Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

02/09 – São Guilherme, Bispo e Confessor


Inglês, capelão do rei Canuto, fez com ele uma viagem à Dinamarca. Impressionado com o lastimável estado de abandono dos pagãos locais, decidiu evangelizá-los. Foi eleito bispo de Roskilde, na Zeelândia, em 1044.

Numa véspera do Ano Novo, alguns nobres, tendo se embebedado, fizeram críticas ao rei Sweyn Estridsen, após o que se retiraram para uma igreja para assistir matinas. O rei, tendo disso conhecimento, mandou seus guardas os matarem no templo.

Na manhã seguinte Sweyn foi à mesma igreja para assistir missa, mas foi barrado pelo Santo, que estava vestido com todos seus paramentos episcopais, dizendo-lhe: “Afastai, assassino!”. Os cortesãos imediatamente tiraram suas espadas para atingir o bispo, que lhes declarou que estava pronto a morrer em defesa da Igreja. Entretanto, o rei retirou-se envergonhado. Mais tarde, ele voltou à igreja, descalço e despido de suas vestes reais, para expressar sua profunda contrição, sendo então paternalmente recebido por São Guilherme. O rei fez então pública penitência por seu pecado, doando algumas terras à Igreja para ser por ela reconciliado. Pelo resto de suas vidas, São Guilherme e o rei permaneceram bons amigos, e juntos trabalharam para promover a união política e religiosa, e a causa católica.

São Guilherme faleceu quando participava do funeral do rei, e foi canonizado em 21 de janeiro de 1224 pelo papa Honório III.

Gostaria de receber as atualizações em seu email?

Basta digitar o seu endereço de email abaixo e clicar em “Assinar”.

[egoi_form_sync_3]

Detalhes do artigo

Autor

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

2536 artigos

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil. O IPCO foi fundado em 8 de dezembro de 2006 por um grupo de discípulos do saudoso líder católico brasileiro, por iniciativa do Eng° Adolpho Lindenberg, seu primo-irmão e um de seus primeiros seguidores, o qual assumiu a presidência da entidade.

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados