunfara a Religião católica.

     
  9. boa noite amados de Deus,viemos pedir para que pare de ofender a mãe de Jesus e nossa,por favor,você são muito amado por Deus ele não condena a ninguém cada um escolher estar ou não com Deus,você alem de escolher não estar com Deus estão blasfemamo contra as coisas santas,imaculada como a santíssima virgem,por favor reterem esse quatro para que Deus tenha misericórdia de suas almas,pelo sangue precioso de Jesus cure e liberte suas mentes de toda opressão,estão sendo estro-mento do demônio…

     
  10. Se, por acaso, esse homem for católico, deveria ser afastado definitivamente do convívio de nossa igreja. Se ele for de outra religião, deveria ser processado por incitar à revolta entre religiões e se ele for ateu, um belo processo por desrespeito e ofensa à religião e crença dos outros.

     
  11. boa noite amados de Deus,viemos pedir por favor que pare de ofender nosso senhor que tanto ama cada um de vocês,pois em sua palavra não condena a ninguém,mas também não aceita que faça das coisas e lugares santos o que querem,vão se cobrado por cada blasfêmia contra sua mãe,que é santa e imaculada,não brique com as coisas de Deus,respeite a mãe de Jesus e nossa,se não são capazes de ama-la,almenos respeite quem ama,que o espirito santo ilumine suas mente e veja como e grande essa ofensa contra a mãe de Deus .que Deus tenha misericórdia da alma de cada um de vos…

     
  12. Abram a Biblia! leiam o livro do Apocalypse.Está lá a Besta,o Terror ,o Anti-Cristo! A blasfemia dos homens,gays e lésbicas. O deboche . A conjura,a organização ,a aceitação dos frios e acomodados,dos preocupados com seus bens e gamhops nestemundo -traidores.!.

     
  13. Assim como no império romano, quando as hordas dos Césares afrontavam Nosso Senhor, atualmente esses fatos vem se repetindo com maior frequência. Assim como as perseguisões contra os cristãos está sendo até institunalizada.

    Teria os mil anos terminado e com isso Satanás estive-se souto seduzindo as nações, conforme Apocalipse 20,7-8?

     
  14. Sou do Brasil e venho, através deste e-mail, fazer meu ato de protesto contra a infame exposição “The Late Works”, de Richard Hamilton. A razão de meu protesto é a inclusão de um quadro que deturpa a cena da Anunciação, transformando-a em uma blasfêmia inaceitável contra a Santíssima Virgem e São Gabriel.

    A exposição do quadro, ademais, constitui verdadeiro acinte contra Deus Nosso Senhor e toda população católica do globo, inclusive a da Inglaterra, cujas raízes cristãs a História o comprova indiscultivelmente.

    Exijo que sejam tomadas providências imediatas para que tal blasfêmia seja removida da exposição e farei todo o possível para multiplicar este protesto mediante a Internet.

    Atenciosamente,

    Luiz Bigonha Gazzola

     
  15. o quadro se chama “The passage of the angel to the virgin”, 2007
    realmente é bem aflitivo que alguém queira tanto expor a mãe de Deus. Pessoalmente, como eu tive a desgraça de mexer com magia e satanismo uma época- e nessa época tinha vontade de blasfemar de maneiras parecidas, sei que isso é provavelmente obra do diabo, na mente do indivíduo ou ainda na cultura atual.

     
  16. A Paz!
    Bem, achei muito interessante a colocação da Eliane:
    “… enviem os protestos através do email… solicitando que respeitem a religião católica … também à rainha Elizabeth II, que recebeu o Santo Papa e reconheceu que seu povo está precisando rever conceitos religiosos e voltar a ser católico.
    E se o IPCO organizasse uma comoção de e-mails fazendo um pedido para a própria rainha Elizabeth II solicitar a não exposição do quadro?
    Eu ajudaria como possível!

     
  17. @Adriana Mendes
    Adriana, concordo em parte com sua postura. Mas, queria dizer que existe dois tipos de glória: a intrínseca e a extrínseca.
    Deus tem sua glória intrínseca e ninguém e nada é capaz de tocar nela. Outra é a glória extrínseca. Deus criou o mundo para sua glória extrínseca e todas as criaturas estão obrigadas a dar essa glória. Deus criou a Maria e destinou-A para ser Mãe do Divino Salvador. Mas para a glória dEle porque é vontade soberana dEle. Quem ofende a honra de Maria ofende a glória extrínseca de Deus Pai Criador. Qual filho – lembremo-nos que a segunda Pessoa da Santíssima Trindade é o Filho – não se ofenderia quando sua mãe é desonrada? A menos que não tenha honra, não se incomodará e não exigirá reparação. Aliás, o que você entende pelo primeiro mandamento da lei de Deus? Conhece o segundo? e o Quarto?

     
  18. Ha somente tres facções que eu conheço atravez dos estudos , que podem denegrir a honra , o direito e a capacidade humana – a dos Ateus, a dos os Animais humanos- Irracionais , e a dos Demo-cratas. Estes não respeitam e ou quando aparentemenete respeitam têm em meta os proprios benefìcios.
    São patèticos artistas!
    Zmaq

     
  19. SE NAO RESPEITAM A MAE DE JESUS IMAGINA A DELES
    DEUS TEM MISECORDIA.
    FICO DE CORAÇAO APERTADO E COMOVIDO
    MAS, DEUS PROVERÁ

     
  20. Boa tarde a todos!

    Sugiro que enviem os protestos através do email citado acima, de modo educado, solicitando que respeitem a religião católica, em especial nesse caso, mas também à rainha Elizabeth II, que recebeu o Santo Papa e reconheceu que seu povo está precisando rever conceitos religiosos e voltar a ser católico. Claro que ela está ciente das atitudes morais questionáveis do povo local e europeu… Creio que adotará atitude respeitosa nesse caso, também, claro. É líder respeitável.

     
  21. Irmãos, não vejo nesse caso motivo para tanta movimentação. Gostaríamos que não houvesse tal obra de “arte”, mas isso não fere a santidade de Maria, ela continua incólume. Fazer tamanho protesto sobre essa questão seria agir como se a imagem de Maria fosse santa, e não a própria Santa.

     
  22. Acabei de mandar meu protesto. Envio abaixo o texto do que mandei:
    ==================================================

    Assunto: ABOMINÁVEL A BLASFEMIA CONTRA A VIRGEM MARIA

    Senhores,

    É minha gente, se vocês tivessem feito contra Maomé o que fizeram com a Virgem Maria… ESTARIAM PERDIDOS!

    Se é que estariam vivos ainda…

    Mas como jornalista e católico, devoto da Mãe de Deus, quero manifestar minha repulsa, minha indignação, com a falta de respeito infamante dessa Galeria, expondo “The Late Works”, de Richard Hamilton, que a essas horas já prestou contas a Deus das abominações que sua cabeça doentia gerou.

    Farei de tudo para alertar os brasileiros para que nunca mais visitem essa Galeria, que aceita censura muçulmana e desrespeita a liberdade católica.

    Com certeza os srs. vão arranjar algum “intelectual” cerebrino para responder, com aqueles bla-bla-blás de quem não tem na cabeça a não ser jargões do tipo “a contextualidade da obra”, “a liberdade de expressão artística”, e por ai vai.

    BASTA DE CINISMO. VAMOS RESPEITAR Deus Nosso Senhor e toda população católica do globo, inclusive a da Inglaterra, cujas raízes cristãs a História o comprova indiscultivelmente.

    Exijo que sejam tomadas providências imediatas para que tal blasfêmia seja removida da exposição e farei todo o possível para multiplicar este protesto mediante a Internet.

    Atenciosamente,

    Ricardo Moura

     
  23. Já havia enviado antes pelo site da Associação Devotos de Fátima e o sr. Chris Morton respondeu que o London Gallery não tem a função de censor. Respondi ao sr. Morton que não se trata de CENSURA mas de preservação dos valores e princípios da civilização cristã. Se quiser chamar isso de censura eles mesmos os praticam em nome de seus princípios. A prova é que não exporiam obras que ofendessem os judeus ou promovessem o nazismo.

     
  24. @EDGAR GRANATA
    Edgar, é isso mesmo temos que fazer essa nova Cruzada que você propõe. Eu espero que já tenha enviado a mensagem sugerida por este site. Eu já o fiz, esta é a Cruzada. Fale com seus amigos e peça para eles entrarem nesta Cruzada.

     
  25. Maria, Mãe de Jesus Cristo, tem piedade de nós pecadores. Eu acho que é por não sermos o que deveríamos que alguém se acha no direito de ofender a Mãe de Nosso Salvavador.

     
  26. Fico consternada pelo ocorrido, precisamos nos unir e protestar contra estes e outros ataques contra nossa Igreja que é a verdadeira Iegreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.
    Maria mãe de Jesus e nossa, merece ser mais amada e principalmente respeitada, até mesmo pelo povo católico.

     
  27. Imoral. Falta de civilização da parte dos organizadores deste evento. Atitude baixa.
    Nós católicos temos que agir. Já mandei meu e-mail para Londres.

     
  28. Tenho reiterado que é preciso uma NOVA CRUZADA – pacífica – adaptada aos nossos tempos e às nossas necessidades … Tal abominação, é coisa de comunista, pois ” prega ” a heresia da diversidade sexual, entre outras ” obras ” com nus maliciosos e ofensivos para angariar incautos simpatizantes …

     
  29. Penso que o homem deve respeitar os sentimentos daqueles que amam a Mãe de Jesus. É uma blasfêmia onde o seu autor antes da exposição foi chamado, retirado dos viventes e deixando uma obra que atenta contra os sentimentos dos católicos. A Mãe pode ter certeza, amou esse infeliz porque isso somente pode ter sido feito por alguém que nunca se sentiu amado, nem mesmo pela sua mãe.Lamento muito esse ocorrido porque a Mãe deve ser preservada de toda manifestação que ataca a moral, a ética e a religiosidade de um povo.

     

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here