Esta pergunta, conforme o público a que se dirige, pode ser um pouco difícil de responder. Pois, à primeira vista, o igualitarismo é geralmente uma maneira de pensar, e não um ato, como o de roubar, matar, mentir, etc .

Pode ser pecado uma simples maneira de pensar? Há quem diga que não: “Eu penso isso, ele pensa aquilo”, e como se diz popularmente, “fique cada um na sua”.

Mas diz Dr. Plinio: “Assim como há modos diferentes de respirar, há distintas maneiras de pensar. Um velho agonizante numa Santa Casa de Misericórdia, respira. Mas é um fio apenas de oxigênio que lhe entra pelos pulmões, num metabolismo já difícil e prestes a acabar. Assim é o pensamento moderno. Não conseguindo parar de pensar, o homem de hoje apenas intui.”[1]

Isso se dá com o igualitarismo.

Antigamente, se julgava, analisava e comparava. “O homem moderno não julga, prefere concordar, aceitando tudo ¨. Muitos pecados começam desta maneira, com apenas “um fio de pensamento”. E num fio de pensamento pode entrar muita maldade.

Diz Dr. Plinio: “A pessoa orgulhosa, sujeita à autoridade de outra, odeia primeiramente o jugo que em concreto pesa sobre ela. [2]

Portanto, o igualitarismo é um pecado de orgulho. O orgulho e a inveja são defeitos capitais, segundo ensina o Catecismo. São pecados.

Dr. Plinio acrescenta:“O orgulhoso odeia genericamente todas as autoridades e todos os jugos, e mais ainda o próprio princípio de autoridade, considerado em abstrato. E porque odeia toda autoridade, odeia também toda superioridade, de qualquer ordem que seja. E nisto tudo há um verdadeiro ódio a Deus.”

Alguém dirá: Eu sou igualitário, mas não odeio a Deus.

Quem odeia a obra de alguém, odeia esse alguém, ainda que esse ódio não seja inteiramente explícito.

Por exemplo, um pintor inaugura uma exposição de seus quadros. Entra alguém, e suja deliberada e propositadamente um quadro. Pode ele dizer que não odeia o autor dos quadros? De forma alguma! Pois odeia sua obra. Ora, Deus criou o universo a sua imagem e semelhança, e o criou desigual. Portanto, amar a desigualdade do universo é amar a Deus, e odiar as desigualdades é odiar a Deus que é o autor delas.

A beleza de Deus se reflete no conjunto hierárquico e harmônico de todos esses seres, de tal maneira que não há, em certo sentido, melhor modo de conhecermos a beleza infinita e incriada de Deus, do que analisando a beleza finita e criada do Universo, considerado não tanto em cada ser, quanto no conjunto de todos eles”.[3]

Por exemplo, em matéria de agricultura deve haver uma desigualdade harmônica, e portanto grandes, médias e pequenas propriedades. Nem os grandes devem esmagar os médios e pequenos, nem estes podem revoltar-se e querer aniquilar os grandes.

O igualitarismo está, pois, intimamente ligado ao pecado de orgulho, que é sua força propulsora. Portanto, como o orgulho é pecado, assim também o igualitarismo.


[1] Conferência em 15-9-66.

[2] Plinio Corrêa de Oliveira, Revolução e Contra-Revolução, I-VII,3A

[3] Conferência em 15-5-59.

16 COMENTÁRIOS

  1. Parabèns ao Dr. Plinio. Lembrem-se sempre irmãos: DEUS é tudo em todos. Se ele é tudo em todos, então todos somos semelhantes a todos, nem melhor, nem pior, nesse sentido somos iguais, pois DEUS nos criou em igualdade de condições, pois ele ama todos os seus filhos com o mesmo amor. Agora no sentido de Mundo, materialismo, etc…, é pecado sim. Pois toda comparação, seja ela de qualquer forma, vem a onfender a DEUS, pois estamos querendo ser primeiramente diferente aos outros, e em alguns casos de pessoas poderosas no sentido financeiro, se julgam mais que DEUS, pois acham que o dinheiro pode tudo, esquecem de seus irmãos menos favorecidos e por aí vai. Quero deixar um recado para os irmãos que respondem e usam este meio, pensem ao responderem, não é preciso ofender nada e ninguèm, tirem suas conclusões e que o Espírito Santo os ilumine para que entendam com JESUS entenderia se estivesse no nosso lugar. É esse pensamento que devemos fazer ao analisar qualquer ato, fatos, acontecimentos, etc.., se estamos analisando sob a luz do ESPIRITO SANTO.

  2. @Sergio Peffi
    Se ler a Biblia torna uma pessoa incapaz de entender o verdadeiro sentido da palavra semelhança, Deus me livre de ficar com nariz metido nele. Deus fez sim o universo semelhante a Ele. A estrela se assemelha a Deus no que tem de qualidade posta por Ele naquela estrela. O brilho por exemplo. De onde vem o brilho da estrela senão de Deus? Pois, Deus não é brilhante é o próprio brilho. E quanto a aconselhar Plinio Corrêa de Oliveira a ler a Bíblia, melhor seria você começar a ler as obras publicadas por ele ao longo de seus 87 anos que viveu, talvez você possa aurir um pouco de conhecimento a respeito de modo correto de entender a Bíblia, pois não basta ler.

  3. Osiel :

    Vocês defende somente as elites, e os pobres que morram. É por isso que o Vaticano recebeu mais de 1 bilhão de liras, mais de R$ 1,245 milhão, para enterrar o mafioso junto com os Papas, ainda com o envolvimento do banco do vaticano com a máfia, sendo usadas na lavagem de dinheiro.

    http://oglobo.globo.com/mundo/vaticano-teria-recebido-mais-de-1-milhao-para-enterrar-mafioso-em-basilica-4772569

    Enquanto muitos missionários são assassinados, essa cúpula corrupta nada faz para protege-los.

    Por isso mesmo não sendo católico, apoio a Pastoral da Terra e a CMI. Dúvido que com essa denúncia no Vaticano, o publiquem!

    Primeira coisa, este grupo não defende as elites, mas sim o povo brasileiro, essa coisa de Elite ser cois “marginal” é discurso da esquerda que que derrubar o cristianismo no Brasil.

    Outra coisa, Roberto Marinho também é elite(ou os filhos dele), então, o que tens a dizer?

    Li a noticia, e por coincidencia do destino, a mesma não tem fonte? Cadê a fonte? Geralmente vem de jornais europeu. Esse nem isso tem.

    Com isso trata-se de uma noticia sensasionalista. E pelo pouco que sei só a globo divulgou esta noticia. Tem de ver o objetivo dela.

    Segunda hipotese, como é que o Vaticano aceitari a propina? Principalmente que tem de passar por vários membros e ainda por cima que só os papa são enterrado lá? Isso se trata de uma história sem pé nem cabeça.

    Cuidado com as noticias, e realmente só vai se pronunciar quando houver fatos e estudos suficientes.

    Do mesmo jeito que tu questiona a elite, a noticia que tu publicaste é também de uma “elite”.

    Que a paz de Jesus e o amor de Maria estejam convosco!

  4. É uma demonstração de muita pequenez, de muita pobreza de espírito demonstrar “ódio”, ou revolta, contra Igreja Católica, uma instituição criada pelo próprio Deus em forma de homem, N. Sr. Jesus Cristo, ao dizer a S. Pedro “Tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (MT. 16, XVIII).” É muito despeito, egoísmo, vaidade e pobreza de espírito dizer a outra pessoa que ela tem “um cisco no olho”, quando se tem um trava no próprio olho (Mt. 7). A instituição Igreja Católica, fundada por N. Sr. Jesus Cristo não pode ser confundida com os homens, falhos e imperfeitos, que A representam. Deve-se punir o pecado, mas amar o pecador. “Na medida em que julgares, sereis julgados”. Quem assim odeia é aquele cuja “boca fala aquilo de que o coração está cheio (MT 12, XXXIV). O pecado sim, será punido com Justiça Divina, posto que está escrito: “É inevitável, sem dúvida, que haja escândalo, mas ai do homem pelo qual advém o escândalo! (MT, 18, VII).” Há pessoas que dizem “odiar” a “cúpula corrupta do Vaticano”, porque enterrou um mafioso juntamente com autoridades eclesiásticas, mas que ficam de joelhos diante de parte da Igreja que apoia a “pastoral da terra e a C.M.I.” gente favorável a cortar cabeças de proprietários com foices, gente favorável a instituir a igualdade total tanto sobre a terra quanto sobre os homens, gente favorável a uma reforma agrária retrógrada; gente, enfim, mais igualitária e deletéria do que aquela que enterra um mafioso perto de um bispo.

  5. O igualitarismo é pecado, sim. Provavelmente o maior de todos, aquele “que não tem perdão”, pois é o pecado contra o Espírito Santo, contra a Inteligência, o Amor de Deus. Este é o pecado que suscitou a primeira grande pergunta do Universo (feita por S. Miguel Arcanjo): “Quem como Deus?” Deus criou o Universo desigual e é na desigualdade que reside a harmonia, a perfeição que deve ser buscada até se chegar a Deus, através da hierarquia existente entre as coisas semelhantes criadas por Ele. Como disse Dr. Plínio, quem odeia a obra odeia seu criador. E o maior de todos os mandamentos não é senão “Amar a Deus sobre todas as coisas” e em seguida vem “Não cobiçar as coisas alheias”. Assim como, mais tarde veio “Amai o próximo como a ti mesmo”. De modo que é um erro gravíssimo daquele que pensa só “nas elites” e esquece o “próximo” que esteja na linha de baixo. Mas é um erro maior ainda, um verdadeiro pecado contra o Espírito Santo, aquele que odeia “as elites” simplesmente por ser uma “elite”. É o ódio, a revolta contra o superior. E isso mantém o o “proprietário” dessa revolta no nível mais baixo da Criação, exatamente onde está Lúcifer, depois se indignar contra Deus.

  6. Acabei de ler um desabafo, que expressa aversão sem saber do que se trata. Veja bem: alguém já viu um Papa, Bispo, ou Padre, quaisquer religioso ordenado deixar herança para a posteridade? Se eles fazem votos de pobreza, logicamente a riqueza que fica ou deixa jamais será herança para alguém, mas para a Igreja como um todo e não especificamente para o Papa. Um recurso para ser distribuido pelas várias missões católicas em todo mundo. Foi o que fez Zaqueu, que procurou depois de convertido doar metade de seus recursos para aqueles a quem prejudicou. Entretanto, se houve entre os prejudicados quem tenha morrido, doando-se para os pobres em nome de Deus, os pecados dele seria perdoado, como foi. Enão, esta preferencia de apoiar a Pastoral da Terra e a CMI, a Igreja já faz mesmo sem ter recursos pecuniários. Este comentário foi chover no molhado. E mais ainda porque o globo não confirma o que diz no texto, apenas mencionando “teria recebido”. Ninguém fala de um Rockefeler e outros milionários americanos que doam fortunas para a ciencia fazer estragos na natureza. Nem comentou de outro milionário que quer reconsruir o Titanic tal e qual ao que naufragou. Mas em se tratando da Igreja… desce o cacete e se diz contra, como o fariseu que foi contra a mulher que derramou perfume nos pés de Cristo.

  7. Porque então não trabalhe bastante, ganhe bastante e divide com quem não trabalha? Faça o seu igualitarismo!! A Igreja de Jesus sempre foi Santa e pecadora, sem por isso deixa de ser a Igreja para a conversão dos pecadores com essas idéias.

  8. Toda as autoridades são constituída por Deus. Deus deu o livre arbítrio para o o homem escolher entre o bem e o mau. O mesmo acontece em relação aos direitos de propriedade. Uns , logicamente não se interessaria de produzir muito , enquanto outro produz demais. No espírito cristianismo existe uma diferença em relação ao quantitativo e ao poder . Quem quer ser o maior seja o menor ou quem entesoura para sim não agrada a Deus.No mundo sim, existe a disputa em poder de posse e de ser o maior.Os dez mandamentos diz tudo; não roubarás , não matarás e não cobiçarás…Escolheremos pois sermos coerente com a lei de Deus.

  9. Entendo que o igualitarismo vem de um modelo de pensar que veio a delinear modelo politico, na qual reza suprimir toda forma de capital privado. Defende assim, serem contrario à propriedade particular, deixando para o estado pertencer tudo.
    Ao final, torna-se uma tirania em nome de que todos tenham um minimo enquanto os detentores do poder não podem reclamar.
    Portanto, sou contrario a tal modelo, prefiro o estado democratico com todas suas imperfeições. Por acreditar que possiblita gerar oportunidades, não sou favoravel ao modelo “tudo pelo social”, como bolsa familia, mst (fazer pressão p/tomar o que não é seu e nem fizeram jus p/tal”

  10. @Osiel
    Realmente procurei entender seu argumento e somente consegui me aproximar de certo rancor, porém não atinente ao texto.
    Discordar faz parte para o crescimento de opinião, porém pretender impor ponto de vista aí passa a intolerância.

  11. Sr. Plinio, o sr. precisa ler mais a Biblia. Deus não fez o universo à sua imagem e semelhança. Deus fez somente o homem à sua imagem e semelhança, pois esse termo quer dizer que ao criar o homem Ele o fez com a “capacidade de pensar, raciocinar, escolher, e deu-lhe o livre arbítrio, e foi em razão dessa liberdade que deu ao homem que ele pecou contra Deus, desobedecendo a sua ordem de “não tocar na árvore do conhecimento do bem e do mal. Foi aí que o home caiu, e por causa desse ato impensado, pela influencia de “lucifer” é que o nosso planeta foi afetado pelo pecado do home, e em razão disso perdeu ele daquele momento em diante o direito de desfrutar da presença de Deus. Agora o homem só pode ter novamente esse direito se aceitar o sacrificio vicário de Cristo na Cruz e aceitá-lo como o Messias prometido, o Salvador de nossas almas, senão o homem fica distante de Deus e rebelde contra seus proncipio biblicos.

  12. Vocês defende somente as elites, e os pobres que morram. É por isso que o Vaticano recebeu mais de 1 bilhão de liras, mais de R$ 1,245 milhão, para enterrar o mafioso junto com os Papas, ainda com o envolvimento do banco do vaticano com a máfia, sendo usadas na lavagem de dinheiro.

    http://oglobo.globo.com/mundo/vaticano-teria-recebido-mais-de-1-milhao-para-enterrar-mafioso-em-basilica-4772569

    Enquanto muitos missionários são assassinados, essa cúpula corrupta nada faz para protege-los.

    Por isso mesmo não sendo católico, apoio a Pastoral da Terra e a CMI. Dúvido que com essa denúncia no Vaticano, o publiquem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor insira seu nome