Devoção ao Sagrado Coração de Jesus

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus consiste em venerar no Coração de Jesus o seu mais íntimo amor e compaixão em relação à humanidade. Foi instituída pela Santa Igreja Católica para os fiéis retribuírem com dignidade a Nosso Senhor Jesus Cristo esse grande amor, com o qual Ele obteve a nossa salvação deixando-se crucificar. A Igreja Católica comemora sua festa na segunda Sexta-feira após o Corpus Christi. Também se comemora nas primeiras sextas-feiras de cada mês.

Durante os dez primeiros séculos do cristianismo, nenhum registro indica culto especificamente ao coração ferido de Jesus. As indicações mais antigas são encontradas nos séculos XI e XII, nos mosteiros beneditinos e cistercienses.

Entre os séculos XIII e XVI, a devoção foi propagada e praticada por diversas Congregações e Ordens religiosas, como franciscanos, dominicanos e cartuxos. Entre os franciscanos, foi recomendada por São Boaventura (1221-1274) em sua Vitis mystica (‘videira mística’): “Quem não amaria este coração ferido, e que tanto ama?”. Tratava-se ainda de uma devoção particular e individual dentro de Ordens religiosas.

Na Idade Média, foram precursores dessa devoção Santa Lutgarda (1182-1246), religiosa mística cisterciense de Aywieres, na Bélgica, que numa visão mística alcançou a troca de seu coração com o do Verbo Encarnado.

Santa Gertrudes (1256-1302) foi a primeira vidente a quem o Sagrado Coração de Jesus se manifestou. São João Evangelista revelou a ela que a devoção ao Sagrado Coração estava destinada a um tempo futuro, quando a frieza do mundo exigiria um renascimento do amor divino. Parece referir-se esta revelação aos séculos XVII e XVIII, quando os hereges jansenistas debilitavam a devoção da Cristandade com doutrinas heréticas pessimistas sobre a graça, a natureza humana e a predestinação, apresentando Nosso Senhor Jesus Cristo como extremamente rigoroso, e não como Pai. As revelações do próprio Cristo a Santa Margarida Maria Alacoque tornaram-se então a arma exata e fulminante com que a Santa Igreja reagiu.

O registro histórico mostra ainda um início dessa devoção no empenho especialmente de escritores jesuítas. A base teológica para ela foi estabelecida pelo jesuíta polonês Kasper Drużbicki (1590-1662), em seu livro “Meta cordium – Cor Jesu”. A imagem do Sagrado Coração de Jesus tornou-se presente em muitas residências e locais de culto.

São João Eudes (1602-1680) foi apóstolo do Imaculado Coração de Maria, extensivo ao Coração de Jesus. Pouco a pouco a devoção aos dois Corações tornou-se distinta, e em 31 de agosto de 1670 foi celebrada no seminário de Rennes a primeira festa do Sagrado Coração.

A divulgação dessa devoção em sua forma moderna foi empreendida pela freira francesa Santa Margarida Maria Alacoque (1647-1690), da Ordem da Visitação, que a aprendeu do próprio Jesus Cristo durante uma série de aparições entre 1673 e 1675, em Paray-le-Monial.

Em 1675, na visão conhecida como ‘grande aparição’, Jesus disse a ela: “Eis o coração que amou os homens. […] Ao invés de gratidão, recebo da maior parte [da humanidade] apenas ingratidão”. Pediu-lhe um ‘banquete de reparação’ na Sexta-feira após a oitava de Corpus Christi. Em 1899 o Papa Leão XIII consagrou o mundo inteiro ao Sagrado Coração de Jesus.

⁕ Leão XIII: No Sagrado Coração está o símbolo e imagem expressa do amor infinito de Jesus Cristo, que nos leva a retribuir-Lhe esse amor.

⁕ Pio XII: O Coração de Jesus derrama incontáveis bênçãos sobre as almas dos fiéis, purificando-os e consolando-os para alcançarem todas as virtudes. Os elementos essenciais desse culto são os atos de amor e de reparação, tributados ao amor infinito de Deus para com os homens.

Muitos movimentos contra-revolucionários católicos lutaram corajosamente em favor do Sagrado Coração de Jesus, tomando como bandeira de luta Jesus Cristo-Rei. Alguns exemplos:

⁕ Na Revolução Francesa, os católicos chouans, camponeses da Vandéia, enfrentaram com bravura os exércitos revolucionários, ostentando como símbolo o Sagrado Coração de Jesus.

⁕ Camponeses católicos do Tirol enfrentaram os revolucionários de 1806 a 1809. Andreas Hofer e seus soldados se consagravam ao Sagrado Coração de Jesus antes da batalha.

⁕ No Equador, o notável presidente Garcia Moreno mobilizou os católicos para a construção de uma catedral em Quito, como homenagem ao Sagrado Coração, e o país foi a Ele consagrado em 1874.

⁕ Sob o lema “Viva Cristo-Rei”, guerreiros católicos do México empreenderam a partir de 1927 a Cristiada, grande reação popular contra a perseguição do governo à Igreja Católica.

⁕ Em 1919, o Rei Afonso XIII consagrou solenemente a Espanha ao Sagrado Coração de Jesus, aos pés do monumento erguido para este efeito no Cerro de los Angeles, próximo de Madrid. Os revolucionários comunistas e anticatólicos perpetraram em 1936 um atentado a tiros contra o monumento, culminando com sua demolição por dinamite. A guerra civil daí resultante (que os católicos adequadamente denominam cruzada), vitoriosa em 1939, tornou possível a reconstrução do majestoso monumento.

Promessas de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque:

⁕ Abençoarei os lares onde for exposta e honrada a imagem do meu Sagrado Coração.

⁕ Os que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no meu Coração.

⁕ Serei seu refúgio durante a vida, e em especial na hora da morte.

⁕ Darei aos sacerdotes o poder de tocarem os corações mais empedernidos.

⁕ O meu Amor todo-poderoso concederá, aos que comungarem na primeira Sexta-feira de nove meses seguidos, a graça da penitência final. Não morrerão no meu desagrado nem sem receberem os Sacramentos.

Devoção ao Imaculado Coração de Maria

Imaculado Coração de Maria é uma devoção com a qual a Santa Igreja Católica venera a Virgem Santíssima, que foi preservada por Deus do pecado original de Adão para se tornar a digna mãe do Salvador. Ela preencheu assim uma condição indispensável para a vinda do Messias, cuja missão era exatamente resgatar desse pecado a humanidade. O Coração de Maria merece ainda a nossa veneração respeitosa e agradecida, pois nunca foi manchado por nenhum ato ou desejo contrário à vontade de Deus.

A concepção da Virgem Maria sem pecado é um Dogma da Fé Católica, proclamado no dia 8 de dezembro de 1854 pelo Papa Pio IX: “Em honra da Trindade […] declaramos que a Virgem Maria foi preservada imune da mancha do pecado original desde a sua concepção, pela graça de Deus todo poderoso, pelos merecimentos de Jesus Cristo, Salvador do homem. Esta verdade foi-nos revelada por Deus, e portanto deve ser solidamente crida pelos fiéis”. Em várias cidades brasileiras, o dia 8 de dezembro, data da promulgação do dogma, é feriado dedicado à Imaculada Conceição.

O objetivo último da missão da Igreja nesta terra é a salvação das almas e de toda a humanidade: “Deus quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade” (I Tim 2, 3-4). O desejo principal de Nossa Senhora é também salvar as almas. Tendo sido escolhida por Deus para o Salvador vir ao mundo por meio dela, devemos nós ser salvos também por meio dela. A Igreja Católica afirma que só Jesus Cristo é o Salvador; e Maria Santíssima, como Mãe e corredentora, colabora com seu divino Filho no plano da salvação. São Luís Maria Grignion de Montfort afirmou: “Maria é o meio mais seguro, mais fácil, mais rápido e mais perfeito de chegarmos a Jesus Cristo”.

A devoção ao Imaculado Coração de Maria ganhou grande destaque com as aparições de Nossa Senhora em Fátima. Depois de mostrar a visão do inferno aos pastorinhos (Lúcia dos Santos, Jacinta Marto e Francisco Marto), Nossa Senhora afirmou: “Para salvar as almas, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração”. Na segunda parte do ‘segredo de Fátima’, Nossa Senhora disse que, se seus pedidos não fossem atendidos, a Rússia espalharia seus erros pelo mundo (o comunismo), promovendo guerras e perseguições à Igreja. Os bons seriam martirizados, o Santo Padre teria muito que sofrer, e muitas nações seriam aniquiladas. Mas prometeu: “Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará”.

Quando a irmã Lúcia dos Santos era postulante no Convento de Santa Doroteia em Pontevedra (Espanha), a Virgem Santíssima lhe apareceu com o menino Jesus. Mostrando-lhe seu Coração rodeado por espinhos, afirmou: “Prometo minha assistência na hora da morte – com todas as graças necessárias para a salvação da alma – a todos aqueles que, no primeiro sábado de cinco meses seguidos, se confessarem, receberem a Sagrada Comunhão e rezarem um terço, meditando os 15 mistérios do rosário”.

O Papa Pio XII efetuou um ato solene de consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria, em 31 de outubro de 1942. Mais de 50 países fizeram também essa consagração.

Contato

Entre em contato conosco para saber mais sobre nossas estampas do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria.

Envie um e-mail

contato@ipco.org.br

    1
    2

    Dados de contato

    Antes de continuar

    Já recebemos as suas intenções, e os membros do IPCO rezarão especialmente por elas. Mas queremos lhe oferecer algo ainda mais especial: a chance de enviar flores para Nossa Senhora da Conceição, Vítima dos Terroristas.

    Pagamento 100% Seguro Vindi