Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Conselho de Estado francês manda reabrir as igrejas. E nossos Bispos farão o mesmo?


“18 de maio de 2020 (LifeSiteNews) – Esta tarde, o Conselho de Estado francês (Conseil d’Etat) ordenou ao primeiro-ministro Edouard Philippe que modificasse o decreto que proíbe o culto público sob o estado sanitário de emergência dentro de oito dias, em um marco decisão que reconhece os direitos específicos associados à “liberdade fundamental” do culto público”.

Macron, com seu decreto (16 de março), oprime o direito dos católicos

O maior direito da pessoa humana é conhecer e praticar a Religião verdadeira. Está acima da vida, pois, os mártires não recusaram a morte para serem fiéis a Cristo, Nosso Senhor.

“Na próxima semana, as igrejas na França deverão poder organizar missas públicas e outras cerimônias religiosas, suspensas desde o segundo domingo da Quaresma por causa da pandemia do COVID-19, com o argumento de que sua proibição não é mais proporcional à “Guerra ao coronavírus” declarada pelo presidente Emmanuel Macron em 16 de março.”

Seria útil, razoável e necessário que a CNBB abrisse as igrejas

“A autoridade administrativa mais alta da França declarou que o direito de participar de uma reunião ou reunir em locais de culto – e não apenas de orar em casa ou de rezar individualmente em um local de culto – “é um componente essencial da liberdade de culto”. e restringir essas reuniões é “uma violação grave e manifestamente ilegal” dessa liberdade.”

“A decisão é um tapa na cara do governo francês, que demonstrou o lado mais sombrio de seu secularismo na manutenção de medidas estritas contra o culto religioso e, especialmente, o culto católico, apesar de que permitiu escolas primárias, empresas , lojas e a maioria dos shopping centers, bem como bibliotecas e pequenos museus para reabrir desde 11 de maio.”

Grave omissão dos bispos franceses

“A decisão também repreende os bispos franceses e a conferência dos bispos franceses, que deliberadamente se abstiveram de atacar o decreto de 11 de maio nos tribunais. Em vez disso, em 1º de maio, quando o primeiro-ministro Philippe, (…) anunciou publicamente que “não haveria missa antes de 2 de junho”, o presidente da conferência dos bispos, Eric de Moulins-Beaufort, simplesmente comentou: “Você pode ache essa decisão exageradamente cautelosa, mas ainda precisa ser implementada. ”

Não só se abstiveram de atacar o decreto de 11 de maio mas deveriam ter se levantado contra o decreto de Macron de 16 de março.

“O decreto de 11 de maio foi ainda mais longe, pois omitiu uma data para o retorno do culto público.”

“Quatro institutos de “missa tradicional” sob autoridade romana – a Fraternidade de São Pedro (FSSP), os Amigos do Instituto de Cristo Rei, Sacerdote Soberano representado por dois cânones do ICKSP, o Instituto do Bom Pastor e a Fraternidade Dominicana de Saint-Vincent-Ferrier – uniu forças para defender os direitos dos fiéis.”

***

Fica registrado na História a triste omissão dos Srs. Bispos em seguir o Mandato do Divino Mestre: “Ide, e evangelizai todos os povos”.  Durante 3 séculos esse Mandato foi coroado com centenas de milhares de mártires … que preferiram seguir Nosso Senhor em vez de colocar incenso aos deuses pagãos.

Fonte: https://www.lifesitenews.com/blogs/top-french-administrative-authority-rebukes-president-demands-reopening-of-churches

Detalhes do artigo

Autor

Marcos Machado

Marcos Machado

473 artigos

Pesquisador e compilador de escritos do Prof. Plinio. Percorreu mais de mil cidades brasileiras tomando contato direto com a população, nas Caravanas da TFP. Participou da recuperação da obra intelectual do fundador da TFP. Ex aluno da Escola de Minas de Ouro Preto.

Categorias

Tags

Esse artigo não tem tag

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados